Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 5 of 5
  • Recurso Pedagógico: Gestão e Economia da Saúde: Principais conceitos, exemplos e atividades práticas
    Publication . Lopes, Inês
    No âmbito da Unidade Curricular de Gestão e Economia da Saúde do 3º ano, 5º semestre do Curso de Licenciatura em Terapia da Fala, é elaborado o presente recurso pedagógico com o objetivo de suportar o processo de ensino/aprendizagem, desenvolvimento o conhecimento do Estudante sobre os diferentes conteúdos que integram esta Unidade Curricular. Partindo dos conceitos fundamentais da gestão e economia e do empreendedorismo, das suas definições e exemplos, será possível estabelecer ligações entre estas áreas do saber e integrá-las na área da saúde. Desta forma, a existência de um recurso pedagógico com estas características e que integra atividades práticas permite ao estudante consolidar conhecimentos adquiridos ao longo da Unidade Curricular.
  • Recurso Pedagógico: Exercícios de Neuroanatomia e Neurologia
    Publication . Lopes, Inês
    No âmbito da Unidade Curricular de Neuroanatomia e Neurologia do 1º ano, 2º semestre do Curso de Licenciatura em Terapia da Fala, é elaborado o presente recurso pedagógico com o objetivo de suportar o processo de ensino/aprendizagem, desenvolvimento o conhecimento do Estudante, através de um conjunto de exercícios práticos que integram os diferentes conteúdos lecionados ao longo da Unidade Curricular.
  • Recurso Pedagógico Revisão de conteúdos sobre a anatomia e fisiologia da laringe:Recurso Pedagógico
    Publication . Lopes, Inês
    No âmbito da Unidade Curricular de Fala (Voz) II do 2º ano, 4º semestre do Curso de Licenciatura em Terapia da Fala, é elaborado o presente recurso pedagógico com o objetivo de suportar o processo de ensino/aprendizagem, desenvolvimento o conhecimento do Estudante sobre os diferentes conteúdos que integram esta Unidade Curricular. Esta Unidade Curricular está focada na aquisição de conhecimentos e competências teóricas e práticas no domínio da identificação, análise compreensiva e processos de intervenção primária na área da voz. Neste sentido, este recurso pedagógico pretende compilar os conteúdos relevantes sobre a anatomia e fisiologia da laringe, por forma a consolidar conhecimentos e preparar o Estudante para a abordagem dos conteúdos relacionados com a intervenção terapêutica nas patologias vocais.
  • Revisão de conteúdos sobre a anatomia e funcionamento da Articulação Temporomandibular: Recurso pedagógico: UC Seminário I
    Publication . Lopes, Inês
    No âmbito da Unidade Curricular de Seminário I do 4º ano, 1º semestre do Curso de Licenciatura em Terapia da Fala, é elaborado o presente recurso pedagógico com o objetivo de suportar o processo de ensino/aprendizagem, desenvolvimento o conhecimento do Estudante sobre os diferentes conteúdos que integram esta Unidade Curricular. Esta Unidade Curricular está focada na aquisição de conhecimentos sobre Terapia Manual, que permitem ao Estudante complementar a sua intervenção na área da Motricidade e Sensibilidade Orofacial e Deglutição, no contexto de intervenção do Terapeuta da Fala. Desta forma, os conteúdos programáticos integram uma análise mais aprofundada da Articulação Temporomandibular (ATM), suas características e disfunções, entre outros. Neste sentido, este recurso pedagógico pretende compilar as informações relevantes sobre a ATM, por forma a consolidar conhecimentos e preparar o Estudante para abordar os conteúdos relacionados com a Terapia Manual no tratamento da Disfunção Temporomandibular (DTM).
  • Exercícios de Anatomofisiologia: Recurso Pedagógico: UC Anatomofisiologia
    Publication . Lopes, Inês; Graça, Ana
    No âmbito da Unidade Curricular de Anatomofisiologia do 1º ano, 1º semestre do Curso de Licenciatura em Terapia da Fala, é elaborado o presente recurso pedagógico com o objetivo de suportar o processo de ensino/aprendizagem, desenvolvimento o conhecimento do Estudante, através de um conjunto de exercícios práticos que integram os diferentes conteúdos lecionados ao longo da Unidade Curricular.