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VARREGOSO, ISABEL

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  • Didática da Dança e Satisfação de Praticantes Idosos
    Publication . Varregoso, Isabel; Barroso, Marisa
    Introdução. O ensino da Dança para pessoas de idade avançada deve resultar na possibilidade de se ser único na sua corporalidade, expressão e relacionamento (Comprido & Varregoso, 2016). A Dança combina harmoniosamente atividade corporal e artística defendendo-se, para pessoas de idade avançada, uma didática estruturada especificamente com estratégias de expressividade, ludicidade, criatividade e socialização. Proporcionadora de exercitação, componente social, bemestar psicológico, qualidade de vida ativa e saúde (Varregoso, 2010; 2015). Objetivos. Verificar se uma didática específica da Dança influencia comportamentos de satisfação em pessoas idosas. Metodologia. Estudo experimental, descritivo, predominantemente quantitativo respeitando a confidencialidade dos sujeitos. Amostra por conveniência e criterial: 32 idosos (81% mulheres, 19% homens) (dos 64 aos 76 anos, média de idades de 67,2), reformados, maioritariamente casados ou viúvos, maioritariamente com o Ensino Básico, independentes, autónomos, aceitando integrar o estudo. Método de terreno, em ambiente natural, onde ocorreram aulas de dança uma vez por semana, 10 meses, usando procedimentos didáticos específicos (conceção e estratégia de aulas, clima, interações, feedback). Variáveis: opções metodológicas quanto aos parâmetros didáticos referidos, medidas em função do grau de satisfação dos idosos. Instrumento: Questionário de Satisfação com as Aulas, validado por Comprido (2013), aplicado por escrito no final da atividade, medindo os benefícios percecionados e o nível de satisfação com a atividade (‘Nada’, ‘Pouco’, ‘Satisfatoriamente’ ‘Muito’ ‘Satisfação elevada’). Tratamento percentual, pós-teste, com análise intragrupo em função das variáveis. Resultados e Discussão. Elevada satisfação: convívio (100%); exercícios (84.6%); dinâmica (84.6%); condição física (84.6%); relacionamento com o professor (82%); movimentar-se (76.9%); relacionamento (76.9%); divertimento (76.9%); atitudes do professor (73%). Muita satisfação: variedade (69.2%); fazer coisas novas (69.2%); Danças (69.2%); ambiente (61.5%); saúde (61.5%). Efeito positivo das aulas: alegria (84.6%); afetividade (84.6%); descontração (69.2%); confiança (69.2%); jovialidade (69.2%); felicidade (61.5%). Estudos similares mostraram níveis de satisfação idênticos evidenciando satisfação preferencial por fatores de clima (Comprido & Varregoso, 2016; Alves 2016), interação do técnico e convívio entre pares proporcionado pelas atividades escolhidas (Comprido, 2013; Varregoso, 2010; 2015) e metodologia das aulas (Comprido, 2013; Varregoso, Machado & Barroso, 2016; Varregoso, 2015). Conclusões. O nível de satisfação com as aulas foi ‘elevado’ na estrutura e condução da aula e perceção dos benefícios pessoais; e muito satisfeito quanto ao tipo de aulas e sua relação com a saúde e bem-estar psicológico. A didática intencional e especificamente estruturada, pareceu promover comportamentos de satisfação nos idosos envolvidos.
  • Seniors Road Safety Enhancement through Perceptual-Motor Competences Training Program Impact upon the Performance on the Useful Field of Vision (UFOV)
    Publication . Matos, Rui; Varregoso, Isabel; Comprido, Ana; Coelho, Luís; Morouço, Pedro; Amaro, Nuno; Barroso, Marisa
    The purpose of this study was to verify the efficacy of a PerceptualMotor Competences Training Program upon the performance on UFOV of an experimental active group of elderly drivers. Program tasks were conceived to force subjects to divide their attention for central and peripheral stimuli, using a visual strategy of gazing at an anchor-point and, from there, detect important clues on peripheral visual field. For this purpose, almost all tasks were performed on groups of two, being one responsible for testing the other and switching functions from time to time (for instance, dropping one of two juggling handkerchiefs hold apart, one in each tester hand, with the partner having to detect which was dropped and react as quick as possible, catching it before it felt to the floor). We found a significant improvement in the capacity of dividing attention for central and peripheral stimuli under a visual environment full of distractors (selective attention UFOV test) following the Program, as well as a significant reduction on the category of risk (component based upon the three UFOV subtests results), which evidence very clearly the benefits of this training program on the elderly experimental group and its potential to reduce their risk of being involved in car accidents, on their fault, due to perceptual reasons.
  • Ensino de atividade física a idosos: Comportamentos pedagógicos e clima de aula
    Publication . Alves, Joana; Simões, Vera; Franco, Susana; Varregoso, Isabel
    Introdução. A atividade física é um instrumento favorável ao envelhecimento ativo e o papel do técnico, um fator importante no seu ensino. O estudo centra-se nos comportamentos pedagógicos de técnicos que lecionam atividade física a idosos, sendo que o clima de aula resulta das atitudes e comportamentos do técnico, interferindo na satisfação e nas relações estabelecidas (Sabucedo, 2001; Goméz, 2012). Objetivos. Caracterizar e comparar comportamentos pedagógicos dos técnicos que contribuem positiva e negativamente para o clima de aula de sessões em terra e em água. Metodologia. Amostra: 12 sessões com idosos (6 - terra, 6 - água) de 12 técnicos experientes (mais de 5 anos de experiência, M ± DP= 9,5 ± 2,7 anos). Registo vídeo de comportamentos de clima de aula; codificação com sistema de observação (teste fidelidade: Kappa de Cohen); análise descritiva (média e desvio-padrão) e comparativa (t teste ou U-Mann-Whitney). Instrumento: Sistema de Observação do Clima de Aulas de Grupo de Fitness (SOCAGF; Dias, 2015): 19 categorias (dimensão clima positivo) e 16 (dimensão clima negativo); métodos de registo: frequência e duração, mediante as categorias. Resultados e Discussão. Alguns comportamentos de clima positivo foram frequentemente usados (avaliar positivamente a participação do praticante, atenção à intervenção dos praticantes, gracejar, sorrir, interação entre praticantes e incluir no exercício). Alguns comportamentos não foram utilizados (elogiar, aceitar sugestões dos praticantes), sendo importantes na promoção do bom clima de aula (Puente & Anshel, 2010; Franco, Rodrigues & Castañer, 2012). Foram usados alguns comportamentos de clima negativo (indiferença ou afastamento, ausência do espaço - em água; excluir do exercício, indiferença ou afastamento, expressão corporal para clima negativo, avaliar negativamente a participação, ignorar intervenção dos praticantes - em terra).
  • The IPL 60+ Program : a singular case of senior education in an intergenerational context
    Publication . Faria, Susana; Pimentel, Luísa; Comprido, Ana; Varregoso, Isabel
    Aiming for the promotion of active aging, the IPL60+ Senior Education Program is designed for adults over 50 years old and is part of the Polytechnic Institute of Leiria Strategic Plan since 2008, allowing its enrolled members to attend Curricular Units from any of the IPL’s graduation courses. Therefore, the Program is conceived as an intergenerational senior education initiative. Its mission is to help change the aging paradigm through the stimulation and promotion of formative, educational and socio-cultural activities that involve the individuals in their own learning path and lifelong development, always in an intergenerational sociability context able to strengthen mutual learning processes. By enrolling in regular classes, senior students share school premises with the younger students, being able to benefit from all the IPL Campus’ services and spaces including classrooms, as well as canteens, cafeterias and libraries. In parallel, the IPL60+ Program has been striving to complement the academic component, diversifying the offer of intellectual and physically stimulating activities that are appropriate to this specific audience. Simultaneously, there is a constant appeal to personal intervention and initiative, valuing the students’ cooperation in the organization of a series of their own initiatives, some with a clearly educational tone, others more recreational. Demand has been increasing substantially, expanding from 17 students enrolled in 2008 to 111 in the 2nd semester of 2010/11.