Repository logo
 
Publication

Educação STEAM Outdoor: Perceções dos Docentes e Oportunidades de Formação

dc.contributor.authorCorreia, Marisa
dc.contributor.authorBeirante, David
dc.contributor.authorArrais, Ana
dc.contributor.authorCatela, David
dc.contributor.authorSantos, Raquel
dc.contributor.authorMartins, Maria Clara
dc.contributor.authorGalinha, Sónia
dc.contributor.authorLuís, Helena
dc.contributor.authorDias, Isabel Simões
dc.contributor.authorRamos, Liliana
dc.contributor.authorPortelada, António
dc.contributor.authorSimões, Vera
dc.contributor.authorPinto, Paula
dc.contributor.authorFranco, Susana
dc.contributor.authorFerreira, Regina
dc.contributor.authorRibeirinha, Teresa
dc.date.accessioned2024-10-02T10:57:50Z
dc.date.available2024-10-02T10:57:50Z
dc.date.issued2024-09
dc.description.abstractA educação STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes/Humanidades e Matemática), aliada ao ambiente outdoor, poderá promover o desenvolvimento integral e harmonioso das crianças e jovens, uma vez que se perspetivam aprendizagens significativas e o incentivo à adoção de estilos de vida saudáveis. O presente estudo tem como principais objetivos avaliar a perceção de educadores de infância e professores do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, de um agrupamento de escolas de Portugal, acerca do uso pedagógico de espaços exteriores, e averiguar quais as competências e necessidades de formação que estes identificam como fundamentais para implementar a abordagem STEAM outdoor. Utilizando uma abordagem de métodos mistos, recolheram-se dados provenientes de uma entrevista (N = 8) e de um questionário (N = 49), desenvolvido e validado para o efeito. Os resultados sugerem que os docentes percecionam os espaços exteriores das suas escolas como locais com potencial pedagógico para implementação da abordagem STEAM, sendo as dimensões mais prevalentes a ludomotora, expressiva e de bem estar. Contudo, verificou-se uma frequência reduzida de realização de atividades de articulação curricular, envolvendo duas ou mais áreas STEAM nestes espaços, que poderá ser explicada pela extensão e rigidez curricular. Além disso, os docentes consideram essencial a formação para o uso pedagógico de espaços exteriores, a mudança de práticas e a promoção da interdisciplinaridade. Embora a maioria não tenha formação nesse contexto, há uma disposição para participar em cursos de capacitação. Nesse sentido, é crucial oferecer oportunidades de formação para explorar o potencial pedagógico dos espaços exteriores e da educação STEAM ao ar livre.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCorreia, M., Beirante, D., Arrais, A., Catela, D., Santos, R., Martins, M.C., Galinha, S., Luís, H., Dias, I.S., Ramos, L., Portelada, A., Simões V., Pinto, P., Franco, S., Ferreira, R., & Ribeirinha, T. (2024). Educação STEAM Outdoor: Perceções dos Docentes e Oportunidades de Formação. Interacções, 68, 1-26. https://doi.org/10.25755/int.36206pt_PT
dc.identifier.doi10.25755/int.36206pt_PT
dc.identifier.issn1640-2335
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/10134
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarémpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.rcaap.pt/interaccoes/issue/view/1804pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectAprendizagem outdoorpt_PT
dc.subjectEducação STEAMpt_PT
dc.subjectFormação de educadores e professores.pt_PT
dc.titleEducação STEAM Outdoor: Perceções dos Docentes e Oportunidades de Formaçãopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceInstituto Politécnico de Santarémpt_PT
oaire.citation.endPage26pt_PT
oaire.citation.issue68pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleInteracçõespt_PT
person.familyNamePinto Simões Dias
person.givenNameMaria Isabel
person.identifier.ciencia-id521C-3569-D044
person.identifier.orcid0000-0001-5522-3760
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication49a63273-5b4d-42b4-ba47-9e85eba76a54
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery49a63273-5b4d-42b4-ba47-9e85eba76a54

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Educação outdoor_Revista Interações.pdf
Size:
418.59 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: