Loading...
4 results
Search Results
Now showing 1 - 4 of 4
- Emoções, artes e intervenção: crianças e jovens em riscoPublication . Sousa, Jenny; Santos, Maria João; Magueta, Lúcia; Lopes, Maria de São Pedro; Brites, Leonel
- Emoções, Artes e Intervenção - Perspetivas MultidisciplinaresPublication . Sousa, Jenny; Santos, Maria João; Magueta, Lúcia; Lopes, Maria de São Pedro; Brites, LeonelEste livro reúne mais de uma dezena de artigos, de autores nacionais e internacionais, que se constituem num espaço de partilha de ações e experiências, de diferentes agentes educativos, atores sociais e profissionais da saúde sobre a importância do desenvolvimento do pensamento emocional enquanto potenciador das caraterísticas de cada indivíduo na afirmação de si e na construção de sociedades com comportamentos potenciadores de bem-estar.
- Emoções, Artes e Intervenção - Abordagens Colaborativas e Participação em Espaços EducativosPublication . Sousa, Jenny; Santos, Maria João; Magueta, Lúcia; Lopes, Maria de São Pedro; Brites, Leonel
- Livro de atas da 4.ª Conferência Internacional Emoções, Artes e Intervenção: Abordagens colaborativas e participação em espaços educativosPublication . Sousa, Jenny; Santos, Maria João; Magueta, Lúcia; Lopes, Maria de São Pedro; Brites, LeonelA Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria tem o prazer de apresentar a 4.ª Edição da Conferência Internacional Emoções, Artes e Intervenção, este ano com um enfoque especial nas abordagens colaborativas e participação em espaços educativos. Esta 4.ª edição da Conferência Internacional Emoções, Arte e Intervenção assume-se novamente como um espaço de investigação, reflexão e divulgação. Conta com a par ticipação de especialistas de diferentes áreas disciplinares que partilham e refletem sobre pensamento emocional, a sua relação com a arte, e as múltiplas dimensões de uma intervenção socioeducativa que considera a participação do indivíduo. Assim, procura-se conhecer e divulgar processos libertadores das potencialidades ex pressivas, interpretativas e reconfiguradoras das práticas de intervenção e dos novos âmbitos operativos que se apoiam numa pedagogia participativa. No contexto atual, as abordagens colaborativas e a participação ganham importância como metodologias de intervenção social, educativa e cultural, e materializam-se em projetos de desenvol vimento da comunidade para maximizar a participação dos diversos destinatários, tor nando-se lugares de aprendizagem ativa, de encontro e de convivência cidadã. Valoriza-se, portanto, uma perspetiva multidisciplinar, potenciadora de sinergias de matérias científicas ou reflexivas, que impulsionem a discussão e a construção do co nhecimento acerca do pensamento emocional e o seu papel na ação humana e no de senvolvimento de comportamentos promotores da adoção de estratégias que estimu lem a participação.