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Inclusão ou integração/Educação inclusiva ou educação especial?

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorBarreto, Maria Antónia Belchior Ferreira
dc.contributor.authorSantos, Carla Alexandra Gomes
dc.date.accessioned2019-01-07T15:21:02Z
dc.date.available2019-01-07T15:21:02Z
dc.date.issued2018-11-27
dc.description.abstractA inclusão ainda é um conceito passível de ser interpretado de muitas formas, continuando a ser confundido com integração. Nesta dissertação optou-se por procurar o ponto de vista de uma das partes mais interessadas – os pais/encarregados de educação – acerca dos métodos adotados na inclusão/integração escolar dos seus educandos. Neste estudo, optou-se por apurar a forma como a inclusão/integração dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), e em particular os alunos que desenvolvem ou desenvolveram um Currículo Específico Individual (CEI), está a ser percecionada pelos pais/encarregados de educação dos alunos de um Agrupamento de Escolas do Centro de Portugal. Foi pedido aos pais/encarregados de Educação que descrevessem as experiências de inclusão/integração dos seus educandos, comparando-se as respostas dadas com as linhas orientadoras do Projeto Educativo do Agrupamento e com outra documentação relacionada com a inclusão. Considerou-se ainda legítimo e necessário tentar perceber a forma como os Pais/Encarregados de Educação dos alunos do Agrupamento de Escolas em estudo percecionaram a implementação do Projeto Educativo de Agrupamento (PEA), relativo ao triénio 2015-2017, e se os objetivos e metas delineadas neste e nos demais documentos orientadores do funcionamento do Agrupamento contribuíram para a inclusão efetiva dos alunos abrangidos pelo Decreto-Lei n.º3/2008. Os seus anseios e as expetativas dos pais/encarregados de educação relativamente ao futuro dos seus educandos com NEE/CEI também foram analisados. Finalmente, tendo como referência os documentos orientadores do Agrupamento e a revisão teórica realizada em torno dos conceitos de inclusão/integração e educação inclusiva/ educação especial, considerou-se ainda necessário averiguar como esses documentos refletiam a aplicação desses conceitos e quais se evidenciaram mais em termos de liderança, organização, gestão e ensino e aprendizagem. Concluiu-se que apesar dos documentos orientadores do Agrupamento indiciarem medidas promotoras da inclusão e da equidade, já na prática, as medidas implementadas apontam para a promoção da integração dos alunos. Relativamente ao conceito de Educação Especial, este continua a ser o mais apropriado para descrever a situação dos alunos com Necessidades Educativas Especiais. A análise apresentada nesta dissertação revela que tanto na escola como na sociedade muito ainda há a fazer para se conseguir implementar uma educação verdadeiramente inclusiva.pt_PT
dc.identifier.tid202131513pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/3696
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Especialpt_PT
dc.subjectInclusão Socialpt_PT
dc.subjectIntegração Socialpt_PT
dc.subjectNecessidades Educativaspt_PT
dc.titleInclusão ou integração/Educação inclusiva ou educação especial?pt_PT
dc.title.alternativeapoio e acompanhamento de alunos com necessidades educativas especiais Perceção de pais/encarregados de educaçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo Motorpt_PT

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