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A Simulação de Alta-Fidelidade no ensino de enfermagem : perceção de aprendizagem, satisfação e autoeficácia dos estudantes de enfermagem
dc.contributor.author | Duarte, Hugo Miguel Santos | |
dc.contributor.author | Sousa, Pedro Miguel Lopes | |
dc.contributor.author | Dixe, Maria dos Anjos | |
dc.date.accessioned | 2017-12-07T16:31:19Z | |
dc.date.available | 2017-12-07T16:31:19Z | |
dc.date.issued | 2017-09 | |
dc.description.abstract | Introdução:O ensino de Enfermagem tem caminhado no sentido da implementação de novas metodologias, entre as quais se salienta a Simulação de Alta-Fidelidade (SAF). Metodologia: Para estudar a relação da SAF com a perceção de aprendizagem, a satisfação e a autoeficácia dos estudantes de Enfermagem, realizou-se um estudo correlacional e transversal, com a participação de 139 estudantes de Enfermagem que responderam a um questionário constituído por dados sociodemográficos e académicos, pela Escala de Perceção de Aprendizagem dos Estudantes de Enfermagem sobre a SAF (EPAEE-SAF), pela Escala de Satisfação dos Estudantes de Enfermagem relativamente à SAF (ESEE-SAF) e pela Escala de Autoeficácia dos Estudantes de Enfermagem relativamente à SAF. Resultados: Os estudantes de Enfermagem apresentam uma perceção de aprendizagem positiva relativamente à prática de SAF (3,649±0,513 em 5 pontos), um nível muito bom de satisfação (7,317±1,065 em 10 pontos), assim como uma autoeficácia positiva para a prática de cenários de SAF (31,590±3,974 em 40 pontos). Verificaram-se ainda correlações estatisticamente significativas e positivas entre o número de ensinos clínicos realizados pelos estudantes de Enfermagem e a satisfação (r=0,242; p=0,004), assim como entre o número de experiências com recurso à SAF e a perceção de aprendizagem (r=0,276; p=0,001) e satisfação (r=0,290; p=0,001) dos estudantes de Enfermagem sobre a prática de SAF. Conclusão: Com este estudo foi possível demonstrar que os estudantes de Enfermagem apresentam interesse no desenvolvimento de aprendizagens com recurso à SAF e evidenciam que um número superior de experiências em SAF, aumenta a sua satisfação e melhora a sua perceção de aprendizagem. O ensino de Enfermagem com recurso à SAF deverá ser uma realidade a curto prazo, complementando os ensinos clínicos dos estudantes de Enfermagem. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Duarte, H.; Sousa, P. & Dixe, M. (2017). A Simulação de Alta-Fidelidade no ensino de enfermagem : perceção de aprendizagem, satisfação e autoeficácia dos estudantes de enfermagem. In M. Dixe; P. Sousa & P. Gaspar (Coords.), Construindo conhecimento em enfermagem à pessoa em situação crítica (pp. 147-160). Leiria: Instituto Politécnico de Leiria | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-99793-9-0 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/2886 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | no | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Leiria, Unidade de Investigação em Saúde, Escola Superior de Saúde de Leiria | pt_PT |
dc.subject | Simulação de Alta-Fidelidade | pt_PT |
dc.subject | Estudantes de enfermagem | pt_PT |
dc.subject | Perceção de aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Satisfação pessoal | pt_PT |
dc.subject | Autoeficácia | pt_PT |
dc.title | A Simulação de Alta-Fidelidade no ensino de enfermagem : perceção de aprendizagem, satisfação e autoeficácia dos estudantes de enfermagem | pt_PT |
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person.givenName | Maria dos Anjos | |
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