Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 10 of 18
  • Inteligência emocional e comunicação interpessoal das pessoas com deficiência inseridas no mercado de trabalho
    Publication . Nogueira, Marta; Sousa, Célia
    Com a exigência recente da inclusão, as pessoas com deficiência começaram a conquistar o seu lugar no mercado empresarial, trazendo resultados positivos para o progresso das organizações. Neste poster apresenta-se uma investigação de doutoramento, em curso, sobre Inteligência Emocional e Comunicação Interpessoal em Pessoas com Deficiência inseridas no Mercado de Trabalho, e envolve uma organização que assume um exemplo de boas práticas na área do recrutamento e integração de pessoas com deficiência, o Grupo Auchan Portugal. Independentemente da sua deficiência, a pessoa com deficiência é inteiramente capaz de exercer uma atividade dentro de uma organização, podendo obter sucesso profissional como qualquer outra pessoa. Contudo, sente-se a necessidade de perceber como é que o mercado de trabalho acolhe as pessoas com deficiência, perceber quais as emoções sentidas ao longo da jornada de trabalho e como as gerem e, ainda saber como se processa a comunicação interpessoal nos locais de trabalho.
  • Livro de atas da IV Conferência Internacional para a Inclusão 2016
    Publication . Freire, Carla; Mangas, Catarina; Sousa, Célia
    Este livro de atas reúne os textos completos, de áreas tão diversas como a educação inclusiva, as tecnologias da informação e comunicação para a inclusão, a inclusão pelas artes e cultura, a comunicação acessível, a saúde e bem-estar para TODOS, o Património e turismo acessível, entre outras que focam a temática da inclusão, estando organizados em função da sua tipologia (comunicações plenárias, artigos, relatos e pósteres).
  • Pictogramas na literatura inclusiva
    Publication . Vicente, Luís; Heidrich, Regina; Kellermann, Cláudia; Sousa, Célia
    O estudo dos formatos aplicados de pictogramas para literatura infantil tem por objetivo identificar facilitadores da leitura para crianças com défice intelectual e baixa visão. A produção literária em múltiplos formatos para promover a inclusão de crianças com NEE (necessidades educativas especiais) nos leva a investigar os caminhos e resultados do que está sendo feito. Os livros infantis com pictogramas ainda são poucos e com formatos e tamanhos diversificados. Um levantamento da biblioteca infantil inclusiva, disponível no CRID (Centro de Recursos para Inclusão Digital) da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, Portugal, nos permitiu conhecer os dados das medidas de ilustrações dos pictogramas nas obras já produzidas. A partir dos resultados, experimentamos as medidas de estudos com um grupo de crianças atendidas no CRID para perceber a percetividade dos textos com pictogramas e qual o formato, medidas e espaçamento que os torna de mais fácil a compreensão na leitura. Este formato de literatura conhecido como “multiformato”, ou múltiplo formato precisa ser mais explorada por uma forma importante de desenho inclusivo ou universal na literatura infantil.
  • MOOC as a way to raise inclusion awareness in society: Portuguese case study
    Publication . Francisco, Manuela; Filipe, Luís; Cadima, Rita Alexandra Cainço Dias; Sousa, Célia; Mangas, Catarina; Seco, Graça; Alves, Sandra; Coelho, Renato; Sousa, Joana
    The inclusion of people with some kind of limitation or disability in different daily contexts has been one of the mottoes of our modern society, as a result of the changes experienced over the last decades. Education is a clear example of these contexts and institutions must support students with special educational needs (SEN). This support includes physical and digital accessibility, interaction with peers, teachers and staff, adapted contents, Sign Language support, and diverse teaching and evaluation tools and pedagogies. This knowledge and experience existing in educational institutions must be shared within society, promoting awareness about inclusion and increasing the knowledge about concepts and good practices. Enhancing the potential of distance learning and the experience of Polytechnic of Leiria services in the SEN area, 18 short courses were developed in a MOOC format, under the designation of "Inclusion Cycle in 59 minutes and a few seconds”. The main goals of these courses were to sensitize a large number of people to the correct use of terminology, legislation and standards in the SEN and inclusion area; to improve knowledge about different profiles and different strategies for intervention and interaction. Based on the data obtained through LMS analytics, evaluation quizzes, surveys and certificates issued, it was analysed the effectiveness of the format and methodology adopted and the satisfaction of the participants who attended these courses.
  • Incubadora de Inclusão: a importância da inclusão familiar, escolar e social no desenvolvimento da criança
    Publication . Barreto, Antónia; Sousa, Célia; Santos, Filipe; Ferreira, Guilherme; Rodrigues, Luís Filipe; Catarino, Margarida
    Este artigo apresenta um estudo feito em 2013, cofinanciado pelo Instituto Nacional de Reabilitação I.P, que, procurando conhecer a cultura de inclusão de Alcobaça, procurou conhecer o quanto 2 atores fundamentais na educação da criança - famílias e educadores promoviam a sua inclusão social. Foram estudadas as famílias e educadoras de infância de –0 crianças que são alvo de Intervenção Precoce na Infância (IPI). Os resultados parecem apontar para algumas dimensões que necessitam de ser mais trabalhadas pelos técnicos de IPI e auxiliar que famílias e educadores possam articular os seus papéis para ser complementados.
