Loading...
15 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 15
- Processo de registo e depósito de dissertações no Politécnico de LeiriaPublication . Marcos, Rosa; Pereira, Alexandra; Correia, Dulce; Sousa, João; Ferreira, Maria João; Lila, Pedro; Martiniano, SusanaO presente artigo pretende descrever o processo de implementação do registo no Renates e depósito no Repositório IC-Online das dissertações de mestrado aprovadas no Instituto Politécnico de Leiria, na sequência da entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 115/2013 de 7 de agosto. Após uma fase inicial de planeamento que envolveu vários serviços do Politécnico de Leiria, foi aprovado e implementado um processo de workflow que permitiu a agilização de todo o trabalho. Dois anos depois, o balanço deste processo é bastante positivo, uma vez que em três Escolas Superiores o trabalho retrospetivo se encontra totalmente concluído e, nas duas restantes, se prevê que fique concluído até final de 2018.
- Bibliotecas do Ensino Superior : inovar para envolverPublication . Correia, Dulce; Gonçalves, Liliana; Marcos, Rosa; Moreira, FranciscoAs Bibliotecas, nomeadamente as de ensino superior, têm que acompanhar as constantes mudanças tecnológicas, económicas e sociais que se vão operando no meio que as envolve, sobretudo ao nível do seu público-alvo, sob pena de morrerem lentamente. Uma Biblioteca que se encontra ao serviço de comunidades que lidam por natureza com a inovação e o empreendedorismo não pode alhear-se dessa realidade e tem que investir em novos procedimentos e novos serviços, adequados ao público-alvo que pretende atrair e envolver. As Bibliotecas do Instituto Politécnico de Leiria perseguem esse objetivo e, sempre que possível, apostam em procedimentos e novos serviços com o objetivo de envolver colaboradores e atrair o público que procuram servir. O Sistema de Identificação Digital utilizando a tecnologia RFID, a utilização do cartão do cidadão como cartão de leitor e a Estante Digital são exemplos disso. No âmbito do projeto de requalificação da Biblioteca Campus 3 (Escola Superior de Artes e Design da Caldas da Rainha do Instituto Politécnico de Leiria), financiado pelo QREN, foram adquiridos diversos equipamentos com a tecnologia RFID, com vista à implementação desta tecnologia quer na circulação e empréstimo, quer na inventariação das obras. Assim, este sistema efetua a inventariação automatizada das obras, permitindo saber com exatidão quantas estão desaparecidas ou arrumadas fora do lugar. Esta tecnologia, integrada com o software de gestão de bibliotecas, permite ainda emprestar e devolver vários itens em simultâneo em vez de os passar individualmente pelo leitor ótico, procedendo também em simultâneo à desativação das etiquetas no empréstimo e à ativação na devolução. Outra inovação instituída por estes serviços foi a utilização do Cartão de Cidadão, enquanto cartão de leitor. Com o apoio dos técnicos dos Serviços de Informática, foi desenvolvida uma aplicação para que o Cartão do Cidadão passasse a ser usado como cartão de leitor das Bibliotecas do IPLeiria, permitindo, desta forma, tornar as atividades de circulação e empréstimo mais ágeis e rápidas. Por outro lado, uma vez que estes serviços deixaram de emitir cartões de leitor, este processo veio também permitir uma redução de custos. Para além das tecnologias atrás referidas, que permitiram uma agilização dos movimentos nos balcões de atendimento, foi também introduzida outra inovação na área da divulgação e promoção do fundo documental: a Estante Digital. Este novo serviço pretende ir ao encontro dos novos nativos digitais, que querem a informação à distância de um clique. Assim, às estantes convencionais juntam-se agora estantes digitais, com códigos QR que os conduzem, através dos dispositivos móveis, a conteúdos digitais dos mais variados temas e áreas.
