Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.21 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo aborda a mediação cultural coeducativa e as estratégias criativas que nesse âmbito foram implementadas (Proença, 2013), numa experiência de educação artística colaborativa, com a participação das crianças, pela primeira vez, no Museu Nogueira da Silva - UM, Braga. Relata uma experiência realizada em parceria com o serviço educativo: o Programa Há teatro no museu! Foram usadas estratégias de criatividade artística despoletadas pela Expressão Dramática/Teatro, tendo como recursos indutores os elementos do património numa perspectiva de intervenção artística em contexto educativo não formal. Neste artigo, discute-se a metodologia e as narrativas que legitimam a experiência. Alguns resultados levam a afirmar que tanto a investigadora como a profissional do museu, ampliaram a sua ação individual através desta mediação em coeducação cultural (Buffet, 2001) reconhecendo que o processo de investigação-ação participativa, contribuiu para aumentar o seu conhecimento acerca das formas de aprendizagem artística e cultural da criança. No seu conjunto, o programa motivou as crianças para a criação artística teatral, aumentou o seu conhecimento sobre os objetos e elementos do património deste museu e promoveu a aquisição do sentido de pertença, através da ligação afetiva criada e fruída do espaço museológico, reforçando a interação no grupo de crianças participantes, pelo tipo de dinâmicas criadas.
Description
Keywords
Expressão Dramática Mediação cultural coeducativa Educação artística Património museológico Teatro
Citation
Proença, A.P. (2021). A mediação cultural coeducativa: um relato de experiência do programa Há Teatro no Museu!. In Magueta, L.G., Sousa, J., Milhano, S. & Lopes, M.S. P. (Orgs.) 2.º Caderno de Intervenção Cultural e Educação Artística - Pensar a ação em investigação e intervenção artística. pp.11-24. Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria.
Publisher
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais