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Design para as Perturbações do Neurodesenvolvimento: Estratégias de Apoio para Educadores do 1º Ciclo de Estudos

datacite.subject.fosHumanidades::Artespt_PT
dc.contributor.advisorFerreira, Elga Patrícia Maximiano
dc.contributor.advisorFrontini, Roberta Caçador
dc.contributor.authorLuz, Mariana Morais Bastos da
dc.date.accessioned2025-01-06T12:58:00Z
dc.date.available2025-01-06T12:58:00Z
dc.date.issued2024-12-10
dc.description.abstractAs perturbações do neurodesenvolvimento são alterações neurológicas que podem interferir com diversas competências, como a memória, a comunicação, a linguagem, interação social, entre outras, dependendo de cada perturbação. Deste modo, estas perturbações tendem a impactar na aprendizagem e na evolução da criança (Pires de Matos P, 2009). A mudança para o 1º ciclo por si só é desafiante para as crianças, para as crianças com algum tipo de perturbação do neurodesenvolvimento ainda mais porque os seus sintomas podem interferir na aprendizagem e no seu dia a dia. Estas situações são frustrantes para as crianças e muitas vezes difíceis para os professores, por não saberem como agir principalmente no caso de a criança ainda não estar diagnosticada ou apresentar leves perturbações e não ser acompanhada pelo professor de educação especial. Como pode o design intervir, de forma a apoiar os professores do 1º ciclo a lidar com as diversas perturbações neurológicas e capacitá-los de estratégias de forma a exercerem uma educação mais inclusiva? O papel do professor é fundamental para que estas crianças se possam sentir compreendidas e integradas, por isso é fundamental capacitar os professores com estratégias e ferramentas que os apoiem nestas situações de modo a prestar o acompanhamento correto às características neurológicas. Numa primeira etapa, considerei fundamental a realização de entrevistas e questionários a vários professores do 1º ciclo, sendo que precisaria de perceber numa primeira fase se existe uma orientação governamental pré-estabelecida que seja fornecida aos professores do ensino básico com informações sobre as diversas principais perturbações, como identificar determinado problema, e como agir.pt_PT
dc.description.abstractA segunda etapa, seriam realizadas entrevistas a profissionais de saúde (psicólogos e terapeutas) e especialistas em educação inclusiva para perceber a temática em profundidade e recolher possíveis estratégias que possam ser implementadas. Numa terceira etapa, pretendo, perceber como pode o design intervir, de forma a apoiar estes professores na compreensão das diversas perturbações do neurodesenvolvimento e na identificação de possíveis estratégias e ferramentas para lidar com as estas crianças em sala de aula de modo a eliminar as barreiras que estas condições colocam e praticar uma aprendizagem inclusiva para todas as crianças na sala de aula.pt_PT
dc.identifier.tid203782100pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/10342
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPerturbações do Neurodesenvolvimentopt_PT
dc.subjectDesign Inclusivopt_PT
dc.subjectEducação Inclusivapt_PT
dc.subject1º Ciclo Do Ensino Básicopt_PT
dc.titleDesign para as Perturbações do Neurodesenvolvimento: Estratégias de Apoio para Educadores do 1º Ciclo de Estudospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Design para a Saúde e Bem-Estarpt_PT

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