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Refletindo e investigando a Prática de Ensino Supervisionada – Transição entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico em tempos de pandemia

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorOliveira, Luís Miguel Gonçalves dept_PT
dc.contributor.advisorRebelo, Isabel Sofia Godinho da Silva
dc.contributor.authorEusébio, Patrícia Sousa
dc.date.accessioned2022-10-18T15:25:40Z
dc.date.available2022-10-18T15:25:40Z
dc.date.issued2022-07-11
dc.description.abstractNo relatório de Prática de Ensino Supervisionada consta a minha caminhada ao longo dos dois anos de Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) (2019/2020 e 2020/2021), realizado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. Este relatório encontra-se dividido em duas partes: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na primeira parte, evidenciam-se algumas das aprendizagens mais significativas realizadas ao longo das Práticas Pedagógicas em contexto de Educação de Infância, nomeadamente ao nível da gestão e organização do tempo, do contacto com as crianças e famílias em contexto de educação@distância e de 1.º CEB, por exemplo, a importância de promover a interdisciplinaridade e apostar no lúdico como promotor de aprendizagem. Na segunda parte, surge um ensaio investigativo sobre a transição entre a Educação de Infância e a escolaridade obrigatória, com a intenção de perceber como é que um grupo de crianças do jardim de infância perceciona a escola do 1.º CEB e como é que um grupo de alunos do 1.º CEB vivenciou a transição da Educação Pré-Escolar para o 1.º CEB, em tempos de pandemia. Também foi nossa intenção identificar formas de comunicação entre educadores de infância e professores do 1.º CEB durante o momento de transição da EPE para o 1.º CEB, no período de confinamento. Finalmente, foram também objetivos compreender a perspetiva dos encarregados de educação sobre este momento de transição, identificar formas de comunicação entre encarregados de educação e os seus educandos e perceber quais as estratégias implementadas pela educadora e pelos encarregados de educação no momento de transição da EPE para o 1.º CEB, durante o período de educação presencial e educação@distância. Conclui-se neste estudo, que a transição da EPE para o 1.º CEB deve continuar a ser trabalhada, mesmo em contexto de educação@distância, pois basta que os intervenientes (famílias, educadores e professores) adaptem as estratégias facilitadoras da transição à nova realidade (ex. visitar virtualmente a escola do 1.º CEB, incentivar os pais a falarem com as crianças sobre a escola do 1.º CEB de modo positivo, solicitar a uma criança do 1.º ano de escolaridade que partilhe a sua experiência, através de um vídeo/áudio).pt_PT
dc.identifier.tid203080955pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/7793
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectEnsino básico do 1º ciclopt_PT
dc.subjectEstratégias facilitadoraspt_PT
dc.titleRefletindo e investigando a Prática de Ensino Supervisionada – Transição entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico em tempos de pandemiapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

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