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Graça Henriques, Carolina Miguel

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  • A SISTÉMICA FAMILIAR NO CUIDADO DE ENFERMAGEM CENTRADO NA FAMÍLIA IMPACTO DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO
    Publication . Henriques, Carolina; Jordão, Tânia Fernanda Mesquita da Silva
    A enfermagem de saúde familiar é uma disciplina recente, com evolução nas últimas décadas. Os estudos nesta área indiciam que a abordagem sistémica da família não é prática habitual pelos profissionais. Pretende-se com este estudo conhecer a perceção dos conceitos de família e de enfermagem de saúde familiar, avaliar os conhecimentos sobre sistémica familiar e avaliar o impacto de um programa de formação centrado nos conhecimentos sobre sistémica familiar no cuidado à família em oito enfermeiros que integram uma Unidade de Saúde Familiar de Portugal. Utilizou-se a aplicação de questionário autoadministrado sobre o mesmo grupo de sujeitos, em dois momentos: Uma avaliação inicial e uma avaliação após o programa de formação. Verificou-se o aumento dos conhecimentos nos enfermeiros sujeitos ao programa de formação, validando a hipótese de investigação: Existem diferenças estatisticamente significativas nos conhecimentos sobre sistémica familiar no cuidado à família, dos enfermeiros que integram uma Unidade de Saúde Familiar, antes e após a implementação de um Programa de Formação, destacando a necessidade e importância de desenvolver e implementar programas de formação neste âmbito para profissionais de enfermagem.
  • Transição para o papel maternal: a experiência vivida de mulheres com problemas de adição a substâncias psicoativas
    Publication . Henriques, Carolina; Botelho, Maria Antónia Rebelo; Catarino, Helena da Conceição Borges Pereira
    Existe hoje alguma investigação que se tem debruçado sobre os aspetos associados à parentalidade e à construção da identidade materna e paterna, no entanto, os aspetos específicos inerentes à consecução do papel maternal em mulheres em situação de vulnerabilidade acrescida, da gestação até os primeiros anos de vida do filho, são pouco conhecidos. A revisão sistemática da literatura que efetuámos permitiu compreender que os contextos de vida em que estas mulheres se movem são complexos e fulcrais para construção da identidade materna destas mulheres (Henriques, Botelho, Henriques & Vaz, 2015). O objetivo geral passa compreender a experiência vivida da transição para o papel maternal de mulheres com problemas de adição a substâncias psicoativas, desde o momento da gravidez ao primeiro ano de vida do filho. Esta pesquisa situa-se no paradigma qualitativo de desenho fenomenológico e interpretativo, inspirado na fenomenologia existencial de Heidegger. Como participantes teremos mães com idades entre os 18-35 anos, que saibam ler e escrever, que acordem participar na investigação e ao abrigo de programas terapêuticos (substituição narcótica de opiáceos) no âmbito dos Centros de Respostas Integradas da ARS do Centro. Do ponto de vista da fenomenologia ética seguir a abordagem de Emmanuel Levinas parece fazer-nos sentido, em que a responsabilidade e igualdade face ao outro e à sua experiência, alicerçam o encontro face a face.