- Páginas de inclusão nas Bibliotecas do IPLPublication . Correia, Dulce; Gonçalves, Liliana
- Processo de registo e depósito de dissertações no Politécnico de LeiriaPublication . Pereira, Alexandra; Correia, Dulce; Sousa, João; Lila, Pedro; Marcos, Rosa; Martiniano, SusanaA presente apresentação pretende descrever o processo de implementação do registo no Renates e depósito no Repositório IC-Online das dissertações de mestrado aprovadas no Instituto Politécnico de Leiria, na sequência da entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 115/2013 de 7 de agosto. Após uma fase inicial de planeamento que envolveu vários serviços do Politécnico de Leiria, foi aprovado e implementado um processo de workflow que permitiu a agilização de todo o trabalho. Dois anos depois, o balanço deste processo é bastante positivo, uma vez que em três Escolas Superiores o trabalho retrospetivo se encontra totalmente concluído e, nas duas restantes, se prevê que fique concluído até final de 2018.
- Todos Diferentes, Todos Animais : a história de um livro inclusivoPublication . Correia, Dulce; Gonçalves, Liliana«Todos Diferentes, Todos Animais» é um livro que pretende tocar, simultaneamente, o lúdico e o didático, que servirá de estímulo a atitudes mais inclusivas e à criação de conteúdos acessíveis a crianças com necessidades especiais, mas também para todos os interessados na temática e literatura infanto-juvenil. Fruto do envolvimento de diversos serviços do Instituto Politécnico de Leiria, o livro é «traduzido» em diferentes formatos: braille, relevo e interpretado em língua Gestual Portuguesa e em Símbolos Pictográficos para a Comunicação, transformando assim o livro num instrumento inclusivo e essencial para desenvolver atividades de leitura com crianças com necessidades educativas especiais ou com crianças em idade pré-escolar e escolar. Esta adaptação teve como objetivo promover a participação ativa das crianças, tornando-a mais eficaz através do manuseamento das diferentes versões. O livro impresso é composto pela história original e pela mesma em versão pictográfica, possui ainda um código QR que remete para www.todosdiferentes.ipleiria.pt no qual é disponibilizado nas versões audiolivro/videolivro em Língua Gestual Portuguesa.
- Livros sobre rodas: o empréstimo intercampus nas Bibliotecas do IPLPublication . Correia, Dulce; Marcos, Rosa
- Partilha e cooperação no acesso à informação científica: a participação do Instituto Politécnico de Leiria no projeto RCAAPPublication . Correia, Dulce; Marcos, Rosa
- O valor económico das Bibliotecas de Ensino SuperiorPublication . Correia, Dulce; Marques, Maria BeatrizIntroduz-se o conceito de valor económico e contextualiza-se a importância do seu uso como ferramenta estratégica de gestão. Analisam-se os efeitos da crise económica e financeira em Portugal, nomeadamente os fortes constrangimentos orçamentais e a vigorosa concorrência dos mercados e dos organismos entre si, empolada pela consolidação do pensamento neoliberal e do aparecimento de uma nova filosofia de governança pública, o New Public Management. Assume-se que a procura de vantagens competitivas impõe que as bibliotecas do ensino superior, assumam uma postura dinâmica e flexível na procura de novas soluções para a sua sustentabilidade, sem desvirtuar a sua natureza e missão. Procurou perceber-se se, perante a necessidade de informação científica e técnica (ICT) para suportar os processos de inovação no seio das empresas, se justificaria a criação de um Serviço de ICT prestado pelas bibliotecas do Instituto Politécnico de Leiria e pago pelos seus potenciais clientes. Para tal, recorreu-se à metodologia de investigação qualitativa, mais especificamente ao método de estudo de caso, e selecionou-se uma amostra não-probabilística e intencional de empresas da região de Leiria. Os resultados da investigação desenvolvida permitiram concluir sobre a validade da proposta de criação de um Serviço de ICT para empresas nas Bibliotecas do IPLeiria.
- Animação e dinamização de bibliotecas: Serviços de Documentação do Instituto Politécnico de LeiriaPublication . Correia, Dulce; Bento, Elisa
- Bibliotecas do Instituto Politécnico de Leiria : espaços da comunicaçãoPublication . Correia, Dulce; Gonçalves, Liliana; Lila, Pedro; Moreira, FranciscoUma Biblioteca que se encontra ao serviço de comunidades que lidam por natureza com a inovação e o empreendedorismo não pode alhear-se dessa realidade e tem que investir em novos procedimentos e novos serviços, adequados aos públicos-alvo que pretende atrair e envolver. A forma e os meios usados na comunicação com o público que se pretende atrair ditam o índice de capacidade de um serviço de envolver os seus públicos-alvo (...)