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Authors
Abstract(s)
No relatório de Prática de Ensino Supervisionada consta a minha
caminhada ao longo dos dois anos de Mestrado em Educação Pré-
Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) (2019/2020
e 2020/2021), realizado na Escola Superior de Educação e Ciências
Sociais do Politécnico de Leiria. Este relatório encontra-se dividido
em duas partes: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na
primeira parte, evidenciam-se algumas das aprendizagens mais
significativas realizadas ao longo das Práticas Pedagógicas em
contexto de Educação de Infância, nomeadamente ao nível da gestão e
organização do tempo, do contacto com as crianças e famílias em
contexto de educação@distância e de 1.º CEB, por exemplo, a
importância de promover a interdisciplinaridade e apostar no lúdico
como promotor de aprendizagem.
Na segunda parte, surge um ensaio investigativo sobre a transição
entre a Educação de Infância e a escolaridade obrigatória, com a
intenção de perceber como é que um grupo de crianças do jardim de
infância perceciona a escola do 1.º CEB e como é que um grupo de
alunos do 1.º CEB vivenciou a transição da Educação Pré-Escolar para
o 1.º CEB, em tempos de pandemia. Também foi nossa intenção
identificar formas de comunicação entre educadores de infância e
professores do 1.º CEB durante o momento de transição da EPE para o
1.º CEB, no período de confinamento. Finalmente, foram também
objetivos compreender a perspetiva dos encarregados de educação
sobre este momento de transição, identificar formas de comunicação
entre encarregados de educação e os seus educandos e perceber quais
as estratégias implementadas pela educadora e pelos encarregados de
educação no momento de transição da EPE para o 1.º CEB, durante o
período de educação presencial e educação@distância.
Conclui-se neste estudo, que a transição da EPE para o 1.º CEB deve
continuar a ser trabalhada, mesmo em contexto de
educação@distância, pois basta que os intervenientes (famílias,
educadores e professores) adaptem as estratégias facilitadoras da
transição à nova realidade (ex. visitar virtualmente a escola do 1.º
CEB, incentivar os pais a falarem com as crianças sobre a escola do
1.º CEB de modo positivo, solicitar a uma criança do 1.º ano de
escolaridade que partilhe a sua experiência, através de um
vídeo/áudio).
Description
Keywords
Educação Pré-Escolar Ensino básico do 1º ciclo Estratégias facilitadoras