  • Cuidar em enfermagem: estudo fenomenológico
    Publication . Henriques, Carolina; Catarino, Helena
    Ser-se doente oncológico constitui uma experiência única e singular. A doença oncológica associada à dor e ao sofrimento apresenta-se como um processo desafiante para quem a experiência, para quem vive em redor dela ou para quem a cuida. O conforto dos doentes depende da capacidade dos médicos e enfermeiros em compreender e respeitar a diversidade dos significados e expressões da dor. Partindo da questão central desta investigação “Que significado tem o Cuidar para os profissionais de enfermagem de cuidados de saúde primários, para os doentes oncológicos com dor prolongada no tempo e para os seus familiares?”, foi realizado um estudo de natureza qualitativa de enfoque fenomenológico, tendo como população alvo os enfermeiros de cuidados de saúde primários, os doentes oncológicos com dor prolongada no tempo e os familiares significativos do doente oncológico que faziam parte (ou como profissionais, ou como utentes/familiares) de Centros de Saúde. Ao contrário do que este estudo nos poderia sugerir à partida, ele não fala somente de enfermeiros, de doentes e de seus familiares, fala-nos do cerne da enfermagem. Entendendo que o foco de atenção da enfermagem é o estudo da resposta humana à doença e aos processos de vida, o enfermeiro deverá ser capaz, quer com estes ou outros doentes, quer com estes ou outros familiares, de diagnosticar as respostas humanas à doença e aos processos de vida, a partir do qual viabilize uma produção de um processo de cuidados profissional em parceria com a pessoa, baseado na relação interpessoal (Meleis, 1991). Assim parece-nos hoje fundamental continuar a investigar os componentes culturais do cuidar na sociedade portuguesa, de que forma ele é percecionado, expresso e vivido profissionalmente. Arruda (1992) chega mesmo a afirmar que este assunto, que é o cerne da profissão de enfermagem, não tem merecido a atenção necessária por parte dos enfermeiros.
  • Exploring the relationship between socioemotional skills and decision-making styles in health students
    Publication . Silva, Cândida G.; Gordo, Sara; Rodrigues, Ana Cristina; Henriques, Carolina; Rosa, Marlene
    Higher education in health study programs is particularly focused on the development of technical skills, despite there being a consensus on the importance of training students regarding socioemotional and life skills. The aim of this study was to characterize and explore correlations between socioemotional skills and decision-making styles in undergraduate health students. Undergraduate students (18–25 years old) were recruited at a School of Health Sciences in Portugal. Participants were characterized in terms of sociodemographic data, socioemotional skills (Study on Social and Emotional Skills questionnaire) and decisionmaking styles (Melbourne Decision Making questionnaire). Descriptive statistics and correlations between questionnaires´ subscales were calculated. Students presented higher scores in tolerance (34.8±3.4), cooperation (34.7±2.4), empathy (31.1±3.2), vigilance (16.0±1.9), and procrastination (9.9±2.1). Assertiveness presented negative correlations with buck-passing (rho=-0.43, p<0.01) and procrastination (rho=-0.38, p<0.01) and positive correlation with vigilance (rho=0.22, p=0.03). Students demonstrated higher values in empathy, cooperation, and tolerance skills, meaning they tend to be kind and care for others’ well-being. Vigilance style is related to assertiveness characterizing hard working leaders able to pay attention to others’ needs. Training that involves socioemotional skills might be crucial for the style of decision-making in future health professionals.
  • Mapeamento das equipes de parto domiciliar planejado: revelando o cenário brasileiro
    Publication . Pompeu, Kelen da Costa; Zamberlan, Claudia; Dalmolin, Graziele de Lima; Miguel da Graça Henriques, Carolina; Silva, Silvana Cruz da; Kruel, Cristina Saling
    Nos últimos anos, o Parto Domiciliar Planejado (PDP) tem despertado interesse crescente entre mulheres brasileiras que buscam uma experiência de parto mais humanizada, personalizada e segura. Esta preferência surge como alternativa ao modelo hospitalar tradicional, visto como inadequado para o processo fisiológico do parto. Este estudo observacional descritivo mapeou e descreveu 34 equipes de PDP no Brasil, analisando sua composição, práticas e organização, via questionário eletrônico nacional. A análise, realizada de forma descritiva, utilizou frequências e proporções para caracterizar as equipes. Os resultados indicam que as equipes de PDP são compostas por profissionais qualificados, embora concentradas nas regiões Sudeste e Sul. A equipe mais antiga iniciou sua atividade em 2003, marcando a consolidação do PDP como uma opção viável para mulheres que buscam um parto mais natural e centrado em suas necessidades. A pesquisa revelou a expansão do PDP no Brasil, com profissionais qualificados e uma organização que reforça a humanização do cuidado materno-infantil. No entanto, há desafios, como a necessidade de padronizar protocolos de atendimento e melhorar a articulação entre equipes e hospitais, especialmente em transferências. Esses achados destacam a urgência de políticas públicas que regulamentem o PDP de forma mais ampla, garantindo equidade no acesso e qualidade do cuidado em todas as regiões do país.
  • Determinantes na transição para a parentalidade
    Publication . Henriques, Carolina; Santos, Maria dos; Caceiro, Elisa; Ramalho, Sónia
    CONTEXTO: A transição para a parentalidade requer mudanças cognitivas, afetivas e comportamentais. A puérpera está dependente de vários fatores que poderão facilitar ou difcultar a transição para a maternidade, uma vez que o puerpério é um período bastante propício à existência de alterações psicoemocionais. OBJETIVO(S): Neste estudo, os objetivos passaram por procurar conhecer as características sociodemográfcas e obstétricas das puérperas internadas em serviços de Obstetrícia; Determinar o nível de alterações psicoemocionais percecionado pelas puérperas internadas em serviços de obstetrícia e Verifcar a relação entre o nível de alterações psicoemocionais e algumas caraterísticas sociodemográfcas e obstétricas das puérperas internadas em serviços de obstetrícia. METODOLOGIA: Estudo descritivo – correlacional. Aplicação de um questionário relativo aos dados sociodemográ!cos e obstétricos, e Escala de Avaliação de Alterações Psicoemocionais do Puerpério (EAPP) a uma amostra não probabilística de 194 mulheres puérperas internadas. RESULTADOS: A média de idades das participantes foi de 29 anos, maioritariamente eram casadas e possuíam o ensino secundário. A maioria destas puérperas desejaram e planearam a sua gravidez, tendo realizado um parto eutócico. O nível de alterações psicoemocionais nestas mulheres revelou-se baixo. Evidenciou-se que fatores como a frequência de aulas de preparação para o parto, o tipo de parto e o número de partos anteriores infuenciam o nível de alterações psicoemocionais. CONCLUSÕES: Ao estudarmos as alterações psicoemocionais que se podem desenvolver durante o período puerperal, concluímos que a grande maioria das mulheres puérperas revelou níveis de alterações psicoemocionais baixos, no entanto, pensamos ser fundamental debruçarmo-nos sobre os fatores que parecem infuenciar o mesmo, nomeadamente a frequência de cursos de preparação para o parto.
  • Observatório para a Saúde dos Estudantes do Instituto Politécnico de Leiria - Relatório Técnico 2024
    Publication . Graça Henriques, Carolina Miguel; de Matos Gonçalves, Pedro Jorge; Matos, Rui; MENDES, SUSANA; Toneca, Cláudia Andreia Cunha Belém; Oliveira Diz, Susana Cristina; Ferreira, Bárbara
    O Instituto Politécnico de Leiria está comprometido com a promoção de estilos de vida saudável e ativa na comunidade académica, em alinhamento com a definição de Saúde da Organização Mundial de Saúde (OMS). No âmbito do programa Healthy Campus, a saúde, o bem-estar e os estilos de vida saudáveis são preocupações cada vez mais presentes na nossa Instituição, pelo que solicitámos a colaboração de todos os estudantes para o preenchimento de um questionário, devidamente aprovado pela Comissão de Ética do Instituto Politécnico de Leiria - Parecer N.º CE/IPLEIRIA/53/2023, que se realiza no âmbito do Observatório da Saúde dos Estudantes do Politécnico de Leiria, cujos resultados aqui são apresentados e que nos permitem desenhar intervenções que vão ao encontro das necessidades dos nossos estudantes em matéria de saúde, bem-estar e estilos de vida saudáveis.
  • Promoção do Sucesso e Redução do Abandono Académico: Plano de Ação
    Publication . Lázaro, Alexandra; Pereira, Ana Patrícia; Henriques, Carolina; Toneca, Cláudia; Amaro, Dina; Tavares, Dina; Rodrigues, Filipa; Seco, Graça; Marques, Gorete; Silva, Joana Carrilho da; Varela, Jorge; Brites, Leonel; Rosálio, Lina; Magueta, Lúcia; Filipe, Luís Pereira; Caetano, Marta; Frade, Patrícia; Vaz, Paula; Gonçalves, Pedro; Alves, Sandra; Mina, Sónia; Reis, Susana; Almeida, Susana; Bernardino, Susana; Fonseca, Susana; Ferreira, Tiago; Tavora, Vítor
    De forma de criar e potenciar, no Instituto Politécnico de Leiria, um trabalho colaborativo a partir da identificação e utilização de uma metodologia integrada de promoção do sucesso escolar, que permita identificar, no contexto académico, todas as dimensões do problema e um roteiro de intervenção futuro que inclua a identificação de estratégias para promoção do sucesso académico em Instituições de Ensino Superior nacionais e internacionais, foi desenvolvido o “Laboratório da Mudança”. Através de um método sistémico, participativo e criativo para enfrentar, gerir e mitigar problemas sociais complexos, como são o insucesso e abandono escolar, foi desenvolvido um trabalho em conjunto com os diferentes intervenientes da comunidade académica do Instituto Politécnico de Leiria, no qual foi utilizada a ferramenta Teoria da Mudança para a criação de um plano de ação face a problemas sociais complexos. No Laboratório da Mudança foram convidados a participar vários atores da comunidade académica do IP Leiria, desde direções e escolas, coordenações pedagógicas e demais serviços, bem como docentes e estudantes. A equipa multidisciplinar constituída para o desenvolvimento do Laboratório trouxe contributos variados relevantes e inovadores no desenho de uma estratégia colaborativa e na construção do presente plano de ação. Aquando da identificação do problema, e após o término do projeto, estes atores contribuirão na promoção de outras estratégias, além das propostas em desenvolvimento neste projeto, que possam ser concebidas no futuro visando a resolução dos problemas identificados do insucesso e abandono escolar.
  • Nursing and vaccination: evolution of the compliance with the combined measles-mumps-rubella (MMR) vaccine
    Publication . Frade, João Manuel Graça; Frade, Maria de Fátima Graça; Henriques, Carolina Miguel Graça; Silva, Armando; Gonçalves, Guilherme
    Background: Immunization is an important activity performed by primary health care nurses in Portugal. Objectives: This study aims to assess the evolution of the compliance with the immunization strategy for the combined measles-mumps-rubella (MMR) vaccine. Methodology: A study was conducted with 411 individuals, born after 1970 in Portugal, by consulting immunization records (IRs) and health booklets (HBs). Results: The vaccination coverage rate was 38.88% in cohorts born before 1977 and higher than 95% in cohorts born after 1990. The administration according to the age criteria recommended by the Directorate-General for Health (DGS) was associated with the participants’ birth generation and improved over time (r = - 0.239, p = 0.001). Conclusion: In this sample, the MMR vaccine strategy complied with the objectives of the World Health Organization and DGS concerning the vaccination coverage rate and the adequacy of the immunization schedules according to the recommended age criteria.
  • A integração da família nos cuidados de enfermagem: Perspetiva de enfermeiros e estudantes de enfermagem
    Publication . Frade, João Manuel Graça; Henriques, Carolina; Frade, Maria
    Enquadramento: A pertinência da integração das famílias nos cuidados de enfermagem permite a promoção, manutenção e recuperação da saúde das famílias. Objetivos: Identificar e descrever a perspetiva dos enfermeiros e estudantes de enfermagem sobre a integração das famílias nos cuidados de enfermagem. Metodologia: Estudo inferencial, transversal, numa população de enfermeiros e estudantes de enfermagem. Foi aplicada a escala Families Importance in Nursing Care – Nurses Attitudes (FINC-NA). Resultados: Amostra constituída por 164 indivíduos, dos quais 71 eram profissionais e 93 estudantes. A média da importância atribuída à família foi maior nos estudantes de enfermagem relativamente aos enfermeiros, sendo a diferença entre os dois grupos significativa. Na análise de regressão linear univariada as variáveis: Idade, Anos de experiência profissional e Formação na área da família parecem estar associadas à importância atribuída à família. Conclusão: Os estudantes atribuem maior importância à integração da família do que os enfermeiros. As variáveis Idade, Anos de exercício profissional e Formação na área da família, nos enfermeiros, associam-se a uma maior importância da integração da família.