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Histórias de Vida de Reclusos
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Sociologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Vieira, Ricardo Manuel das Neves | |
dc.contributor.author | Ferreira, Cristiana Brígida Agreiro | |
dc.date.accessioned | 2024-03-21T14:57:32Z | |
dc.date.available | 2024-03-21T14:57:32Z | |
dc.date.issued | 2023-12-21 | |
dc.description.abstract | Focando o estudo desta dissertação na importância da (re)construção identitária dos reclusos, o objetivo do presente estudo é analisar o impacto do relato autobiográfico durante a frequência do Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências nas mutações verificadas na perceção que os reclusos têm de si próprios ao longo do seu percurso de reclusão. Com base na análise das histórias de vida e entrevistas, pretende-se, ainda, perceber a forma como estes assumem todo o Processo como um compromisso para essa transformação. O presente estudo pretende alcançar resposta para as seguintes interrogações: Será o Portefólio Reflexivo de Aprendizagens uma forma de atribuir um caminho para o futuro? Será este processo indicado para a reflexão e emancipação do individuo? De que forma lhes traz o processo RVCC, na escrita do seu Portefólio Reflexivo de Aprendizagens, uma nova construção da sua identidade e os transforma para as fases seguintes nas suas vidas em liberdade? De que forma o mediador é uma mais-valia para a emancipação do individuo? Analisaram-se características, vivências e experiências, aspetos que são drasticamente afetados e alterados após a entrada no mundo prisional, promovendo várias mudanças significativas. Realizou-se observação participante e construiu-se, com os reclusos, mini histórias de vida (Vieira, 1999) através de entrevistas, no final do processo. Concluiu-se que o cumprimento da pena de prisão, juntamente com o poder deste processo de RVCC no formato de escrita de história de vida, foi muito impactante para estes adultos, sobretudo no que respeita à sua auto perceção e à autoidentificação, numa dimensão pessoal, profissional ou familiar. Por último, com este estudo foi possível compreender que a identidade é construída e modificada num processo dinâmico, verificando-se que no relato de história de vida acontece um novo encontro com o eu interior que impacta num novo significado que atribui a si próprio. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203560760 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/9562 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Certificação e Validação de Competências | pt_PT |
dc.subject | (Re)construção | pt_PT |
dc.subject | Histórias de Vida | pt_PT |
dc.subject | Mediação Intercultural | pt_PT |
dc.subject | Identidade | pt_PT |
dc.subject | Portefólio Reflexivo de Aprendizagens | pt_PT |
dc.title | Histórias de Vida de Reclusos | pt_PT |
dc.title.alternative | o Portefólio Reflexivo de Aprendizagem como Compromisso e Instrumento de Transformação e (Re)construção Identitária. | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Mediação Intercultural e Intervenção Social | pt_PT |
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