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Authors
Abstract(s)
Este projeto nasce da vontade de responder a desafios com os quais me tenho deparado ao
longo de vários anos, no meu dia a dia de trabalho, nas escolas no município de Lisboa, em
particular com alunos e famílias imigrantes. Tenho o privilégio de colaborar com a
Associação Renovar a Mouraria, uma Organização Não Governamental para o
Desenvolvimento de utilidade pública, dedicada à promoção da inclusão e apoio a
comunidades migrantes, sendo fundamental para a construção deste projeto.
O conhecimento adquirido através do trabalho na Associação Renovar a Mouraria tem
alimentado a minha determinação em desenvolver um projeto de intervenção, em contexto
escolar, que aborde as necessidades específicas das comunidades provenientes de contextos
étnicos e culturais diversos, contribuindo para a construção de escolas mais inclusivas no
município de Lisboa.
O projeto prevê a criação de um programa de formação dirigido a pessoal docente e não
docente, com foco no acolhimento e inclusão de alunos e famílias provenientes de contextos
culturais e étnicos diversos, em escolas do município de Lisboa. Para isso, foi necessário
construir um diagnóstico cujo objetivo foi conhecer as práticas do pessoal docente e não
docente e as necessidades de alunos e famílias que provêm de contextos culturais e étnicos
distintos, relativamente ao processo de acolhimento e inclusão em escolas do município de
Lisboa. Mais concretamente o diagnóstico pretendeu caracterizar as práticas de acolhimento
e inclusão de alunos e famílias que provêm de contextos culturais e étnicos distintos em
escolas do município de Lisboa e, conhecer as necessidades desses alunos e famílias no que
respeita às práticas de acolhimento e inclusão em escolas do município de Lisboa.
Neste relatório, é feito um enquadramento teórico da problemática do projeto, bem como
são apresentados os resultados do diagnóstico social realizado, identificando as principais
problemáticas, necessidades e expectativas, e, por último, é apresentada a proposta de
intervenção. A metodologia adotada apresenta-se como participativa, pois incentiva o
envolvimento dos participantes em todas as fases da construção do projeto, promovendo a
participação ativa do grupo-alvo, e estimulando a reflexão crítica e a transformação das
práticas, numa abordagem interativa.
Description
Keywords
Mediação intercultural Intervenção social Imigrantes Escola inclusiva Comunifdes emigrantes