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Advisor(s)
Abstract(s)
A educação STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes/Humanidades e Matemática), aliada
ao ambiente outdoor, poderá promover o desenvolvimento integral e harmonioso das crianças e
jovens, uma vez que se perspetivam aprendizagens significativas e o incentivo à adoção de estilos
de vida saudáveis. O presente estudo tem como principais objetivos avaliar a perceção de
educadores de infância e professores do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, de um agrupamento de
escolas de Portugal, acerca do uso pedagógico de espaços exteriores, e averiguar quais as
competências e necessidades de formação que estes identificam como fundamentais para
implementar a abordagem STEAM outdoor. Utilizando uma abordagem de métodos mistos,
recolheram-se dados provenientes de uma entrevista (N = 8) e de um questionário (N = 49),
desenvolvido e validado para o efeito. Os resultados sugerem que os docentes percecionam os
espaços exteriores das suas escolas como locais com potencial pedagógico para implementação
da abordagem STEAM, sendo as dimensões mais prevalentes a ludomotora, expressiva e de bem
estar. Contudo, verificou-se uma frequência reduzida de realização de atividades de articulação
curricular, envolvendo duas ou mais áreas STEAM nestes espaços, que poderá ser explicada pela
extensão e rigidez curricular. Além disso, os docentes consideram essencial a formação para o uso
pedagógico de espaços exteriores, a mudança de práticas e a promoção da interdisciplinaridade.
Embora a maioria não tenha formação nesse contexto, há uma disposição para participar em cursos
de capacitação. Nesse sentido, é crucial oferecer oportunidades de formação para explorar o
potencial pedagógico dos espaços exteriores e da educação STEAM ao ar livre.
Description
Keywords
Aprendizagem outdoor Educação STEAM Formação de educadores e professores.
Citation
Correia, M., Beirante, D., Arrais, A., Catela, D., Santos, R., Martins, M.C., Galinha, S., Luís, H., Dias, I.S., Ramos, L., Portelada, A., Simões V., Pinto, P., Franco, S., Ferreira, R., & Ribeirinha, T. (2024). Educação STEAM Outdoor: Perceções dos Docentes e Oportunidades de Formação. Interacções, 68, 1-26. https://doi.org/10.25755/int.36206
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém