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Optimismo e stresse em estudantes de Enfermagem

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Abstract(s)

O optimismo é considerado um recurso pessoal que influencia as respostas do indivíduo ao stresse e que contribui para o seu bem-estar. Este estudo quantitativo tem como objectivos avaliar o optimismo dos estudantes e verificar a existência de diferenças em função do sexo e do ano de frequência do curso. Pretende-se ainda analisar a relação entre optimismo e percepção de stresse em ensino clínico de Enfermagem (ECE). Participaram no estudo 1283 estudantes dos quatro anos da licenciatura em Enfermagem de cinco Escolas Superiores de Saúde da região centro de Portugal. Para avaliar o optimismo utilizou-se uma versão traduzida e adaptada da The Mehrabian Optimism-Pessimism (MOP) Scale (Mehrabian, 1998). Para avaliar a percepção de situações de stresse recorreu-se à Escala de Situações de Stresse em ECE. Os resultados revelam que o sexo dos estudantes parece não exercer um impacto significativo no nível do optimismo. Porém, constatou-se a existência de diferenças significativas ao nível do optimismo em função do ano do curso. Verificou-se ainda uma correlação negativa e estatisticamente significativa entre o optimismo e a percepção de situações de stresse. Importa promover uma atitude optimista que possibilite aos indivíduos lidarem com as situações de stresse de uma forma mais eficaz e positiva.

Description

Comunicação apresentada no XVII Congreso INFAD sobre “Dificultades Sociales y Psicología Positiva de la Vida realizado em Zamora em Abr. 2010.

Keywords

Optimismo Stress Estudantes de Enfermagem

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