Repository logo
 
Publication

Aprendendo a aprender. Design gráfico como uma estratégia para melhorar a aprendizagem da criança com dislexia.

datacite.subject.fosHumanidades::Artespt_PT
dc.contributor.advisorBarreto, Luísa Maria Pires
dc.contributor.advisorMorgado, Aprígio Luís Moreirapt_PT
dc.contributor.authorSilva, Maria de Fátima Gonçalves
dc.date.accessioned2019-01-21T18:58:25Z
dc.date.available2021-12-18T01:30:11Z
dc.date.issued2018-12-18
dc.description.abstractExiste um interesse constante por dispositivos de comunicação para crianças, sejam eles livros, revistas ou outros documentos pedagógicos. Cada vez mais se procuram conteúdos que consigam comunicar de uma forma eficaz, associando a clareza das matérias à qualidade das imagens e elementos gráficos acessível para todas as pessoas. A comunicação é uma condição fundamental para o desenvolvimento humano. Quando somos privados ou inibidos desta, o nosso crescimento processa-se de forma mais lenta e pode ter implicações efetivas na nossa formação enquanto indivíduos. Neste ponto, a comunicação apresenta um papel importante durante a idade escolar. A dificuldade ou incapacidade de acompanhamento da matéria leccionada, originada por problemas de aprendizagem, podem levar a atrasos no crescimento. A dislexia é um dos exemplos onde a aprendizagem é afetada. A dislexia é uma disfunção neurológica, que se manifesta ao nível da dificuldade de aprendizagem da leitura, tendo uma base neurobiológica, com alterações na estrutura e funcionamento do cérebro, e pode apresentar uma influência genética. Quem sofre de dislexia apresenta um esforço acrescido para distinguir letras, formar palavras e compreender o seu significado. Ainda que esteja relacionada com a aprendizagem da leitura, a dislexia pode ter consequências noutras áreas académicas e a nível emocional e comportamental.1 Esta investigação tem como objecto de estudo crianças com necessidades especiais educativas, nomeadamente com dislexia. O objectivo desta investigação é a criação de estratégias de comunicação visual para melhorar estas dificuldades na leitura e no reconhecimento de letras e palavras. As estratégias aqui propostas têm o intuito de apresentar um método que permite a aprendizagem da leitura de uma forma automática. Esta condição é indispensável para a compreensão fluente de um texto, isto é, o reconhecimento da fusão silábica com o qual se formam as palavras, seja um processo automático.pt_PT
dc.identifier.tid202152227pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/3751
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDesign gráficopt_PT
dc.subjectDislexiapt_PT
dc.subjectDesign de comunicaçãopt_PT
dc.subjectDesign inclusivopt_PT
dc.subjectAuxiliar de comunicaçãopt_PT
dc.titleAprendendo a aprender. Design gráfico como uma estratégia para melhorar a aprendizagem da criança com dislexia.pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Design de Produtopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Maria_De_Fátima_Gonçalves_Silva_VF_Embargo de 3 anos_ dissertação de 18122018.pdf
Size:
51.61 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: