Repository logo
 
Publication

Histórias de Vida de Reclusos

datacite.subject.fosCiências Sociais::Sociologiapt_PT
dc.contributor.advisorVieira, Ricardo Manuel das Neves
dc.contributor.authorFerreira, Cristiana Brígida Agreiro
dc.date.accessioned2024-03-21T14:57:32Z
dc.date.available2024-03-21T14:57:32Z
dc.date.issued2023-12-21
dc.description.abstractFocando o estudo desta dissertação na importância da (re)construção identitária dos reclusos, o objetivo do presente estudo é analisar o impacto do relato autobiográfico durante a frequência do Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências nas mutações verificadas na perceção que os reclusos têm de si próprios ao longo do seu percurso de reclusão. Com base na análise das histórias de vida e entrevistas, pretende-se, ainda, perceber a forma como estes assumem todo o Processo como um compromisso para essa transformação. O presente estudo pretende alcançar resposta para as seguintes interrogações: Será o Portefólio Reflexivo de Aprendizagens uma forma de atribuir um caminho para o futuro? Será este processo indicado para a reflexão e emancipação do individuo? De que forma lhes traz o processo RVCC, na escrita do seu Portefólio Reflexivo de Aprendizagens, uma nova construção da sua identidade e os transforma para as fases seguintes nas suas vidas em liberdade? De que forma o mediador é uma mais-valia para a emancipação do individuo? Analisaram-se características, vivências e experiências, aspetos que são drasticamente afetados e alterados após a entrada no mundo prisional, promovendo várias mudanças significativas. Realizou-se observação participante e construiu-se, com os reclusos, mini histórias de vida (Vieira, 1999) através de entrevistas, no final do processo. Concluiu-se que o cumprimento da pena de prisão, juntamente com o poder deste processo de RVCC no formato de escrita de história de vida, foi muito impactante para estes adultos, sobretudo no que respeita à sua auto perceção e à autoidentificação, numa dimensão pessoal, profissional ou familiar. Por último, com este estudo foi possível compreender que a identidade é construída e modificada num processo dinâmico, verificando-se que no relato de história de vida acontece um novo encontro com o eu interior que impacta num novo significado que atribui a si próprio.pt_PT
dc.identifier.tid203560760pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9562
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCertificação e Validação de Competênciaspt_PT
dc.subject(Re)construçãopt_PT
dc.subjectHistórias de Vidapt_PT
dc.subjectMediação Interculturalpt_PT
dc.subjectIdentidadept_PT
dc.subjectPortefólio Reflexivo de Aprendizagenspt_PT
dc.titleHistórias de Vida de Reclusospt_PT
dc.title.alternativeo Portefólio Reflexivo de Aprendizagem como Compromisso e Instrumento de Transformação e (Re)construção Identitária.pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Mediação Intercultural e Intervenção Socialpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
dissertacao_cristianaferreira_ref_após correções formais.pdf
Size:
612.75 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: