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Cultura, Arte e Comunidade
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Sousa, Jenny Gil | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Lopes, Maria de São Pedro Santos Silva | |
dc.contributor.author | Neves, Lénia Isabel Amorim Ronca | |
dc.date.accessioned | 2021-07-27T13:50:42Z | |
dc.date.available | 2021-07-27T13:50:42Z | |
dc.date.issued | 2021-03-25 | |
dc.description.abstract | O presente relatório analisa as relações existentes entre os conceitos cultura, artes e comunidades, estabelecendo um paralelismo com a animação e educação artísticas. As artes e a cultura interligam as pessoas ao mundo conferindo-lhes capacidades, experiências e vivências porque possuem um poder pedagógico, persuasivo e independente. A educação pela arte assume assim um papel preponderante na formação integral do ser humano ao permitir-lhe conhecer-se a si mesmo, conhecer o seu passado, e projetar o seu futuro. A partir do conhecimento de si próprio, o sujeito vai conhecendo e compreendendo as suas conceções e ideias que vão determinar o seu comportamento, a sua interação e o seu papel na sociedade. Tendo por base estes pressupostos, foi realizado um estudo de caráter qualitativo, com caraterísticas de investigação-ação. Assim, numa primeira etapa analisaram-se os interesses e as motivações da comunidade da freguesia de Pontével a nível cultural, privilegiando-se também a visão das associações culturais locais, principalmente no que concerne aos desafios que se colocam nas suas esferas de atuação. A investigação realizada neste primeiro momento denunciou algumas fragilidades ao nível da inovação cultural da freguesia, assim como da vontade da comunidade de poder ter acesso a novos espaços que aproximassem pessoas e que viabilizassem novas aprendizagens. Assim, e partindo deste primeiro momento, foi construído o restante processo de investigação e ação, tendo como premissa compreender e analisar se um edifício centenário localizado na freguesia, que estava desabitado, poderia ser reaproveitado para a criação de um espaço cultural aberto e dinamizado pela comunidade, utilizando as diversas linguagens artísticas como instrumentos de intervenção social e comunitária. Neste contexto, surgiu a pergunta de partida: Quais os contributos das Artes no desenvolvimento de processos comunitários? Os destinatários do Projeto foram crianças entre os 3 e os 10 anos de idade e os seus familiares (mães, pais, avós, irmãos, tios); foram também seniores entre os 60 e os 85 anos e uma associação - Sociedade Filarmónica Incrível Pontevelense, em articulação com o Agrupamento de Escolas D. Sancho I de Pontével. Como instrumentos de recolha de dados foram utilizados a entrevista semiestruturada às pessoas da comunidade e aos membros dirigerentes das associações culturais locais, e os diários de bordo da investigadora e dos participantes. Os resultados apurados indiciam que as Artes detêm um papel importante no desenvolvimento do ser humano e dos locais onde este se integra, ao permitir aperfeiçoar competências pessoais, sociais e culturais catalisadoras da transformação e renovação dos seus contextos e das suas realidades. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202747441 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/5940 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Arte | pt_PT |
dc.subject | Cultura | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Animação Artística | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento comunitário | pt_PT |
dc.title | Cultura, Arte e Comunidade | pt_PT |
dc.title.alternative | Os contributos da Arte no desenvolvimento de Processos Comunitários | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas | pt_PT |
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