Repository logo
 
Publication

A gestão de conflitos em educação pré-escolar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorGamboa, Maria José Nascimento Silva
dc.contributor.authorAndré, Joana Filipa da Silva
dc.date.accessioned2024-08-02T09:34:13Z
dc.date.available2024-08-02T09:34:13Z
dc.date.issued2024-07-17
dc.description.abstractO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, realizado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do Instituto Politécnico de Leiria. Este espelha o desenvolvimento da minha identidade, abordando a minha trajetória como educadora de infância e investigadora e encontra-se dividido em três partes. A primeira parte foca, de forma reflexiva, na minha experiência em contexto de Creche. Nesta foram abordados pontos como a importância das rotinas, assim como o ciclo pedagógico foi tido em consideração. Na segunda parte, de modo reflexivo, descrevo o meu percurso em Jardim de Infância da rede particular, incluindo o projeto Como fazer uma cabana no pinhal? desenvolvido com o grupo de crianças, bem como a avaliação com recurso ao portfólio. A terceira parte abrange dois capítulos. O primeiro capítulo referente à dimensão reflexiva sobre a minha experiência em jardim de infância de rede pública, focando as diferentes propostas realizadas com o grupo e evidenciando aprendizagens do mesmo. O segundo capítulo, designado dimensão reflexiva, apresenta o ensaio investigativo de natureza qualitativa realizado com um grupo de quatro crianças, com idades entre 4 e 5 anos. O principal objetivo deste é possibilitar compreender a perceção dos conflitos em contexto educativo. Com a realização do estudo compreendeu-se que é comum a existência de conflitos em contextos educativos. Os dados recolhidos evidenciam o reconhecimento de situações de conflito, bem como os fatores que conduzem às mesmas. Evidenciam também conhecimento de soluções a aplicar em situações de tal índole. Por fim, é feita uma síntese referente ao percurso construído no âmbito das práticas vivenciadas. Esta síntese foi fundamental para o meu crescimento pessoal e profissional.pt_PT
dc.identifier.tid203670140pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9885
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectConflitospt_PT
dc.subjectEducador de Infânciapt_PT
dc.subjectGestão de conflitospt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.titleA gestão de conflitos em educação pré-escolarpt_PT
dc.title.alternativeinvestigar e refletir sobre o papel do educador em contexto de prática pedagógicapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Investigar e refletir sobre o papel do educador.pdf
Size:
7.29 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: