Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
612.75 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Focando o estudo desta dissertação na importância da (re)construção identitária dos reclusos, o objetivo do presente estudo é analisar o impacto do relato autobiográfico durante a frequência do Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências nas mutações verificadas na perceção que os reclusos têm de si próprios ao longo do seu percurso de reclusão. Com base na análise das histórias de vida e entrevistas, pretende-se, ainda, perceber a forma como estes assumem todo o Processo como um compromisso para essa transformação.
O presente estudo pretende alcançar resposta para as seguintes interrogações: Será o Portefólio Reflexivo de Aprendizagens uma forma de atribuir um caminho para o futuro? Será este processo indicado para a reflexão e emancipação do individuo? De que forma lhes traz o processo RVCC, na escrita do seu Portefólio Reflexivo de Aprendizagens, uma nova construção da sua identidade e os transforma para as fases seguintes nas suas vidas em liberdade? De que forma o mediador é uma mais-valia para a emancipação do individuo?
Analisaram-se características, vivências e experiências, aspetos que são drasticamente afetados e alterados após a entrada no mundo prisional, promovendo várias mudanças significativas. Realizou-se observação participante e construiu-se, com os reclusos, mini histórias de vida (Vieira, 1999) através de entrevistas, no final do processo. Concluiu-se que o cumprimento da pena de prisão, juntamente com o poder deste processo de RVCC no formato de escrita de história de vida, foi muito impactante para estes adultos, sobretudo no que respeita à sua auto perceção e à autoidentificação, numa dimensão pessoal, profissional ou familiar. Por último, com este estudo foi possível compreender que a identidade é construída e modificada num processo dinâmico, verificando-se que no relato de história de vida acontece um novo encontro com o eu interior que impacta num novo significado que atribui a si próprio.
Description
Keywords
Certificação e Validação de Competências (Re)construção Histórias de Vida Mediação Intercultural Identidade Portefólio Reflexivo de Aprendizagens