Publication
A mediação cultural coeducativa: um relato de experiência do programa Há Teatro no Museu!
dc.contributor.author | Proença, A.P. | |
dc.date.accessioned | 2022-03-19T11:56:11Z | |
dc.date.available | 2022-03-19T11:56:11Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.description.abstract | Este estudo aborda a mediação cultural coeducativa e as estratégias criativas que nesse âmbito foram implementadas (Proença, 2013), numa experiência de educação artística colaborativa, com a participação das crianças, pela primeira vez, no Museu Nogueira da Silva - UM, Braga. Relata uma experiência realizada em parceria com o serviço educativo: o Programa Há teatro no museu! Foram usadas estratégias de criatividade artística despoletadas pela Expressão Dramática/Teatro, tendo como recursos indutores os elementos do património numa perspectiva de intervenção artística em contexto educativo não formal. Neste artigo, discute-se a metodologia e as narrativas que legitimam a experiência. Alguns resultados levam a afirmar que tanto a investigadora como a profissional do museu, ampliaram a sua ação individual através desta mediação em coeducação cultural (Buffet, 2001) reconhecendo que o processo de investigação-ação participativa, contribuiu para aumentar o seu conhecimento acerca das formas de aprendizagem artística e cultural da criança. No seu conjunto, o programa motivou as crianças para a criação artística teatral, aumentou o seu conhecimento sobre os objetos e elementos do património deste museu e promoveu a aquisição do sentido de pertença, através da ligação afetiva criada e fruída do espaço museológico, reforçando a interação no grupo de crianças participantes, pelo tipo de dinâmicas criadas. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Proença, A.P. (2021). A mediação cultural coeducativa: um relato de experiência do programa Há Teatro no Museu!. In Magueta, L.G., Sousa, J., Milhano, S. & Lopes, M.S. P. (Orgs.) 2.º Caderno de Intervenção Cultural e Educação Artística - Pensar a ação em investigação e intervenção artística. pp.11-24. Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8797-69-8 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/6806 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Escola Superior de Educação e Ciências Sociais | pt_PT |
dc.relation | UIDB/05507/2020 | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://www.ipleiria.pt/esecs/wp-content/uploads/sites/15/2022/01/2.%C2%BA-Caderno-de-Intervenc%CC%A7a%CC%83o-Cultural-e-Educa%C3%A7%C3%A3o-Art%C3%ADstica-Pensar-a-a%C3%A7%C3%A3o-em-investiga%C3%A7%C3%A3o-e-interven%C3%A7%C3%A3o-art%C3%ADstica.pdf | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Expressão Dramática | pt_PT |
dc.subject | Mediação cultural coeducativa | pt_PT |
dc.subject | Educação artística | pt_PT |
dc.subject | Património museológico | pt_PT |
dc.subject | Teatro | pt_PT |
dc.title | A mediação cultural coeducativa: um relato de experiência do programa Há Teatro no Museu! | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Leiria | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 24 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 11 | pt_PT |
oaire.citation.title | 2.º Caderno de Intervenção Cultural e Educação - Pensar a ação em investigação e intervenção artística | pt_PT |
person.familyName | Coelho de Pina Proença | |
person.givenName | Ana Paula | |
person.identifier.ciencia-id | 1019-D509-3FCC | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | cc13443e-b291-41ee-a80e-325db1206a22 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | cc13443e-b291-41ee-a80e-325db1206a22 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- 2.º-Caderno-de-Intervenção-Cultural-e-Educação-Artística-Pensar-a-ação-em-investigação-e-intervenção-artística.pdf
- Size:
- 1.21 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description: