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Inclusão ou integração/Educação inclusiva ou educação especial?
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Barreto, Maria Antónia Belchior Ferreira | |
dc.contributor.author | Santos, Carla Alexandra Gomes | |
dc.date.accessioned | 2019-01-07T15:21:02Z | |
dc.date.available | 2019-01-07T15:21:02Z | |
dc.date.issued | 2018-11-27 | |
dc.description.abstract | A inclusão ainda é um conceito passível de ser interpretado de muitas formas, continuando a ser confundido com integração. Nesta dissertação optou-se por procurar o ponto de vista de uma das partes mais interessadas – os pais/encarregados de educação – acerca dos métodos adotados na inclusão/integração escolar dos seus educandos. Neste estudo, optou-se por apurar a forma como a inclusão/integração dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), e em particular os alunos que desenvolvem ou desenvolveram um Currículo Específico Individual (CEI), está a ser percecionada pelos pais/encarregados de educação dos alunos de um Agrupamento de Escolas do Centro de Portugal. Foi pedido aos pais/encarregados de Educação que descrevessem as experiências de inclusão/integração dos seus educandos, comparando-se as respostas dadas com as linhas orientadoras do Projeto Educativo do Agrupamento e com outra documentação relacionada com a inclusão. Considerou-se ainda legítimo e necessário tentar perceber a forma como os Pais/Encarregados de Educação dos alunos do Agrupamento de Escolas em estudo percecionaram a implementação do Projeto Educativo de Agrupamento (PEA), relativo ao triénio 2015-2017, e se os objetivos e metas delineadas neste e nos demais documentos orientadores do funcionamento do Agrupamento contribuíram para a inclusão efetiva dos alunos abrangidos pelo Decreto-Lei n.º3/2008. Os seus anseios e as expetativas dos pais/encarregados de educação relativamente ao futuro dos seus educandos com NEE/CEI também foram analisados. Finalmente, tendo como referência os documentos orientadores do Agrupamento e a revisão teórica realizada em torno dos conceitos de inclusão/integração e educação inclusiva/ educação especial, considerou-se ainda necessário averiguar como esses documentos refletiam a aplicação desses conceitos e quais se evidenciaram mais em termos de liderança, organização, gestão e ensino e aprendizagem. Concluiu-se que apesar dos documentos orientadores do Agrupamento indiciarem medidas promotoras da inclusão e da equidade, já na prática, as medidas implementadas apontam para a promoção da integração dos alunos. Relativamente ao conceito de Educação Especial, este continua a ser o mais apropriado para descrever a situação dos alunos com Necessidades Educativas Especiais. A análise apresentada nesta dissertação revela que tanto na escola como na sociedade muito ainda há a fazer para se conseguir implementar uma educação verdadeiramente inclusiva. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202131513 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/3696 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação Especial | pt_PT |
dc.subject | Inclusão Social | pt_PT |
dc.subject | Integração Social | pt_PT |
dc.subject | Necessidades Educativas | pt_PT |
dc.title | Inclusão ou integração/Educação inclusiva ou educação especial? | pt_PT |
dc.title.alternative | apoio e acompanhamento de alunos com necessidades educativas especiais Perceção de pais/encarregados de educação | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo Motor | pt_PT |
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