Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Plano de negócios : o bosque Nature Glamping Resort
    Publication . Reis, Fátima Bento dos; Schön, Michael; Martins, Rui Alberto de Freitas
    O Plano de Negócios: O Bosque Nature Glamping Resort tem como objetivo principal a conceção e desenvolvimento de um glamping, incluindo o plano de marketing, o plano de ação e avaliação económica e financeira do projeto com base no seu potencial para criar riqueza, localizado em Ataíja de Baixo, concelho de Alcobaça, num espaço rural plenificado de árvores e costumes e tradições locais. O glamping é muito abrangente, ao nível nacional, e internacional, e a sua magnitude, pelas várias formas que pode assumir, interlaça-se nas culturas locais de cada região e país. É um conceito recente que consiste na oferta de alojamento com qualidade, conforto e requinte, num espaço dito alternativo, mas em total harmonia com a natureza, respeito pelo meio ambiente, e associado a valores de comunhão com serviços de elevada qualidade. O presente plano de negócio permitiu um estudo exaustivo do setor e procura avaliar a viabilidade económica e financeira para o qual se efetua uma análise de mercado, desenvolvimento da estratégia, plano de implementação com definição de marketing, plano de recursos humanos e plano financeiro. Este empreendimento turístico destaca-se pela localização em ambiente rural e natural, pelo serviço personalizado com foco na hospitalidade e acolhimento ao cliente, pela gastronomia rural e típica, e pela vivência de experiências endógenas, e pela sustentabilidade na construção com recurso a energia sustentável, e aproveitamento de águas residuais
  • A motivação dos colaboradores da receção de um hotel: uma proposta de boas práticas
    Publication . Reis, Fátima Bento dos
    A motivação dos colaboradores da receção de um hotel – uma proposta de boas práticas é um trabalho desenvolvido no âmbito de atribuição do Título de Especialista segundo o CNAEF área 811: Hotelaria e Restauração, cuja base assenta no departamento da receção do Your Hotel & SPA Alcobaça, um hotel de 4 estrelas onde desempenhei a função de chefe de receção, ao longo de catorze anos. O presente trabalho tem como objetivo compreendera receção e todas as suas funções, responsabilidades, métodos de trabalho e de organização, assim como o papel de um chefe de receção como gestor da sua equipa, expectativas, motivação e envolvimento da mesma no cumprimento dos objetivos estipulados pela direção, e apresentar soluções de boas práticas de motivação para a equipa. O presente trabalho divide-se em três capítulos. No capítulo 1 apresenta-se uma revisão da literatura no âmbito da hotelaria, a evolução histórica do Your Hotel & SPA assim como os seus recursos humanos, e a organização operacional da receção. No capítulo 2 apresenta-se o chefe de receção, as suas funções, responsabilidades e competências. Por último, o capítulo 3 relativo ao caso prático no Your Hotel & SPA com uma proposta de implementação de boas práticas ao nível da motivação para a equipa de front e back office.