Repository logo
 
Publication

Acolhimento e inclusão de alunos e famílias provenientes de contextos culturais e étnicos diversos em escolas do município de Lisboa

datacite.subject.fosCiências Sociais::Sociologiapt_PT
dc.contributor.advisorMargarido, Cristovão Adelino Fonseca Franco Ribeiro
dc.contributor.authorDeus, Joana Aleixo
dc.date.accessioned2024-10-09T14:47:05Z
dc.date.available2024-10-09T14:47:05Z
dc.date.issued2024-07-01
dc.description.abstractEste projeto nasce da vontade de responder a desafios com os quais me tenho deparado ao longo de vários anos, no meu dia a dia de trabalho, nas escolas no município de Lisboa, em particular com alunos e famílias imigrantes. Tenho o privilégio de colaborar com a Associação Renovar a Mouraria, uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento de utilidade pública, dedicada à promoção da inclusão e apoio a comunidades migrantes, sendo fundamental para a construção deste projeto. O conhecimento adquirido através do trabalho na Associação Renovar a Mouraria tem alimentado a minha determinação em desenvolver um projeto de intervenção, em contexto escolar, que aborde as necessidades específicas das comunidades provenientes de contextos étnicos e culturais diversos, contribuindo para a construção de escolas mais inclusivas no município de Lisboa. O projeto prevê a criação de um programa de formação dirigido a pessoal docente e não docente, com foco no acolhimento e inclusão de alunos e famílias provenientes de contextos culturais e étnicos diversos, em escolas do município de Lisboa. Para isso, foi necessário construir um diagnóstico cujo objetivo foi conhecer as práticas do pessoal docente e não docente e as necessidades de alunos e famílias que provêm de contextos culturais e étnicos distintos, relativamente ao processo de acolhimento e inclusão em escolas do município de Lisboa. Mais concretamente o diagnóstico pretendeu caracterizar as práticas de acolhimento e inclusão de alunos e famílias que provêm de contextos culturais e étnicos distintos em escolas do município de Lisboa e, conhecer as necessidades desses alunos e famílias no que respeita às práticas de acolhimento e inclusão em escolas do município de Lisboa. Neste relatório, é feito um enquadramento teórico da problemática do projeto, bem como são apresentados os resultados do diagnóstico social realizado, identificando as principais problemáticas, necessidades e expectativas, e, por último, é apresentada a proposta de intervenção. A metodologia adotada apresenta-se como participativa, pois incentiva o envolvimento dos participantes em todas as fases da construção do projeto, promovendo a participação ativa do grupo-alvo, e estimulando a reflexão crítica e a transformação das práticas, numa abordagem interativa.pt_PT
dc.identifier.tid203706307pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/10155
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMediação interculturalpt_PT
dc.subjectIntervenção socialpt_PT
dc.subjectImigrantespt_PT
dc.subjectEscola inclusivapt_PT
dc.subjectComunifdes emigrantespt_PT
dc.titleAcolhimento e inclusão de alunos e famílias provenientes de contextos culturais e étnicos diversos em escolas do município de Lisboapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Mediação Intercultural e Intervenção Socialpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de Projeto_Acolhimento e inclusão de alunos e famílias provenientes de contextos culturais e étnicos diversos em escolas do município de Lisboa_após correções formais.pdf
Size:
846.82 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: