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Advisor(s)
Abstract(s)
Introdução: A entrada no mundo laboral dos jovens recém-licenciados reveste-se de incertezas e
configura-se como uma intimidante tarefa pouco documentada no contexto português. Sem
experiência laboral, o percurso académico revela-se da maior importância para procurar e encontrar
o primeiro emprego. O presente estudo tem como objetivo explorar e descrever a experiência do
ingresso no contexto laboral dos recém-licenciados em Terapia Ocupacional (TO) pela ESSLei em
2013 e 2014, de forma a observar o contributo da sua formação académica para esta etapa. Métodos:
A nível metodológico foi realizado um estudo de abordagem mista e de objetivo exploratóriodescritivo,
concretizado através de inquérito por questionário dirigido a recém-licenciados em TO
da ESSLei (N). Resultados: Os entrevistados consideram seu primeiro emprego exigente, estão satisfeitos e valorizam a sua formação inicial, mas consideram que seria útil ter formação mais
prática e, especialmente, supervisão e aconselhamento por Terapeutas Ocupacionais mais
experientes. Conclusão: Pode verificar-se a natureza complexa do período de adaptação ao contexto
laboral pelos recém-licenciados em TO pela ESSLei, ficando evidente a importância de uma
formação de base completa a todos os níveis, a existência de um terapeuta orientador com
experiência para realizar um acompanhamento sistemático neste período de adaptação e as
principais inseguranças sentidas com as respetivas estratégias adotadas para as superar. As
instituições de ensino superior aliadas às associações profissionais podem desempenhar um papel
preponderante no desenvolvimento de programas de preceptoria e apoiar os terapeutas seniores para
desenvolver estratégias que contribuam para o desenvolvimento do novo profissional. O presente
estudo é pioneiro na área uma vez que a experiência vivida pelos estudantes e recém-licenciados do
Curso de Terapia Ocupacional em Portugal é efetivamente uma área em que ainda não foram
encetados estudos. Acresce que, a nível internacional se observa que os estudos foram produzidos
nas décadas passadas de 80, 90 e 2000, verificando-se um extenso hiato até à atualidade que justifica
a necessidade de atualização de conhecimentos nesta temática.
Description
Keywords
Terapia Ocupacional Recém-licenciados Experiência Empregabilidade Satisfação profissional Perfil de competências
Citation
Almeida, A. R., Santos, F. S., Ferreira, L. R. & Ribeiro, J. M. (2017). From student to Occupational Therapist: a survey about training and employment initiation. Res Net Health 3, e- 1-14.
Publisher
Instituto Politécnico de Leiria