Publication
A gestão de conflitos em educação pré-escolar
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Gamboa, Maria José Nascimento Silva | |
dc.contributor.author | André, Joana Filipa da Silva | |
dc.date.accessioned | 2024-08-02T09:34:13Z | |
dc.date.available | 2024-08-02T09:34:13Z | |
dc.date.issued | 2024-07-17 | |
dc.description.abstract | O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, realizado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do Instituto Politécnico de Leiria. Este espelha o desenvolvimento da minha identidade, abordando a minha trajetória como educadora de infância e investigadora e encontra-se dividido em três partes. A primeira parte foca, de forma reflexiva, na minha experiência em contexto de Creche. Nesta foram abordados pontos como a importância das rotinas, assim como o ciclo pedagógico foi tido em consideração. Na segunda parte, de modo reflexivo, descrevo o meu percurso em Jardim de Infância da rede particular, incluindo o projeto Como fazer uma cabana no pinhal? desenvolvido com o grupo de crianças, bem como a avaliação com recurso ao portfólio. A terceira parte abrange dois capítulos. O primeiro capítulo referente à dimensão reflexiva sobre a minha experiência em jardim de infância de rede pública, focando as diferentes propostas realizadas com o grupo e evidenciando aprendizagens do mesmo. O segundo capítulo, designado dimensão reflexiva, apresenta o ensaio investigativo de natureza qualitativa realizado com um grupo de quatro crianças, com idades entre 4 e 5 anos. O principal objetivo deste é possibilitar compreender a perceção dos conflitos em contexto educativo. Com a realização do estudo compreendeu-se que é comum a existência de conflitos em contextos educativos. Os dados recolhidos evidenciam o reconhecimento de situações de conflito, bem como os fatores que conduzem às mesmas. Evidenciam também conhecimento de soluções a aplicar em situações de tal índole. Por fim, é feita uma síntese referente ao percurso construído no âmbito das práticas vivenciadas. Esta síntese foi fundamental para o meu crescimento pessoal e profissional. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203670140 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/9885 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Conflitos | pt_PT |
dc.subject | Educador de Infância | pt_PT |
dc.subject | Gestão de conflitos | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-escolar | pt_PT |
dc.title | A gestão de conflitos em educação pré-escolar | pt_PT |
dc.title.alternative | investigar e refletir sobre o papel do educador em contexto de prática pedagógica | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Investigar e refletir sobre o papel do educador.pdf
- Size:
- 7.29 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: