| dc.contributor.author | Freire, Carla | |
| dc.date.accessioned | 2024-01-30T12:28:31Z | |
| dc.date.available | 2024-01-30T12:28:31Z | |
| dc.date.issued | 2022 | |
| dc.date.updated | 2024-01-29T19:26:10Z | |
| dc.description.abstract | De acordo com o ponto 1, do artigo 27.º da Declaração Universal dos Direitos Humanos “[...] Toda a pessoa tem o direito de tomar parte livremente na vida cultural da comunidade, de fruir as artes e de participar no progresso cientí co e nos benefícios que deste resultam” (PORTUGAL, Declaração..., s.d.). No entanto, nem todas as pessoas têm a possibilidade de gozar deste direito, na medida em que muitas vezes não estão garantidas medidas que permitam o acesso e fruição de produtos e/ ou serviços considerando a diversidade funcional da população. Assim, e de forma a cumprir com o 10.º objetivo da Agenda 2030: Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, em que se pretende reduzir as desigualdades e promover a inclusão social, independentemente das características pessoais de cada indivíduo (PORTUGAL, Conselho ..., s.d.), é necessário disponibilizarem-se formas de acesso equitativas que permitam às pessoas com de ciência participarem nas diferentes esferas da vida, em condições de igualdade com as demais (PORTUGAL, 2009). A Audiodescrição é recurso que permite que as pessoas com de ciência visual tenham acesso aos conteúdos imagéticos, sendo um recurso que tem vindo a ser utilizado cada vez mais. Este recurso de acessibilidade tem vindo a ser enquadrado no campo da tradução intersemiótica, a qual é compreendida como “[...] an interpretation of verbal signs by means of signs of nonverbal sign systems” (JAKOBSON, 1959, p.233). Assim, ao ampliar a de nição de tradução intersemiótica, considerando as características especí cas da Audiodescrição, esta tem vindo a ser conceptualizada como a tradução de signos não verbais para signos verbais, ou seja, de imagens e de sons, que possam ser incompreensíveis sem o recurso visual, para descrições verbais (BRAUN; STARR, 2021; MAZUR, 2020). | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.isbn | 978-65-997739-1-4 | |
| dc.identifier.slug | cv-prod-3139418 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/9371 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.publisher | Editora Sobama | pt_PT |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
| dc.title | Compreender a audiodescrição | pt_PT |
| dc.type | book part | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Brasil | pt_PT |
| oaire.citation.endPage | 126 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 111 | pt_PT |
| oaire.citation.title | Temas recorrentes em pesquisas em educação especial | pt_PT |
| person.familyName | Freire | |
| person.givenName | Carla | |
| person.identifier.ciencia-id | 1F16-B11A-59F1 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0001-7557-9596 | |
| rcaap.cv.cienciaid | 1F16-B11A-59F1 | Carla Sofia Costa Freire | |
| rcaap.rights | closedAccess | pt_PT |
| rcaap.type | bookPart | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | 0932954c-9f62-4a12-a68c-f8258c49dcda | |
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