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CAPÍTULO III - PROMOVENDO COMPORTAMENTOS SAUDÁVEIS NA ADOLESCÊNCIA COM UMA APLICAÇÃO MÓVEL: O PROCESSO DE ILUSTRAÇÃO, DESIGN E GAMIFICAÇÃO.

dc.contributor.authorReis, Catarina
dc.contributor.authorPernencar, Cláudia
dc.contributor.authorCarvalho, Marta
dc.contributor.authorFragata, Nuno
dc.contributor.authorMartinho, Ricardo
dc.contributor.authorAlves, Rodrigo
dc.contributor.authorMorais, Teresa
dc.date.accessioned2024-02-16T18:02:13Z
dc.date.available2024-02-16T18:02:13Z
dc.date.issued2019
dc.date.updated2024-02-16T11:02:35Z
dc.description.abstracto Projeto TeenPower adotou um conjunto de estratégias com o intuito de promover a solução de mHealth especialmente concebida para adolescentes. No sentido de divulgar, promover e envolver os adolescentes na utilização desta aplicação móvel foi necessário definir e seguir orientações de promoção que viabilizassem a utilização da aplicação. A imagem da marca TeenPower e o seu logotipo customizado foram utilizados em operações de marketing e divulgação junto dos adolescentes, numa perspetiva de gerar afinidade e identificação/reconhecimento com o projeto. Foram criadas ilustrações e grafismos específicos para adolescentes, no sentido de promover hábitos de vida saudáveis através de cartazes para impressão ou digitais especialmente concebidos para adolescentes. Este processo decorreu no âmbito de uma unidade curricular uC de Design e Composição Gráfica do curso de Ilustração e Produção Gráfica e envolveu todos os estudantes no sentido de lhes permitir experimentar com um caso real a temática da uC. Toda a experiência de utilização da aplicação móvel foi cuidadosamente concebida, validada e implementada, de forma incremental e continuada. A geração desta experiência de utilização foi merecedora de um estudo em 3 fases que apostou fortemente na realimentação do sistema recorrendo ao feedback obtido pelos utilizadores/avaliadores num determinado momento. o envolvimento de estudantes das áreas de design, enfermagem e engenharia permitiu tirar partido de uma equipa multidisciplinar que, conjuntamente com utilizadores adolescentes, concebeu a base de trabalho para a implementação descrita posteriormente na secção 3 do presente capítulo. Finalmente, e diretamente relacionado com o envolvimento continuado dos adolescentes surge a aposta na utilização de uma aplicação móvel. A gamificação foi uma das técnicas utilizadas, tanto na fase de conceção e desenho, como posteriormente, na fase de implementação. o grande objetivo foi conseguir manter os utilizadores envolvidos e dar uma resposta efetiva à redução da taxa de retenção dos utilizadores, da plataforma de mHealth TeenPowerpt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-54412-1-1
dc.identifier.slugcv-prod-3813102
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9445
dc.language.isoporpt_PT
dc.relationProject TeenPower: e-Empowering teenagers to prevent obesity
dc.titleCAPÍTULO III - PROMOVENDO COMPORTAMENTOS SAUDÁVEIS NA ADOLESCÊNCIA COM UMA APLICAÇÃO MÓVEL: O PROCESSO DE ILUSTRAÇÃO, DESIGN E GAMIFICAÇÃO.pt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleProject TeenPower: e-Empowering teenagers to prevent obesity
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/9876 - Politécnicos/SAICT-POL%2F23557%2F2016/PT
oaire.citation.conferencePlacePortugalpt_PT
oaire.citation.endPage112pt_PT
oaire.citation.startPage75pt_PT
oaire.citation.titleTEENPOWER TECNOLOGIA & INOVAÇÃO NA PROMOÇÃO DE COMPORTAMENTOS SAUDÁVEIS EM ADOLESCENTESpt_PT
oaire.fundingStream9876 - Politécnicos
person.familyNameFERREIRA VIVEIROS TAVARES DOS REIS
person.familyNamePernencar
person.familyNameMarques
person.familyNameMartinho
person.familyNameMorais
person.givenNameCATARINA ISABEL
person.givenNameCláudia
person.givenNameNuno Fragata
person.givenNameRicardo
person.givenNameTeresa
person.identifierhttps://scholar.google.com/citations?user=tGk3CjsAAAAJ&hl=pt-PT
person.identifier.ciencia-idEF1B-E7A3-4252
person.identifier.ciencia-id4716-A442-2BB2
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person.identifier.ciencia-idF51E-9BB5-EF92
person.identifier.ciencia-id111A-9478-46BB
person.identifier.orcid0000-0003-1529-629X
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person.identifier.orcid0000-0002-5168-4620
person.identifier.orcid0000-0003-1157-7510
person.identifier.ridK-8277-2013
person.identifier.scopus-author-id56025620000
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project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.cv.cienciaidB510-63A2-F5DA | Nuno Alexandre Fragata Marques
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