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Refletindo sobre a Prática Pedagógica e investigando que tipo de interações estabelecem pares de irmãos que frequentam a mesma sala de JI nos momentos de brincadeira livre

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Este relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, descreve o percurso realizado ao longo dos três semestres em que desenvolvi a Prática Pedagógica, salientando as aprendizagens mais significativas bem como as dificuldades, medos, anseios e desafios. O trabalho está organizado em três partes: A parte I apresenta uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido em contexto de Creche, realizado numa IPSS, a segunda parte contempla a Dimensão Reflexiva da prática Pedagógica em contexto de Jardim de Infância I numa instituição particular com um grupo de crianças na faixa etária dos 4 a 6 anos, e a terceira parte diz respeito à Dimensão Reflexiva em contexto de Jardim de Infância II, realizada numa instituição da rede pública, com um grupo de crianças de idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. Esta terceira parte inclui, ainda, a Dimensão Investigativa, que decorreu neste último contexto. É, então, nesta terceira parte que se relatam os resultados do estudo desenvolvido, cujo objetivo era responder à questão “Que tipo de interações estabelecem pares de irmãos que frequentam a mesma sala de JI nos momentos de brincadeira livre?”. A Dimensão Investigativa está dividida em cinco capítulos que contemplam os diversos momentos do trabalho, desde a pesquisa para a fundamentação teórica aos procedimentos a seguir no estudo de caso, da recolha e processamento dos dados à apresentação e discussão dos resultados e as ilações que foi possível obter a partir da análise do observado e das evidências recolhidas. Desta investigação de natureza qualitativa resulta uma compreensão crítica dos comportamentos observados nos pares de irmãos intervenientes nos momentos de brincadeira livre, das suas atitudes de vigilância e apoio à busca de conforto e apego, mas também de conflito em busca de relativa autonomia. As observações e a sua análise permitem já apontar algumas conclusões, nomeadamente de que a interação entre irmãos de idades diferentes que frequentam a mesma sala, no contexto específico dos momentos de brincadeira livre, é maioritariamente benéfica para ambos, dado que fomentam aprendizagens e contribuem para o desenvolvimento de ambos os elementos das fratrias participantes do estudo.

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Keywords

Educação Pré-Escolar Crianças Interações entre irmãos Brincar

Pedagogical Context

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