Repository logo
 
Publication

A Simulação de Alta-Fidelidade no ensino de enfermagem : perceção de aprendizagem, satisfação e autoeficácia dos estudantes de enfermagem

dc.contributor.authorDuarte, Hugo Miguel Santos
dc.contributor.authorSousa, Pedro Miguel Lopes
dc.contributor.authorDixe, Maria dos Anjos
dc.date.accessioned2017-12-07T16:31:19Z
dc.date.available2017-12-07T16:31:19Z
dc.date.issued2017-09
dc.description.abstractIntrodução:O ensino de Enfermagem tem caminhado no sentido da implementação de novas metodologias, entre as quais se salienta a Simulação de Alta-Fidelidade (SAF). Metodologia: Para estudar a relação da SAF com a perceção de aprendizagem, a satisfação e a autoeficácia dos estudantes de Enfermagem, realizou-se um estudo correlacional e transversal, com a participação de 139 estudantes de Enfermagem que responderam a um questionário constituído por dados sociodemográficos e académicos, pela Escala de Perceção de Aprendizagem dos Estudantes de Enfermagem sobre a SAF (EPAEE-SAF), pela Escala de Satisfação dos Estudantes de Enfermagem relativamente à SAF (ESEE-SAF) e pela Escala de Autoeficácia dos Estudantes de Enfermagem relativamente à SAF. Resultados: Os estudantes de Enfermagem apresentam uma perceção de aprendizagem positiva relativamente à prática de SAF (3,649±0,513 em 5 pontos), um nível muito bom de satisfação (7,317±1,065 em 10 pontos), assim como uma autoeficácia positiva para a prática de cenários de SAF (31,590±3,974 em 40 pontos). Verificaram-se ainda correlações estatisticamente significativas e positivas entre o número de ensinos clínicos realizados pelos estudantes de Enfermagem e a satisfação (r=0,242; p=0,004), assim como entre o número de experiências com recurso à SAF e a perceção de aprendizagem (r=0,276; p=0,001) e satisfação (r=0,290; p=0,001) dos estudantes de Enfermagem sobre a prática de SAF. Conclusão: Com este estudo foi possível demonstrar que os estudantes de Enfermagem apresentam interesse no desenvolvimento de aprendizagens com recurso à SAF e evidenciam que um número superior de experiências em SAF, aumenta a sua satisfação e melhora a sua perceção de aprendizagem. O ensino de Enfermagem com recurso à SAF deverá ser uma realidade a curto prazo, complementando os ensinos clínicos dos estudantes de Enfermagem.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationDuarte, H.; Sousa, P. & Dixe, M. (2017). A Simulação de Alta-Fidelidade no ensino de enfermagem : perceção de aprendizagem, satisfação e autoeficácia dos estudantes de enfermagem. In M. Dixe; P. Sousa & P. Gaspar (Coords.), Construindo conhecimento em enfermagem à pessoa em situação crítica (pp. 147-160). Leiria: Instituto Politécnico de Leiriapt_PT
dc.identifier.isbn978-989-99793-9-0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/2886
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Leiria, Unidade de Investigação em Saúde, Escola Superior de Saúde de Leiriapt_PT
dc.subjectSimulação de Alta-Fidelidadept_PT
dc.subjectEstudantes de enfermagempt_PT
dc.subjectPerceção de aprendizagempt_PT
dc.subjectSatisfação pessoalpt_PT
dc.subjectAutoeficáciapt_PT
dc.titleA Simulação de Alta-Fidelidade no ensino de enfermagem : perceção de aprendizagem, satisfação e autoeficácia dos estudantes de enfermagempt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage160pt_PT
oaire.citation.startPage147pt_PT
person.familyNameDuarte
person.familyNameLopes de Sousa
person.familyNameDixe
person.givenNameHugo Miguel Santos
person.givenNamePedro Miguel
person.givenNameMaria dos Anjos
person.identifier3086129
person.identifierhttps://scholar.google.pt/citations?user=NdSkok4AAAAJ&hl=pt-PT
person.identifier794059
person.identifier.ciencia-id2A12-FBF9-8860
person.identifier.ciencia-id0019-509B-82BC
person.identifier.ciencia-idDB15-BD76-2B75
person.identifier.orcid0000-0002-9692-6398
person.identifier.orcid0000-0002-6313-532X
person.identifier.orcid0000-0001-9035-8548
person.identifier.ridB-9257-2018
person.identifier.scopus-author-id57277177100
person.identifier.scopus-author-id55885797900
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication839367d8-8c72-431d-824b-13d432ecafa9
relation.isAuthorOfPublicatione88845d8-ee90-4fba-9b4d-87d1e7a29a5f
relation.isAuthorOfPublication591800d1-2c83-4227-af0a-b330a0acebac
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery839367d8-8c72-431d-824b-13d432ecafa9

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
cap-8.pdf
Size:
173.23 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: