Publication
Educação STEAM Outdoor: Perceções dos Docentes e Oportunidades de Formação
dc.contributor.author | Correia, Marisa | |
dc.contributor.author | Beirante, David | |
dc.contributor.author | Arrais, Ana | |
dc.contributor.author | Catela, David | |
dc.contributor.author | Santos, Raquel | |
dc.contributor.author | Martins, Maria Clara | |
dc.contributor.author | Galinha, Sónia | |
dc.contributor.author | Luís, Helena | |
dc.contributor.author | Dias, Isabel Simões | |
dc.contributor.author | Ramos, Liliana | |
dc.contributor.author | Portelada, António | |
dc.contributor.author | Simões, Vera | |
dc.contributor.author | Pinto, Paula | |
dc.contributor.author | Franco, Susana | |
dc.contributor.author | Ferreira, Regina | |
dc.contributor.author | Ribeirinha, Teresa | |
dc.date.accessioned | 2024-10-02T10:57:50Z | |
dc.date.available | 2024-10-02T10:57:50Z | |
dc.date.issued | 2024-09 | |
dc.description.abstract | A educação STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes/Humanidades e Matemática), aliada ao ambiente outdoor, poderá promover o desenvolvimento integral e harmonioso das crianças e jovens, uma vez que se perspetivam aprendizagens significativas e o incentivo à adoção de estilos de vida saudáveis. O presente estudo tem como principais objetivos avaliar a perceção de educadores de infância e professores do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, de um agrupamento de escolas de Portugal, acerca do uso pedagógico de espaços exteriores, e averiguar quais as competências e necessidades de formação que estes identificam como fundamentais para implementar a abordagem STEAM outdoor. Utilizando uma abordagem de métodos mistos, recolheram-se dados provenientes de uma entrevista (N = 8) e de um questionário (N = 49), desenvolvido e validado para o efeito. Os resultados sugerem que os docentes percecionam os espaços exteriores das suas escolas como locais com potencial pedagógico para implementação da abordagem STEAM, sendo as dimensões mais prevalentes a ludomotora, expressiva e de bem estar. Contudo, verificou-se uma frequência reduzida de realização de atividades de articulação curricular, envolvendo duas ou mais áreas STEAM nestes espaços, que poderá ser explicada pela extensão e rigidez curricular. Além disso, os docentes consideram essencial a formação para o uso pedagógico de espaços exteriores, a mudança de práticas e a promoção da interdisciplinaridade. Embora a maioria não tenha formação nesse contexto, há uma disposição para participar em cursos de capacitação. Nesse sentido, é crucial oferecer oportunidades de formação para explorar o potencial pedagógico dos espaços exteriores e da educação STEAM ao ar livre. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Correia, M., Beirante, D., Arrais, A., Catela, D., Santos, R., Martins, M.C., Galinha, S., Luís, H., Dias, I.S., Ramos, L., Portelada, A., Simões V., Pinto, P., Franco, S., Ferreira, R., & Ribeirinha, T. (2024). Educação STEAM Outdoor: Perceções dos Docentes e Oportunidades de Formação. Interacções, 68, 1-26. https://doi.org/10.25755/int.36206 | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.25755/int.36206 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1640-2335 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/10134 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Santarém | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/issue/view/1804 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem outdoor | pt_PT |
dc.subject | Educação STEAM | pt_PT |
dc.subject | Formação de educadores e professores. | pt_PT |
dc.title | Educação STEAM Outdoor: Perceções dos Docentes e Oportunidades de Formação | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Instituto Politécnico de Santarém | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 26 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 68 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 1 | pt_PT |
oaire.citation.title | Interacções | pt_PT |
person.familyName | Pinto Simões Dias | |
person.givenName | Maria Isabel | |
person.identifier.ciencia-id | 521C-3569-D044 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5522-3760 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 49a63273-5b4d-42b4-ba47-9e85eba76a54 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 49a63273-5b4d-42b4-ba47-9e85eba76a54 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Educação outdoor_Revista Interações.pdf
- Size:
- 418.59 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: