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- Estudo de adaptação e validação das The Mehrabian Self-Esteem (MSE) and Optimism-Pessimism (MOP) ScalesPublication . Custódio, Susana Margarida Rodrigues; Pereira, Anabela Maria Sousa; Seco, Graça Maria dos Santos BatistaO presente trabalho visa apresentar o processo de tradução e adaptação para a língua portuguesa das The Mehrabian Self-Esteem and Optimism-Pessimism Scales (Mehrabian, 1998), bem como respectivas propriedades psicométricas. Depois de traduzidas e submetidas a um processo de validação linguística, as escalas foram administradas a 1283 estudantes dos quatro anos do curso de Licenciatura em Enfermagem, no ano lectivo de 2007/2008, em cinco Escolas Superiores de Saúde. A análise factorial revelou uma solução considerada satisfatória, semelhante à do autor da escala, sendo plausível a hipótese de unidimensionalidade proposta pelo mesmo. Os valores encontrados na análise de consistência interna foram satisfatórios (alfa de Cronbach de .78 para a Escala de Auto-Estima; .83 para a Escala de Optimismo-Pessimismo). A versão portuguesa das escalas mostrou ter características psicométricas idênticas à versão original, permitindo-nos afirmar que as mesmas constituem instrumentos válidos para a avaliação da auto-estima e do optimismo-pessimismo no contexto português.
- Stresse, suporte social, optimismo e saúde em estudantes de enfermagem em ensino clínicoPublication . Custódio, Susana Margarida Rodrigues; Pereira, Anabela Maria Sousa; Seco, Graça Maria dos Santos BatistaO stresse constitui uma experiência vital transversal às vivências do dia-a-dia acarretando consequências a nível do bem-estar e saúde dos indivíduos. No caso específico dos alunos de enfermagem, a situação de ensino clínico tem sido identificada como uma das situações que induz níveis mais elevados de stresse. Inserindo-se neste enquadramento, esta comunicação visa apresentar um estudo, a realizar no âmbito de um projecto de doutoramento, cujo principal objectivo consiste em construir e validar um instrumento que permita identificar os factores indutores de stresse percebidos pelos estudantes de enfermagem. Pretende-se igualmente analisar as inter-relações que se estabelecem entre stresse percepcionado, suporte social, optimismo e saúde. Pretende-se estudar os referidos aspectos em função do género dos alunos, do ano do curso e do serviço de saúde/instituição onde decorre o ensino clínico. A amostra do estudo será constituída por estudantes do curso de licenciatura em enfermagem, das Escolas Superiores de Enfermagem/Saúde da região centro, que se encontrem em ensino clínico. A presente investigação pretende contribuir para a identificação das situações geradoras de stresse em ensino clínico de modo a promover o desenvolvimento de competências e estratégias para lidar com as mesmas de forma mais eficaz, possibilitando o (des)envolvimento dos seus diversos intervenientes.
- Optimismo e stresse em estudantes de EnfermagemPublication . Custódio, Susana Margarida Rodrigues; Pereira, Anabela Maria Sousa; Seco, Graça Maria dos Santos BatistaO optimismo é considerado um recurso pessoal que influencia as respostas do indivíduo ao stresse e que contribui para o seu bem-estar. Este estudo quantitativo tem como objectivos avaliar o optimismo dos estudantes e verificar a existência de diferenças em função do sexo e do ano de frequência do curso. Pretende-se ainda analisar a relação entre optimismo e percepção de stresse em ensino clínico de Enfermagem (ECE). Participaram no estudo 1283 estudantes dos quatro anos da licenciatura em Enfermagem de cinco Escolas Superiores de Saúde da região centro de Portugal. Para avaliar o optimismo utilizou-se uma versão traduzida e adaptada da The Mehrabian Optimism-Pessimism (MOP) Scale (Mehrabian, 1998). Para avaliar a percepção de situações de stresse recorreu-se à Escala de Situações de Stresse em ECE. Os resultados revelam que o sexo dos estudantes parece não exercer um impacto significativo no nível do optimismo. Porém, constatou-se a existência de diferenças significativas ao nível do optimismo em função do ano do curso. Verificou-se ainda uma correlação negativa e estatisticamente significativa entre o optimismo e a percepção de situações de stresse. Importa promover uma atitude optimista que possibilite aos indivíduos lidarem com as situações de stresse de uma forma mais eficaz e positiva.
- Ser optimista acerca do optimismo : sua importância na gestão do stresse de estudantes de enfermagemPublication . Custódio, Susana Margarida Rodrigues; Pereira, Anabela Maria Sousa; Seco, Graça Maria dos Santos BatistaO optimismo surge associado a um melhor bem-estar físico e psicológico durante períodos de stresse. Este trabalho visa avaliar o optimismo dos estudantes e analisar a relação entre esta variável e a percepção de situações de stresse em ensino clínico de Enfermagem e as manifestações do stresse. Pretende-se reflectir sobre propostas de promoção do optimismo. Integraram a amostra 1283 estudantes dos quatro anos do curso. O optimismo foi avaliado com uma versão traduzida e adaptada The Mehrabian Optimism-Pessimism Scale (Mehrabian, 1998), a percepção de situações stressantes através da Escala de Stresse em ECE e as suas manifestações através da Escala de Manifestações do Stresse. Os estudantes evidenciaram um nível de optimismo médio. Verificou-se uma correlação negativa e significativa entre optimismo e percepção de situações stressantes e manifestações do stresse. A criação de contextos académicos promotores de experiências óptimas e positivas deve assumir-se como linha de investigação e de intervenção psicológica.