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- Recurso Pedagógico: Gestão e Economia da Saúde: Principais conceitos, exemplos e atividades práticasPublication . Lopes, InêsNo âmbito da Unidade Curricular de Gestão e Economia da Saúde do 3º ano, 5º semestre do Curso de Licenciatura em Terapia da Fala, é elaborado o presente recurso pedagógico com o objetivo de suportar o processo de ensino/aprendizagem, desenvolvimento o conhecimento do Estudante sobre os diferentes conteúdos que integram esta Unidade Curricular. Partindo dos conceitos fundamentais da gestão e economia e do empreendedorismo, das suas definições e exemplos, será possível estabelecer ligações entre estas áreas do saber e integrá-las na área da saúde. Desta forma, a existência de um recurso pedagógico com estas características e que integra atividades práticas permite ao estudante consolidar conhecimentos adquiridos ao longo da Unidade Curricular.
- Recurso Pedagógico: Exercícios de Neuroanatomia e NeurologiaPublication . Lopes, InêsNo âmbito da Unidade Curricular de Neuroanatomia e Neurologia do 1º ano, 2º semestre do Curso de Licenciatura em Terapia da Fala, é elaborado o presente recurso pedagógico com o objetivo de suportar o processo de ensino/aprendizagem, desenvolvimento o conhecimento do Estudante, através de um conjunto de exercícios práticos que integram os diferentes conteúdos lecionados ao longo da Unidade Curricular.
- Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na EscolaPublication . Serrão, Sandra Isabel Pereira; Matos, Rui Manuel Neto eO interesse em torno do desenvolvimento de carreiras duplas, nomeadamente no que se refere à conciliação do percurso escolar e académico com o desempenho desportivo, tem vindo a emergir e a entrar, cada vez mais, em discussão pública e na ação política, indo ao encontro das recomendações emanadas pela União Europeia. O reconhecimento de que as medidas de apoio ao desenvolvimento do desporto de alto rendimento/seleções nacionais, previstas no Decreto-Lei n.º 272/2009, de 1 de outubro, têm-se revelado insuficientes para fazer face a todos os requisitos necessários à prossecução dos objetivos dos alunos-atletas, baseando-se na experiência recolhida ao longo dos anos, evidencia a necessidade de implementar medidas que visem melhorar e facilitar o ambiente e o percurso escolar dos alunos-atletas. O surgimento de novos diplomas legislativos, com o estabelecimento do estatuto do estudante atleta do ensino superior por um lado, e a criação das Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola por outro, vem preconizar a aplicação de novas medidas que visam reconhecer e valorizar a conciliação na carreira dupla. Neste âmbito, o estudo agora apresentado tem como principal finalidade conhecer as condições de execução das Unidades de Apoio ao Alto Rendimento nas Escolas, enquanto programa nacional, e averiguar da continuidade dos apoios aí consignados ao nível do ensino superior. Desenvolveu-se uma metodologia qualitativa de investigação, recorrendo à análise documental e à entrevista como técnicas de recolha de dados. Os resultados do presente estudo, e de acordo com as recomendações emanadas pelas instituições europeias, apontam para a existência de melhorias significativas nos apoios aos alunos-atletas do ensino básico e secundário com o desenvolvimento do programa UAARE, com resultados positivos consideráveis na criação de condições para a conciliação da atividade escolar com a prática desportiva. No que se refere ao ensino superior, os dados indicam que as alterações introduzidas pela mais recente legislação limitar-se-ão ao alargamento do leque de estudantes atletas que podem usufruir do respetivo estatuto e à uniformização de um conjunto de direitos mínimos facilitadores do acesso à prática desportiva, incentivando à participação em competições enquadradas em contexto desportivo do ensino superior.