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- A importância da acessibilidade nos espaços de restauraçãoPublication . Vicente, Luís; Barreto, Antónia; Sousa, CéliaEm Portugal não existe uma legislação específica a ser aplicada em espaços de restauração para os tornar acessíveis a todas as pessoas. O Decreto-Lei n.º 163/2006 de 8 de agosto aprova o regime da acessibilidade de edifícios e estabelecimentos que recebem público, mas existem várias lacunas relativamente a um espaço tão específico como um restaurante, como as distâncias que devem existir entre mesas para que os funcionários e clientes com e sem mobilidade condicionada possam circular livremente. O presente estudo centra-se na avaliação das acessibilidades de um restaurante. O estudo é de natureza qualitativa e avalia se o restaurante apresenta acessibilidades arquitetónicas, comunicacionais, atitudinais, instrumentais e digitais que permitam a frequência de pessoas com necessidades específicas. Os resultados confirmam a possibilidade deter um espaço físico que permite receber todas as pessoas com a comodidade e a segurança necessárias para realizar uma refeição com dignidade.
- Inclusão no Envelhecimento: Avaliação das Acessibilidades na RestauraçãoPublication . Vicente, Luís; Olmos Migueláñez, Susana; Pocinho, Ricardo; Sousa, CéliaNão existe em Portugal uma legislação específica para que os espaços de restauração sejam acessíveis a todas as pessoas. As pessoas idosas apresentam muitas vezes algumas dificuldades nas suas capacidades motoras, sensoriais, comunicativas, intelectuais. O Decreto-Lei n.º 163/2006 de 8 de agosto aprova o regime da acessibilidade de edifícios e estabelecimentos que recebem público, mas um espaço tão específico como um restaurante necessita de uma legislação que indique as distâncias que devem existir entre mesas para que os funcionários e clientes com e sem mobilidade condicionada possam circular livremente, mas também indicações sobre como comunicar oralmente e digitalmente, prestar um atendimento personalizado, o tipo de instrumentos que devem estar ao dispor de clientes idosos e as atitudes a ter com esta população. Os resultados deste estudo mostram que as pessoas idosas podem frequentar um espaço de restauração com segurança e conforto para realizar a sua refeição com dignidade. Existem também algumas fragilidades, no entanto a gerência e os funcionários apresentam muita disponibilidade e sensibilidade para a população idosa.
- Comunicação aumentativaPublication . Sousa, Célia
- Os Desafios da Inclusão Laboral das Pessoas com DeficiênciaPublication . Nogueira, Marta; Sousa, CéliaEste trabalho tem como objetivo perceber como se dá o processo de inclusão da Pessoa com Deficiência (PcD) na empresa, explorar as suas emoções nas interações diárias no seu local de trabalho, e analisar as interações comunicativas das PcD em contexto laboral, explorando também a perceção dos seus colegas de trabalho. Foi utilizada a metodologia mista, com recurso à pesquisa qualitativa e quantitativa. Participaram no estudo 50 trabalhadores com deficiência e 314 colegas de trabalho das mesmas, funcionários do Grupo Auchan Portugal. Os resultados permitiram verificar que o orgulho é sentimento mais reportado pela PcD no dia a dia de trabalho, que cerca de metade das PcD não diz ao outro qual a emoção sentida e disfarça o desconforto das emoções sentidas, que a comunicação na empresa é acessível, clara e que a interação entre PcD e responsáveis/colegas é constante e colaborativa. Em relação aos colegas de trabalho, estes consideram que a contratação destas pessoas contribui para a responsabilidade social da empresa,que existe uma boa comunicação com a PcD, e que a empresa tem o objetivo de promover a inclusão social da PcD. Apesar da maioria das PcD se sentir integrada, sugere uma maior sensibilidade da entidade empregadora e trabalho adaptado. Espera-se que esta investigação contribua para o aumento do conhecimento científico e para promover o processo de inclusão das PcD no mercado de trabalho.