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  • Validação da versão portuguesa da escala de satisfação dos estudantes de enfermagem relativamente à Simulação de Alta-Fidelidade (ESEE-SAF)
    Publication . Duarte, Hugo Miguel Santos; Sousa, Pedro Miguel Lopes; Dixe, Maria dos Anjos
    Introdução:Uma metodologia de ensino em Enfermagem em crescimento é a Simulação de Alta-Fidelidade permitindo aos estudantes a melhoria das suas competências, da prática clínica, melhoria do julgamento clínico e da segurança do doente. Metodologia: Foi realizado um estudo metodológico com o objetivo de traduzir e validar transculturalmente para a população portuguesa a ESEE-SAF, do instrumento original de Roh, Lee, Chung e Park (2013) – Learner Satisfaction with Simulation Tool. A validação do instrumento teve por base a realização de uma caraterização psicométrica do mesmo, sendo necessário testar a sua fidelidade, através da consistência interna com recurso ao coeficiente de Alpha de Cronbach, e validade, através da análise fatorial de acordo com da regra de Kaiser, seguida de rotação ortogonal do tipo Varimax. Resultados: Com uma amostra de 139 estudantes de Enfermagem, foi possível atestar a validade do instrumento, através da correlação de cada item com a escala total, onde o valor de correlação mínimo foi de 0,633. O instrumento revelou um Alpha de Cronbach de 0,969, que através do método de condensação em componentes principais e segundo a regra de Kaiser, obtém-se uma escala composta por dois fatores: Utilidade da Simulação ( = 0,956) e Funcionamento da Simulação ( = 0,912). Conclusão: A Escala de Satisfação dos Estudantes de Enfermagem relativamente à Simulação de Alta-Fidelidade (ESEE-SAF) apresenta uma adequada validade e fidelidade, permitindo a sua validação para os participantes e demonstrando um elevado potencial para a sua utilização em investigação.
  • Validação da versão portuguesa da escala de perceção de aprendizagem dos estudantes de enfermagem com a utilização da Simulação de Alta-Fidelidade (EPAEE-SAF)
    Publication . Duarte, Hugo Miguel Santos; Dixe, Maria dos Anjos; Sousa, Pedro Miguel Lopes
    Introdução: A Simulação de Alta-Fidelidade (SAF) é uma metodologia, aplicada ao ensino de Enfermagem, que facilita a aquisição de competências como o aumento do conhecimento clínico e da segurança do doente e a melhoria do julgamento clínico. Metodologia: Este estudo metodológico envolveu 139 estudantes de Enfermagem que praticaram SAF, com o objetivo de validar para a população portuguesa a EPAEE-SAF, do instrumento original de Kuznar (2007) – Nursing Students’ Perceptions of Learning Using a High-fidelity Human Patient Simulator. A validação do instrumento teve por base a realização de uma caraterização psicométrica do mesmo, sendo necessário testar a sua fidelidade, através da consistência interna com recurso ao coeficiente de Alpha de Cronbach, e validade, através da análise fatorial de acordo com da regra de Kaiser, seguida de rotação ortogonal do tipo Varimax. Resultados: Foi possível atestar a validade do instrumento, através da correlação de cada item com a escala total, onde o valor de correlação mais baixa foi de 0,507. O instrumento revelou um Alpha de Cronbach de 0,942, numa escala unifatorial, pelo método de condensação em componentes principais segundo Kaiser e ao método de rotação Varimax. Conclusão: A EPAEE-SAF apresenta uma adequada validade e fidelidade, permitindo a sua validação para os participantes e demonstrando um elevado potencial para a sua utilização em investigação.
  • A Simulação de Alta-Fidelidade no ensino de enfermagem : perceção de aprendizagem, satisfação e autoeficácia dos estudantes de enfermagem
    Publication . Duarte, Hugo Miguel Santos; Sousa, Pedro Miguel Lopes; Dixe, Maria dos Anjos
    Introdução:O ensino de Enfermagem tem caminhado no sentido da implementação de novas metodologias, entre as quais se salienta a Simulação de Alta-Fidelidade (SAF). Metodologia: Para estudar a relação da SAF com a perceção de aprendizagem, a satisfação e a autoeficácia dos estudantes de Enfermagem, realizou-se um estudo correlacional e transversal, com a participação de 139 estudantes de Enfermagem que responderam a um questionário constituído por dados sociodemográficos e académicos, pela Escala de Perceção de Aprendizagem dos Estudantes de Enfermagem sobre a SAF (EPAEE-SAF), pela Escala de Satisfação dos Estudantes de Enfermagem relativamente à SAF (ESEE-SAF) e pela Escala de Autoeficácia dos Estudantes de Enfermagem relativamente à SAF. Resultados: Os estudantes de Enfermagem apresentam uma perceção de aprendizagem positiva relativamente à prática de SAF (3,649±0,513 em 5 pontos), um nível muito bom de satisfação (7,317±1,065 em 10 pontos), assim como uma autoeficácia positiva para a prática de cenários de SAF (31,590±3,974 em 40 pontos). Verificaram-se ainda correlações estatisticamente significativas e positivas entre o número de ensinos clínicos realizados pelos estudantes de Enfermagem e a satisfação (r=0,242; p=0,004), assim como entre o número de experiências com recurso à SAF e a perceção de aprendizagem (r=0,276; p=0,001) e satisfação (r=0,290; p=0,001) dos estudantes de Enfermagem sobre a prática de SAF. Conclusão: Com este estudo foi possível demonstrar que os estudantes de Enfermagem apresentam interesse no desenvolvimento de aprendizagens com recurso à SAF e evidenciam que um número superior de experiências em SAF, aumenta a sua satisfação e melhora a sua perceção de aprendizagem. O ensino de Enfermagem com recurso à SAF deverá ser uma realidade a curto prazo, complementando os ensinos clínicos dos estudantes de Enfermagem.