Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Educação STEAM Outdoor: Perceções dos Docentes e Oportunidades de Formação

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Educação outdoor_Revista Interações.pdf418.59 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A educação STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes/Humanidades e Matemática), aliada ao ambiente outdoor, poderá promover o desenvolvimento integral e harmonioso das crianças e jovens, uma vez que se perspetivam aprendizagens significativas e o incentivo à adoção de estilos de vida saudáveis. O presente estudo tem como principais objetivos avaliar a perceção de educadores de infância e professores do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, de um agrupamento de escolas de Portugal, acerca do uso pedagógico de espaços exteriores, e averiguar quais as competências e necessidades de formação que estes identificam como fundamentais para implementar a abordagem STEAM outdoor. Utilizando uma abordagem de métodos mistos, recolheram-se dados provenientes de uma entrevista (N = 8) e de um questionário (N = 49), desenvolvido e validado para o efeito. Os resultados sugerem que os docentes percecionam os espaços exteriores das suas escolas como locais com potencial pedagógico para implementação da abordagem STEAM, sendo as dimensões mais prevalentes a ludomotora, expressiva e de bem estar. Contudo, verificou-se uma frequência reduzida de realização de atividades de articulação curricular, envolvendo duas ou mais áreas STEAM nestes espaços, que poderá ser explicada pela extensão e rigidez curricular. Além disso, os docentes consideram essencial a formação para o uso pedagógico de espaços exteriores, a mudança de práticas e a promoção da interdisciplinaridade. Embora a maioria não tenha formação nesse contexto, há uma disposição para participar em cursos de capacitação. Nesse sentido, é crucial oferecer oportunidades de formação para explorar o potencial pedagógico dos espaços exteriores e da educação STEAM ao ar livre.

Description

Keywords

Aprendizagem outdoor Educação STEAM Formação de educadores e professores.

Citation

Correia, M., Beirante, D., Arrais, A., Catela, D., Santos, R., Martins, M.C., Galinha, S., Luís, H., Dias, I.S., Ramos, L., Portelada, A., Simões V., Pinto, P., Franco, S., Ferreira, R., & Ribeirinha, T. (2024). Educação STEAM Outdoor: Perceções dos Docentes e Oportunidades de Formação. Interacções, 68, 1-26. https://doi.org/10.25755/int.36206

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Santarém

Altmetrics