  • Promoting good practices for equity and inclusion in portuguese Higher Education: a comprehensive approach at the national and institutional level
    Publication . Jerónimo, Miguel; Duarte, Ana Lúcia; Mangas, Catarina Frade; Sousa, Célia; Seco, Graça; Sousa, Patrícia; Santos, Tânia Matos dos
  • Comunicação Acessível nas Grutas da Moeda
    Publication . Castelini, Alessandra Lopes De Oliveira; Sousa, Célia; Vicente, Luís; Silva, Denise
    O presente trabalho pretende partilhar a prática educativa desenvolvida no Centro de Recursos para a Inclusão Digital – CRID em parceria com as Grutas da Moeda na utilização de folhetos acessíveis em Braille, linguagem pictográfica e escrita fácil.
  • Incubadora de inclusão : a perceção dos docentes sobre práticas inclusivas da escola e seu enquadramento legal
    Publication . Barreto, Antónia; Santos, Filipe; Sousa, Célia; Ferreira, Guilherme; Rodrigues, Luís; Catarino, Margarida; Reis, Susana; Vicente, Luís
    De forma a conhecer a opinião e conhecimento dos docentes sobre as práticas inclusivas da sua escola, sobre o seu trabalho e a sua relação com os alunos com Necessidades Educativas Especiais, aplicámos um inquérito aos docentes de agrupamentos de escolas, tanto públicas como privadas, e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) dos concelhos de Leiria, Alcobaça e Porto de Mós, tendo obtido –22 respostas. Os resultados dos inquéritos evidenciam uma atitude favorável à inclusão por parte dos docentes, mas um desconhecimento das práticas inclusivas realizadas na escola onde trabalham, o que nos permite colocar a hipótese das escolas não trabalharem de forma holística, ficando as boas práticas num círculo restrito de intervenientes. Os dados também sugerem que a legislação enquadradora não é objeto de um conhecimento aprofundado por parte dos docentes.
  • Inteligência emocional e comunicação interpessoal em pessoas com deficiência inseridas no mercado de trabalho
    Publication . Nogueira, Marta; Sousa, Célia; Cuadrado-Gordillo, Isabel
    A pessoa com deficiência é totalmente capaz de exercer uma atividade dentro de uma organização, podendo obter sucesso profissional como qualquer outra pessoa, independente da sua deficiência. Com a exigência recente da inclusão, as pessoas com deficiência começaram a conquistar o seu lugar no mercado empresarial, levando as empresas a oferecerem condições de trabalho a esses profissionais e, a perceção de que poderiam destacar-se nos seus trabalhos, trazendo resultados positivos para o desenvolvimento das organizações. Tendo em consideração a falta de estudos empíricos e teóricos sobre a inteligência emocional e a comunicação interpessoal em pessoas com deficiência, este estudo tem como objetivo principal explorar, compreender e perceber a inteligência emocional e a comunicação interpessoal em pessoas com deficiência inseridas no mercado de trabalho. Trata-se de uma investigação ainda a decorrer e, que está a ser realizada no Grupo Auchan Portugal, através do estudo de dois grupos: colaboradores com deficiência cuja integração no mercado de trabalho foi realizado com recursos às Instituições parceiras e, um colaboradores com deficiência cuja integração no mercado de trabalho foi realizado através de candidatura própria. A nossa conduta de recolha de dados será através da utilização de diferentes técnicas e instrumentos, que permitam a obtenção de dados de diferentes tipos e proporcionem a hipótese de cruzamento e contraste da informação, a saber: entrevistas e questionários. Nesta perspetiva, o nosso estudo direciona o olhar para as pessoas com deficiência e a sua possibilidade de assumir um espaço no mundo organizacional, respeitando as suas limitações e valorizando as potencialidades de cada pessoa.
  • Shared inclusive reading project: a different way of reading
    Publication . Mangas, Catarina; Sousa, Célia
    The communication intends to present the PLIP – Projeto de Leitura Inclusiva Partilhada, which is a shared inclusive reading project, started in 2013, in the Inclusion & Accessibility in Action Research Center (iACT). This project adapts books in alternative formats such as: braille text; big print; raised/high contrast pictures; audiobook; video book with sign language; pictographic; etc. The multiform at kits are free and available online in digital format, so that everyone can print them (with normal or special equipment – eg. braille printer or relief) or used them directly on computers, tablets or smartphones (through screen readers). The adaptation of original books or books that have been already published in the traditional format, allows more people to have access to literary works, such as the elderly, readers with disabilities, pre-school children, among others. In addition to the development of multiform at kits, the project aims to promote training sessions for those who want to learn how to adapt books and it also supports reading actions that can make adapted stories available for everyone. All inputs are welcome in this dynamic, open and shared project. PLIP is developed in the community, creating links between generations, places, and different areas of knowledge and living. It is considered a network of good practices, giving great visibility to the independent work that has been successfully developed in many different contexts.