Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- Colmeias. População e emigraçãoPublication . Marques, José Carlos Laranjo; Pedrosa, Bibiana
- Projeto En‐Red‐Versad@s. Clube de poesia on line – relato de uma experiência de utilização de um blogue por seniores portugueses e espanhóisPublication . Nobre, Cristina; Gamboa, Maria José; Santos, Filipe; Pimentel, Luísa; Pedrosa, Bibiana; Rodrigues, Carina; Maurício, Cezarina; Lopes, SaraO presente relato é parte de um projeto mais vasto de intervenção e investigação em curso no âmbito do Projeto EN‐RED‐VERSAD@S. Clube de poesia on‐line dinamizado pela Universidade Sénior da Universidade da Corunha e pelo seu parceiro Programa 60+ do Politécnico de Leiria que visa, através da dinamização de um blogue, divulgar a língua e a poesia portuguesas, bem como desenvolver competências linguísticas, culturais e digitais, através domínio e uso das TIC. No quadro de uma educação plurilinguística, poética e digital, ao longo da vida, em ordem a um envelhecimento ativo e à construção de uma cidadania consciente e comprometida por parte dos estudantes séniores, pretende-se apresentar os objetivos, participantes e metodologias de ação do projeto e investigação a ele associado, assim como os primeiros dados de participação. Os resultados obtidos sugerem que o projeto tem potencialidades formativas potenciadoras do envolvimento dos participante séniores no clube de poesia on line, abrindo a discussão sobre as vantagens de um alargamento da sua participação e sobre os modos pedagógicos de a promover, afirmando-se como uma resposta socioeducativa válida, em ordem à valorização pessoal e intergeracional dos participantes.
- Da multigeracionalidade à intergeracionalidade: refletindo sobre a aprendizagem intergeracional no ensino superiorPublication . Pimentel, Luísa; Lopes, Sara; Pedrosa, Bibiana; Maurício, CezarinaA aprendizagem intergeracional (AI) afirma-se como essencial ao desenvolvimento das pessoas e das sociedades. Um dos contextos onde têm emergido projetos de AI é o ensino superior, facilitando-se o acesso dos mais velhos a novas oportunidades socioeducativas e à convivência com os mais jovens. Este artigo pretende apresentar o resultado de uma pesquisa que envolveu, durante 1 semestre, os estudantes do Programa 60+ e os estudantes da licenciatura em Educação Social no planeamento e dinamização de atividades socioculturais, em articulação com entidades da comunidade. A partir da análise de dois questionários aplicados aos estudantes da licenciatura, conclui-se que o desenvolvimento das atividades foi muito importante para a sua formação académica e para alterar as perceções que tinham dos seniores, passando a valorizar o seu papel na sociedade