Repository logo
 
Publication

Didática da Dança e Satisfação de Praticantes Idosos

dc.contributor.authorVarregoso, Isabel
dc.contributor.authorBarroso, Marisa
dc.date.accessioned2020-01-20T15:48:13Z
dc.date.available2020-01-20T15:48:13Z
dc.date.issued2018-12-30
dc.description.abstractIntrodução. O ensino da Dança para pessoas de idade avançada deve resultar na possibilidade de se ser único na sua corporalidade, expressão e relacionamento (Comprido & Varregoso, 2016). A Dança combina harmoniosamente atividade corporal e artística defendendo-se, para pessoas de idade avançada, uma didática estruturada especificamente com estratégias de expressividade, ludicidade, criatividade e socialização. Proporcionadora de exercitação, componente social, bemestar psicológico, qualidade de vida ativa e saúde (Varregoso, 2010; 2015). Objetivos. Verificar se uma didática específica da Dança influencia comportamentos de satisfação em pessoas idosas. Metodologia. Estudo experimental, descritivo, predominantemente quantitativo respeitando a confidencialidade dos sujeitos. Amostra por conveniência e criterial: 32 idosos (81% mulheres, 19% homens) (dos 64 aos 76 anos, média de idades de 67,2), reformados, maioritariamente casados ou viúvos, maioritariamente com o Ensino Básico, independentes, autónomos, aceitando integrar o estudo. Método de terreno, em ambiente natural, onde ocorreram aulas de dança uma vez por semana, 10 meses, usando procedimentos didáticos específicos (conceção e estratégia de aulas, clima, interações, feedback). Variáveis: opções metodológicas quanto aos parâmetros didáticos referidos, medidas em função do grau de satisfação dos idosos. Instrumento: Questionário de Satisfação com as Aulas, validado por Comprido (2013), aplicado por escrito no final da atividade, medindo os benefícios percecionados e o nível de satisfação com a atividade (‘Nada’, ‘Pouco’, ‘Satisfatoriamente’ ‘Muito’ ‘Satisfação elevada’). Tratamento percentual, pós-teste, com análise intragrupo em função das variáveis. Resultados e Discussão. Elevada satisfação: convívio (100%); exercícios (84.6%); dinâmica (84.6%); condição física (84.6%); relacionamento com o professor (82%); movimentar-se (76.9%); relacionamento (76.9%); divertimento (76.9%); atitudes do professor (73%). Muita satisfação: variedade (69.2%); fazer coisas novas (69.2%); Danças (69.2%); ambiente (61.5%); saúde (61.5%). Efeito positivo das aulas: alegria (84.6%); afetividade (84.6%); descontração (69.2%); confiança (69.2%); jovialidade (69.2%); felicidade (61.5%). Estudos similares mostraram níveis de satisfação idênticos evidenciando satisfação preferencial por fatores de clima (Comprido & Varregoso, 2016; Alves 2016), interação do técnico e convívio entre pares proporcionado pelas atividades escolhidas (Comprido, 2013; Varregoso, 2010; 2015) e metodologia das aulas (Comprido, 2013; Varregoso, Machado & Barroso, 2016; Varregoso, 2015). Conclusões. O nível de satisfação com as aulas foi ‘elevado’ na estrutura e condução da aula e perceção dos benefícios pessoais; e muito satisfeito quanto ao tipo de aulas e sua relação com a saúde e bem-estar psicológico. A didática intencional e especificamente estruturada, pareceu promover comportamentos de satisfação nos idosos envolvidos.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationVarregoso I. & Barroso, M. (2018). Didática da Dança e Satisfação de Praticantes Idosos. Res Net Health 4, ppie5: 1-2.pt_PT
dc.identifier.issn2183-6841
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/4516
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Leiriapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.titleDidática da Dança e Satisfação de Praticantes Idosospt_PT
dc.title.alternativeDance Didactics and Elderly Practitioners Satisfactionpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage2pt_PT
oaire.citation.issue4pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleResearch and Networks in Healthpt_PT
oaire.citation.volume1pt_PT
person.familyNameVARREGOSO
person.familyNameBarroso
person.givenNameISABEL
person.givenNameMarisa
person.identifier.ciencia-id3B16-4B6A-0378
person.identifier.orcid0000-0002-9403-5858
person.identifier.orcid0000-0001-6847-7911
person.identifier.scopus-author-id55413664100
person.identifier.scopus-author-id55413146600
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication80a46b45-7b35-4c9e-9f2a-87a6011be31b
relation.isAuthorOfPublication8dbb1ec1-5ff2-4bc9-9d00-922f43075d69
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery80a46b45-7b35-4c9e-9f2a-87a6011be31b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
180-Texto Artigo-758-1-10-20181230.pdf
Size:
29.14 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: