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Refletindo e investigando a Prática de Ensino Supervisionada – Transição entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico em tempos de pandemia
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Oliveira, Luís Miguel Gonçalves de | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Rebelo, Isabel Sofia Godinho da Silva | |
| dc.contributor.author | Eusébio, Patrícia Sousa | |
| dc.date.accessioned | 2022-10-18T15:25:40Z | |
| dc.date.available | 2022-10-18T15:25:40Z | |
| dc.date.issued | 2022-07-11 | |
| dc.description.abstract | No relatório de Prática de Ensino Supervisionada consta a minha caminhada ao longo dos dois anos de Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) (2019/2020 e 2020/2021), realizado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. Este relatório encontra-se dividido em duas partes: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na primeira parte, evidenciam-se algumas das aprendizagens mais significativas realizadas ao longo das Práticas Pedagógicas em contexto de Educação de Infância, nomeadamente ao nível da gestão e organização do tempo, do contacto com as crianças e famílias em contexto de educação@distância e de 1.º CEB, por exemplo, a importância de promover a interdisciplinaridade e apostar no lúdico como promotor de aprendizagem. Na segunda parte, surge um ensaio investigativo sobre a transição entre a Educação de Infância e a escolaridade obrigatória, com a intenção de perceber como é que um grupo de crianças do jardim de infância perceciona a escola do 1.º CEB e como é que um grupo de alunos do 1.º CEB vivenciou a transição da Educação Pré-Escolar para o 1.º CEB, em tempos de pandemia. Também foi nossa intenção identificar formas de comunicação entre educadores de infância e professores do 1.º CEB durante o momento de transição da EPE para o 1.º CEB, no período de confinamento. Finalmente, foram também objetivos compreender a perspetiva dos encarregados de educação sobre este momento de transição, identificar formas de comunicação entre encarregados de educação e os seus educandos e perceber quais as estratégias implementadas pela educadora e pelos encarregados de educação no momento de transição da EPE para o 1.º CEB, durante o período de educação presencial e educação@distância. Conclui-se neste estudo, que a transição da EPE para o 1.º CEB deve continuar a ser trabalhada, mesmo em contexto de educação@distância, pois basta que os intervenientes (famílias, educadores e professores) adaptem as estratégias facilitadoras da transição à nova realidade (ex. visitar virtualmente a escola do 1.º CEB, incentivar os pais a falarem com as crianças sobre a escola do 1.º CEB de modo positivo, solicitar a uma criança do 1.º ano de escolaridade que partilhe a sua experiência, através de um vídeo/áudio). | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 203080955 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/7793 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
| dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
| dc.subject | Ensino básico do 1º ciclo | pt_PT |
| dc.subject | Estratégias facilitadoras | pt_PT |
| dc.title | Refletindo e investigando a Prática de Ensino Supervisionada – Transição entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico em tempos de pandemia | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
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