Repository logo
 
Publication

O cineasta e o pintor

dc.contributor.authorLisboa, Nuno
dc.contributor.editorGonçalves, Maria Madalenapt_PT
dc.date.accessioned2010-06-11T10:41:40Z
dc.date.available2010-06-11T10:41:40Z
dc.date.issued2009-02
dc.description.abstract“Para saber o que se passa na cabeça de um pintor, basta seguir a sua mão”. Este é o propósito revelado pelo realizador Henri-Georges Clouzot no preâmbulo do filme "Le Mystère Picasso" que, como André Bazin sublinhou desde logo, “não explica coisa alguma” sobre o artista ou sobre o seu trabalho. Depois da nota de intenções que precede o genérico do filme, é, de facto, a mão que seguimos, sem que porém a possamos ver: no gesto de pintar, da acção da mão, apenas podemos observar os seus efeitos, no deslizar das formas em permanente transformação. “Porque, enfim, não há traço, nem uma mancha de cor que não apareçam – aparecer é mesmo a palavra – de forma rigorosamente imprevisível. (...) Pensa-se que a mão está à direita e o traço surge à esquerda. Espera-se um traço e surge uma mancha; uma mancha é um ponto. O mesmo acontece muitas vezes com os assuntos: o peixe faz-se ave e a ave transforma-se em fauno.”pt
dc.identifier.citationLISBOA, Nuno - O cineasta e o pintor. Cadernos PAR. N.º 2 (Fev. 2009), p. 59-65.pt
dc.identifier.issn1647-2063
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/205
dc.language.isoporpt
dc.publisherESAD.CRpt
dc.subjectCinemapt
dc.subjectPinturapt
dc.titleO cineasta e o pintorpt
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage65pt
oaire.citation.startPage59pt
oaire.citation.titleCadernos PARpt
rcaap.rightsopenAccesspt
rcaap.typearticlept

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
art5_lisboa.pdf
Size:
87.34 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: