Repository logo
 
Publication

A mediação cultural coeducativa: um relato de experiência do programa Há Teatro no Museu!

dc.contributor.authorProença, A.P.
dc.date.accessioned2022-03-19T11:56:11Z
dc.date.available2022-03-19T11:56:11Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractEste estudo aborda a mediação cultural coeducativa e as estratégias criativas que nesse âmbito foram implementadas (Proença, 2013), numa experiência de educação artística colaborativa, com a participação das crianças, pela primeira vez, no Museu Nogueira da Silva - UM, Braga. Relata uma experiência realizada em parceria com o serviço educativo: o Programa Há teatro no museu! Foram usadas estratégias de criatividade artística despoletadas pela Expressão Dramática/Teatro, tendo como recursos indutores os elementos do património numa perspectiva de intervenção artística em contexto educativo não formal. Neste artigo, discute-se a metodologia e as narrativas que legitimam a experiência. Alguns resultados levam a afirmar que tanto a investigadora como a profissional do museu, ampliaram a sua ação individual através desta mediação em coeducação cultural (Buffet, 2001) reconhecendo que o processo de investigação-ação participativa, contribuiu para aumentar o seu conhecimento acerca das formas de aprendizagem artística e cultural da criança. No seu conjunto, o programa motivou as crianças para a criação artística teatral, aumentou o seu conhecimento sobre os objetos e elementos do património deste museu e promoveu a aquisição do sentido de pertença, através da ligação afetiva criada e fruída do espaço museológico, reforçando a interação no grupo de crianças participantes, pelo tipo de dinâmicas criadas.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationProença, A.P. (2021). A mediação cultural coeducativa: um relato de experiência do programa Há Teatro no Museu!. In Magueta, L.G., Sousa, J., Milhano, S. & Lopes, M.S. P. (Orgs.) 2.º Caderno de Intervenção Cultural e Educação Artística - Pensar a ação em investigação e intervenção artística. pp.11-24. Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8797-69-8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/6806
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação e Ciências Sociaispt_PT
dc.relationUIDB/05507/2020pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.ipleiria.pt/esecs/wp-content/uploads/sites/15/2022/01/2.%C2%BA-Caderno-de-Intervenc%CC%A7a%CC%83o-Cultural-e-Educa%C3%A7%C3%A3o-Art%C3%ADstica-Pensar-a-a%C3%A7%C3%A3o-em-investiga%C3%A7%C3%A3o-e-interven%C3%A7%C3%A3o-art%C3%ADstica.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectExpressão Dramáticapt_PT
dc.subjectMediação cultural coeducativapt_PT
dc.subjectEducação artísticapt_PT
dc.subjectPatrimónio museológicopt_PT
dc.subjectTeatropt_PT
dc.titleA mediação cultural coeducativa: um relato de experiência do programa Há Teatro no Museu!pt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLeiriapt_PT
oaire.citation.endPage24pt_PT
oaire.citation.startPage11pt_PT
oaire.citation.title2.º Caderno de Intervenção Cultural e Educação - Pensar a ação em investigação e intervenção artísticapt_PT
person.familyNameCoelho de Pina Proença
person.givenNameAna Paula
person.identifier.ciencia-id1019-D509-3FCC
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationcc13443e-b291-41ee-a80e-325db1206a22
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverycc13443e-b291-41ee-a80e-325db1206a22

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2.º-Caderno-de-Intervenção-Cultural-e-Educação-Artística-Pensar-a-ação-em-investigação-e-intervenção-artística.pdf
Size:
1.21 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description: