Publication
Design para as Perturbações do Neurodesenvolvimento: Estratégias de Apoio para Educadores do 1º Ciclo de Estudos
datacite.subject.fos | Humanidades::Artes | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Ferreira, Elga Patrícia Maximiano | |
dc.contributor.advisor | Frontini, Roberta Caçador | |
dc.contributor.author | Luz, Mariana Morais Bastos da | |
dc.date.accessioned | 2025-01-06T12:58:00Z | |
dc.date.available | 2025-01-06T12:58:00Z | |
dc.date.issued | 2024-12-10 | |
dc.description.abstract | As perturbações do neurodesenvolvimento são alterações neurológicas que podem interferir com diversas competências, como a memória, a comunicação, a linguagem, interação social, entre outras, dependendo de cada perturbação. Deste modo, estas perturbações tendem a impactar na aprendizagem e na evolução da criança (Pires de Matos P, 2009). A mudança para o 1º ciclo por si só é desafiante para as crianças, para as crianças com algum tipo de perturbação do neurodesenvolvimento ainda mais porque os seus sintomas podem interferir na aprendizagem e no seu dia a dia. Estas situações são frustrantes para as crianças e muitas vezes difíceis para os professores, por não saberem como agir principalmente no caso de a criança ainda não estar diagnosticada ou apresentar leves perturbações e não ser acompanhada pelo professor de educação especial. Como pode o design intervir, de forma a apoiar os professores do 1º ciclo a lidar com as diversas perturbações neurológicas e capacitá-los de estratégias de forma a exercerem uma educação mais inclusiva? O papel do professor é fundamental para que estas crianças se possam sentir compreendidas e integradas, por isso é fundamental capacitar os professores com estratégias e ferramentas que os apoiem nestas situações de modo a prestar o acompanhamento correto às características neurológicas. Numa primeira etapa, considerei fundamental a realização de entrevistas e questionários a vários professores do 1º ciclo, sendo que precisaria de perceber numa primeira fase se existe uma orientação governamental pré-estabelecida que seja fornecida aos professores do ensino básico com informações sobre as diversas principais perturbações, como identificar determinado problema, e como agir. | pt_PT |
dc.description.abstract | A segunda etapa, seriam realizadas entrevistas a profissionais de saúde (psicólogos e terapeutas) e especialistas em educação inclusiva para perceber a temática em profundidade e recolher possíveis estratégias que possam ser implementadas. Numa terceira etapa, pretendo, perceber como pode o design intervir, de forma a apoiar estes professores na compreensão das diversas perturbações do neurodesenvolvimento e na identificação de possíveis estratégias e ferramentas para lidar com as estas crianças em sala de aula de modo a eliminar as barreiras que estas condições colocam e praticar uma aprendizagem inclusiva para todas as crianças na sala de aula. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203782100 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/10342 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Perturbações do Neurodesenvolvimento | pt_PT |
dc.subject | Design Inclusivo | pt_PT |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_PT |
dc.subject | 1º Ciclo Do Ensino Básico | pt_PT |
dc.title | Design para as Perturbações do Neurodesenvolvimento: Estratégias de Apoio para Educadores do 1º Ciclo de Estudos | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Design para a Saúde e Bem-Estar | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Tese_Mariana_Design para as Perturbaccoes do Neurodesenvolvimento_com_correções_formais.pdf
- Size:
- 5.22 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: