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Advisor(s)
Abstract(s)
o Projeto TeenPower adotou um conjunto de estratégias com o intuito
de promover a solução de mHealth especialmente concebida para adolescentes. No sentido de divulgar, promover e envolver os adolescentes na utilização
desta aplicação móvel foi necessário definir e seguir orientações de promoção
que viabilizassem a utilização da aplicação.
A imagem da marca TeenPower e o seu logotipo customizado foram utilizados em operações de marketing e divulgação junto dos adolescentes, numa
perspetiva de gerar afinidade e identificação/reconhecimento com o projeto.
Foram criadas ilustrações e grafismos específicos para adolescentes, no
sentido de promover hábitos de vida saudáveis através de cartazes para impressão ou digitais especialmente concebidos para adolescentes. Este processo
decorreu no âmbito de uma unidade curricular uC de Design e Composição
Gráfica do curso de Ilustração e Produção Gráfica e envolveu todos os estudantes no sentido de lhes permitir experimentar com um caso real a temática
da uC.
Toda a experiência de utilização da aplicação móvel foi cuidadosamente
concebida, validada e implementada, de forma incremental e continuada. A
geração desta experiência de utilização foi merecedora de um estudo em 3
fases que apostou fortemente na realimentação do sistema recorrendo ao feedback obtido pelos utilizadores/avaliadores num determinado momento. o
envolvimento de estudantes das áreas de design, enfermagem e engenharia
permitiu tirar partido de uma equipa multidisciplinar que, conjuntamente
com utilizadores adolescentes, concebeu a base de trabalho para a implementação descrita posteriormente na secção 3 do presente capítulo.
Finalmente, e diretamente relacionado com o envolvimento continuado
dos adolescentes surge a aposta na utilização de uma aplicação móvel. A gamificação foi uma das técnicas utilizadas, tanto na fase de conceção e desenho,
como posteriormente, na fase de implementação. o grande objetivo foi conseguir manter os utilizadores envolvidos e dar uma resposta efetiva à redução
da taxa de retenção dos utilizadores, da plataforma de mHealth TeenPower