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Cultura, Arte e Comunidade

datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorSousa, Jenny Gilpt_PT
dc.contributor.advisorLopes, Maria de São Pedro Santos Silva
dc.contributor.authorNeves, Lénia Isabel Amorim Ronca
dc.date.accessioned2021-07-27T13:50:42Z
dc.date.available2021-07-27T13:50:42Z
dc.date.issued2021-03-25
dc.description.abstractO presente relatório analisa as relações existentes entre os conceitos cultura, artes e comunidades, estabelecendo um paralelismo com a animação e educação artísticas. As artes e a cultura interligam as pessoas ao mundo conferindo-lhes capacidades, experiências e vivências porque possuem um poder pedagógico, persuasivo e independente. A educação pela arte assume assim um papel preponderante na formação integral do ser humano ao permitir-lhe conhecer-se a si mesmo, conhecer o seu passado, e projetar o seu futuro. A partir do conhecimento de si próprio, o sujeito vai conhecendo e compreendendo as suas conceções e ideias que vão determinar o seu comportamento, a sua interação e o seu papel na sociedade. Tendo por base estes pressupostos, foi realizado um estudo de caráter qualitativo, com caraterísticas de investigação-ação. Assim, numa primeira etapa analisaram-se os interesses e as motivações da comunidade da freguesia de Pontével a nível cultural, privilegiando-se também a visão das associações culturais locais, principalmente no que concerne aos desafios que se colocam nas suas esferas de atuação. A investigação realizada neste primeiro momento denunciou algumas fragilidades ao nível da inovação cultural da freguesia, assim como da vontade da comunidade de poder ter acesso a novos espaços que aproximassem pessoas e que viabilizassem novas aprendizagens. Assim, e partindo deste primeiro momento, foi construído o restante processo de investigação e ação, tendo como premissa compreender e analisar se um edifício centenário localizado na freguesia, que estava desabitado, poderia ser reaproveitado para a criação de um espaço cultural aberto e dinamizado pela comunidade, utilizando as diversas linguagens artísticas como instrumentos de intervenção social e comunitária. Neste contexto, surgiu a pergunta de partida: Quais os contributos das Artes no desenvolvimento de processos comunitários? Os destinatários do Projeto foram crianças entre os 3 e os 10 anos de idade e os seus familiares (mães, pais, avós, irmãos, tios); foram também seniores entre os 60 e os 85 anos e uma associação - Sociedade Filarmónica Incrível Pontevelense, em articulação com o Agrupamento de Escolas D. Sancho I de Pontével. Como instrumentos de recolha de dados foram utilizados a entrevista semiestruturada às pessoas da comunidade e aos membros dirigerentes das associações culturais locais, e os diários de bordo da investigadora e dos participantes. Os resultados apurados indiciam que as Artes detêm um papel importante no desenvolvimento do ser humano e dos locais onde este se integra, ao permitir aperfeiçoar competências pessoais, sociais e culturais catalisadoras da transformação e renovação dos seus contextos e das suas realidades.pt_PT
dc.identifier.tid202747441pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/5940
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectArtept_PT
dc.subjectCulturapt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectAnimação Artísticapt_PT
dc.subjectDesenvolvimento comunitáriopt_PT
dc.titleCultura, Arte e Comunidadept_PT
dc.title.alternativeOs contributos da Arte no desenvolvimento de Processos Comunitáriospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Intervenção e Animação Artísticaspt_PT

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Relatório MIAA_Final_Lénia_após correções formais.pdf
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