Repository logo
 
Publication

A compreensão de "textos informativos" no 2.º CEB - relato e avaliação de percurso didático

dc.contributor.authorReis, Luís
dc.contributor.authorJorge, Noémia de Oliveira
dc.date.accessioned2025-08-20T14:27:01Z
dc.date.available2025-08-20T14:27:01Z
dc.date.issued2023en_US
dc.date.updated2025-07-25T18:04:35Z
dc.description.abstractO presente artigo pretende dar a conhecer uma proposta pedagógica orientada para a compreensão de “textos informativos” e implementada na disciplina de Português, numa turma de 5.º ano de escolaridade, no ano letivo de 2022/2023. Enquadrada por um procedimento didático específico – o percurso didático (Jorge, 2019) –, a intervenção centrou-se no contacto com “textos informativos” pertencentes a vários géneros textuais e incidiu nas intenções comunicativas e na dimensão temático-estrutural dos textos. O trabalho investigativo foi antecedido e seguido pela recolha das conceções dos sobre a noção de “texto informativo” (respostas escritas à pergunta “O que sei sobre o texto informativo?”). Em termos de resultados, nas respostas finais, os alunos evidenciaram evolução relativamente às conceções iniciais (sobretudo ao nível da estrutura e das intencionalidades comunicativas), o que comprova a eficácia do percurso didático implementado.por
dc.description.abstractThis article aims to make known a pedagogical proposal oriented to the understanding of “informative texts” and implemented in the discipline of Portuguese, in a 5th grade class, during the school year of 2022/2023. Framed by a specific didactic procedure – the didactic path – the intervention focused on contact with “informative texts” belonging to various genres and focused on the communicative intentions and the thematic-structural dimension of the texts. The investigative work was preceded and followed by the collection of the conceptions on the notion of “information text” (written answers to the question “What do I know about the informative text?”). Within the final answers, the students showed evolution in relation to the initial conceptions (especially at the level of structure and communicative intentions), which proves the effectiveness of the didactic path implemented.eng
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.identifier.isbn978-989-35791-2-1en_US
dc.identifier.slugcv-prod-3357409
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/13897
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherESECS - Politécnico de Leiriaen_US
dc.relationUIDP/LIN/03213/2020
dc.relation.hasversionhttps://www.ipleiria.pt/esecs/investigacao/edicoes/#2023
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjecttexto informativo
dc.subjectpercurso didático
dc.subjectleitura/compreensão
dc.subjectinformation text
dc.subjectdidactic path
dc.subjectreading/understanding
dc.titleA compreensão de "textos informativos" no 2.º CEB - relato e avaliação de percurso didáticopor
dc.title.alternativeThe comprehension of “informative texts” in the 2nd CEB – report and assessment of the didactic patheng
dc.typeconference paperen_US
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferenceDate2023
oaire.citation.conferencePlaceLeiria
oaire.citation.endPage134
oaire.citation.startPage125
oaire.citation.titleXII Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação (2023)
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameJorge
person.givenNameNoémia de Oliveira
person.identifier.ciencia-idDE1C-4905-77F4
person.identifier.orcid0000-0002-1909-5762
rcaap.cv.cienciaidDE1C-4905-77F4 | Noémia de Oliveira Jorge
rcaap.rightsopenAccessen_US
relation.isAuthorOfPublication22165889-650a-4b9b-9b68-a790d72a801f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery22165889-650a-4b9b-9b68-a790d72a801f

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Reis_Jorge_IPCE2023.pdf
Size:
566.07 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.33 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: