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- Fichas Práticas de Anatomia e Fisiologia I - Osteologia e artrologiaPublication . Frade, João Manuel Graça; Silva, PedroEste manual é elaborado no âmbito da unidade curricular de anatomia e fisiologia I para as turmas de Licenciatura de Enfermagem da Escola superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria no sentido de apoiar o estudo nos conteúdos lecionados em aulas teóricas e teórico-práticas. O seu principal objetivo é sistematizar conhecimentos para melhor compreensão e apreensão dos conteúdos de anatomia e fisiologia I. O caderno é composto por questões teóricas e exercícios práticos a que o estudante deverá saber responder no final dos conteúdos lecionados no sentido de dar cumprimento aos objetivos da Unidade Curricular. Recomenda-se que o aluno procure responder autonomamente às questões e exercícios, consultando os tópicos de resposta neste manual apenas após terminar essa tarefa, por forma a comparar e perceber se a sua sistematização foi completa e adequada. As respostas neste manual não pretendem ser exaustivas nem devem ser pensadas como substituindo um manual de anatomia e fisiologia – cumprem apenas uma função de orientação para a comparação das respostas dadas pelo próprio aluno. Para uma sistematização com sucesso, algumas regularidades podem ser adotadas na organização da resposta, para ajudar a lembrar de todos os aspetos relevantes. Por exemplo, numa pergunta em que se pede para descrever a um órgão ou estrutura, é útil ter uma “checklist” mental de detalhes a mencionar: a sua localização nos 3 planos balizada por referências (é uma estrutura medial, ou lateral? Superior ou inferior a uma referência? Anterior, ou posterior?), a sua paridade, de que forma de pode classificar (por exemplo, no caso de um osso, é plano, longo, curto ou irregular?), as suas relações com órgãos adjacentes ou próximos, etc. De notar que embora seja útil ter uma organização mental dos vários tópicos com que se pode descrever o órgão, frequentemente não se inclui tudo isso na resposta, pois será apenas necessário responder ao que é perguntado – saber como organizar e selecionar apenas a informação relevante de entre a totalidade do conhecimento adquirido é também uma forma de demonstrar boa compreensão.
- Curso de Mestrado em Enfermagem Comunitária, Área Saúde Familiar - 2º Ano, 3º Semestre, Ano Letivo 2019/2020 - Planeamento do Estágio IVPublication . Frade, João Manuel GraçaGuia orientador do ensino clínico IV do Mestrado de Enfermagem de Saúde Familiar
- Nursing and vaccination: evolution of the compliance with the combined measles-mumps-rubella (MMR) vaccinePublication . Frade, João Manuel Graça; Frade, Maria de Fátima Graça; Henriques, Carolina Miguel Graça; Silva, Armando; Gonçalves, GuilhermeBackground: Immunization is an important activity performed by primary health care nurses in Portugal. Objectives: This study aims to assess the evolution of the compliance with the immunization strategy for the combined measles-mumps-rubella (MMR) vaccine. Methodology: A study was conducted with 411 individuals, born after 1970 in Portugal, by consulting immunization records (IRs) and health booklets (HBs). Results: The vaccination coverage rate was 38.88% in cohorts born before 1977 and higher than 95% in cohorts born after 1990. The administration according to the age criteria recommended by the Directorate-General for Health (DGS) was associated with the participants’ birth generation and improved over time (r = - 0.239, p = 0.001). Conclusion: In this sample, the MMR vaccine strategy complied with the objectives of the World Health Organization and DGS concerning the vaccination coverage rate and the adequacy of the immunization schedules according to the recommended age criteria.
- A integração da família nos cuidados de enfermagem: Perspetiva de enfermeiros e estudantes de enfermagemPublication . Frade, João Manuel Graça; Henriques, Carolina; Frade, MariaEnquadramento: A pertinência da integração das famílias nos cuidados de enfermagem permite a promoção, manutenção e recuperação da saúde das famílias. Objetivos: Identificar e descrever a perspetiva dos enfermeiros e estudantes de enfermagem sobre a integração das famílias nos cuidados de enfermagem. Metodologia: Estudo inferencial, transversal, numa população de enfermeiros e estudantes de enfermagem. Foi aplicada a escala Families Importance in Nursing Care – Nurses Attitudes (FINC-NA). Resultados: Amostra constituída por 164 indivíduos, dos quais 71 eram profissionais e 93 estudantes. A média da importância atribuída à família foi maior nos estudantes de enfermagem relativamente aos enfermeiros, sendo a diferença entre os dois grupos significativa. Na análise de regressão linear univariada as variáveis: Idade, Anos de experiência profissional e Formação na área da família parecem estar associadas à importância atribuída à família. Conclusão: Os estudantes atribuem maior importância à integração da família do que os enfermeiros. As variáveis Idade, Anos de exercício profissional e Formação na área da família, nos enfermeiros, associam-se a uma maior importância da integração da família.
- Fichas Práticas de Anatomia e Fisiologia I - Osteologia e Artrologia - ResoluçãoPublication . Frade, João Manuel Graça; Silva, João Pedro Cruz daEste manual é elaborado no âmbito da unidade curricular de anatomia e fisiologia I para as turmas de Licenciatura de Enfermagem da Escola superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria no sentido de apoiar o estudo nos conteúdos lecionados em aulas teóricas e teórico-práticas. O seu principal objetivo é sistematizar conhecimentos para melhor compreensão e apreensão dos conteúdos de anatomia e fisiologia I. O caderno é composto por questões teóricas e exercícios práticos a que o estudante deverá saber responder no final dos conteúdos lecionados no sentido de dar cumprimento aos objetivos da Unidade Curricular. Recomenda-se que o aluno procure responder autonomamente às questões e exercícios, consultando os tópicos de resposta neste manual apenas após terminar essa tarefa, por forma a comparar e perceber se a sua sistematização foi completa e adequada. As respostas neste manual não pretendem ser exaustivas nem devem ser pensadas como substituindo um manual de anatomia e fisiologia – cumprem apenas uma função de orientação para a comparação das respostas dadas pelo próprio aluno. Para uma sistematização com sucesso, algumas regularidades podem ser adotadas na organização da resposta, para ajudar a lembrar de todos os aspetos relevantes. Por exemplo, numa pergunta em que se pede para descrever a um órgão ou estrutura, é útil ter uma “checklist” mental de detalhes a mencionar: a sua localização nos 3 planos balizada por referências (é uma estrutura medial, ou lateral? Superior ou inferior a uma referência? Anterior, ou posterior?), a sua paridade, de que forma de pode classificar (por exemplo, no caso de um osso, é plano, longo, curto ou irregular?), as suas relações com órgãos adjacentes ou próximos, etc. De notar que embora seja útil ter uma organização mental dos vários tópicos com que se pode descrever o órgão, frequentemente não se inclui tudo isso na resposta, pois será apenas necessário responder ao que é perguntado – saber como organizar e selecionar apenas a informação relevante de entre a totalidade do conhecimento adquirido é também uma forma de demonstrar boa compreensão.
- Vaccination nursing records: importance for monitoring the health of populationsPublication . Frade, João Manuel Graça; Henriques, Carolina Miguel Graça; Frade, FátimaBackground: Vaccination nursing records are a source of relevant information for adequate epidemiological surveillance of the implementation of the National Vaccination Program. Objectives: To evaluate the reliability and accuracy of vaccination nursing records related to the measles-mumps-rubella vaccination strategy (MMR). Methodology: The official vaccination records of 411 individuals, born between 1970 and 2004, were examined. We studied their vaccination, disease, and vaccination adverse reactions history. Results: There is a coincidence of vaccination information recorded in the Individual Vaccination Record and the Individual Health card in 96.22%. The followed vaccination schedules were associated with the birth generations to which individuals belong (r = 0.720; p = 0.020). Vaccination status was not associated with either the history of disease or the history of adverse reactions to vaccination (p > 0.05). Conclusion: Vaccination nursing records are reliable and accurate, allow the monitoring and surveillance of the health of populations, and ensure the success of the implementation of the National Vaccination Program in Portugal.
- Saúde das Mulheres em Cabo VerdePublication . Henriques, Carolina; Frade, João; Santos, PauloFalarmos da saúde das mulheres é falarmos da saúde genésica das populações, já que as mulheres são as principais responsáveis pelo cuidado ao outro. Neste estudo procurámos conhecer a saúde e o bemestar das mulheres em cabo verde, seja a nível físico, seja do ponto de vista emocional, através de um estudo quantitativo e descritivo, dirigido a 104 mulheres cabo-verdianas. Os dados mostram-nos que é necessário investirmos na saúde da mulher em Cabo-Verde, já que as experiências de doença nas mulheres tendem a ser ocultadas e vivenciadas em silêncio, parecendo que a mulher carrega o fardo da resignação e sofrimento, já que as mulheres cabo-verdianas tendem a continuar como de costume, guardando esse facto somente para elas.
- EPIDEMIOLOGIA E SAÚDE PÚBLICAPublication . Frade, João Manuel GraçaCaderno de exercícios de EPIDEMIOLOGIA e SAÚDE PÚBLICA - Ciência de Informação em Saúde
- Enfermagem Avançada – Conceptualização através de Grupos FocaisPublication . Henriques, Carolina; Santos, Paulo; Frade, João Manuel GraçaA Enfermagem Avançada é um conceito recente em Portugal, tendo os enfermeiros portugueses se apropriado dele devido ao seu desenvolvimento à evolução da ciência de enfermagem em Portugal. Conhecermos de que forma os enfermeiros conceptualizam o conceito de Enfermagem Avançada é o principal objetivo deste estudo, sendo que, neste artigo procuraremos enfatizar os aspetos metodológicos inerentes à realização de grupos focais. Concluímos que os enfermeiros participantes no estudo conceptualizam o conceito de Enfermagem Avançada assente nos pilares da Investigação, da Conceptualização dos Cuidados, do Processo de Enfermagem, do Desenvolvimento Profissional e da Gestão de Serviços/Instituições. A utilização da metodologia de colheita e análise dos dados no âmbito dos grupos focais mostrou-se bastante adequada, permitindo-nos atingir os objetivos do estudo, tal como, o acesso a interações focadas face ao objetivo do estudo.
- Atitudes dos enfermeiros face à importância da família no processo de cuidarPublication . Duarte, Marta; Henriques, Carolina; Frade, JoãoA relevância da família nos Cuidados de Saúde Primários (CSP) tem vindo a evidenciar-se na implementação de políticas de saúde. É premente a preocupação e o compromisso de integrar as famílias nos cuidados de saúde, tendo em vista a promoção e manutenção da saúde familiar. A enfermagem familiar nos CSP tem vindo a ser valorizada e reconhecida, sendo o pilar dos cuidados de saúde ao longo do ciclo vital do ser humano (Pires, 2016). O enfermeiro de CSP surge como figura principal pela sua formação e dedicação, no estabelecimento de uma relação de proximidade, segurança e confiança entre o indivíduo/ família e os serviços de saúde. Na perspetiva da continuidade de cuidados, a família surge tanto como contexto de prestação de cuidados, como fonte de suporte e recurso refletindo-se, a sua inclusão nos cuidados, na eficácia das intervenções de enfermagem (Tavares, 2017). Partindo desta premissa, considerou-se pertinente conhecer as atitudes dos enfermeiros face às famílias no processo do cuidar, o que se enquadra no domínio das funções do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde comunitária na área de enfermagem de saúde familiar, e que conduziu ao presente estudo de investigação, através dos seus objetivos e do estágio desenvolvido na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Ansião (UCSPA). Neste projeto foi utilizado o método de investigação quanti- tativo, sendo um estudo descritivo, analítico e correlacional e que procurou determinar quais as atitudes dos enfermeiros de CSP face à importância da família no processo do cuidar, e ao mesmo tempo inferir acerca da influência que as variáveis sociodemográficas e profissionais têm nas atitudes dos enfermeiros face à família. O mesmo foi aplicado a um total de 30 enfermeiros que desempenham funções nos CSP. O instrumento utilizado foi um questionário constituído por questões sociodemográficas e profissionais e a Escala “Importância das Famílias nos Cuidados de Enfermagem – Atitudes dos Enfermeiros” (IFCE-AE), validada em 2009 para a população portuguesa por Oliveira et al. (2011). Os resultados obtidos evidenciaram a não existência de relação e associação estatística relevante em nenhuma das variáveis sociodemográficas e profissionais em estudo, exceto na variável unidade funcional onde exerce funções, nomeadamente nas dimensões Família como parceiro dialogante e recurso de coping (H=7,998; p=0,018) e Família como um fardo (H=8,997; p=0,011) em que se obtiveram valores de significância p<0,05; permitindo estabelecer relação entre a atitude do enfermeiro face à família e a unidade funcional onde exerce funções, em que as atitudes de maior suporte face à família dizem respeito aos enfermeiros que exercem funções na Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC). Nas conclusões do estudo, pode verificar-se que, de uma forma geral, os enfermeiros assumiam atitudes positivas e de suporte face à família apresentando um score médio total da escala de 84.7. Os cuidados de enfermagem terão necessariamente de ser centrados na família, o que obrigará a algumas mudanças de atitude por parte dos enfermeiros e a uma alteração das políticas e filosofia das unidades de saúde (Rodrigues, 2013).
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