Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 6 of 6
  • Marketing experiencial: o estudo de 3 hotéis de charme da região centro de Portugal
    Publication . Marques, Alzira; Dantas, José
    A competitividade das marcas depende, em parte, de as empresas associarem aos produtos e serviços experiências memoráveis, uma vez que os consumidores os compram não só por aquilo que eles fazem mas também por aquilo que eles significam. Os clientes esperam ser influenciados de um modo positivo, emocional e memorável em todos os níveis da sua vivência comercial. É neste contexto que emerge o marketing experiencial, que tem pautado a orientação estratégica do sector da hotelaria, motivo pelo qual o escolhemos para alvo de estudo. Assim, com base no caso de estudo de 3 hotéis de charme na região de Leiria identificámos as práticas de marketing experiencial implementadas e verificámos que estão relacionadas com o nível de satisfação dos clientes e de popularidade dos hotéis, estão também na origem do WOM positivo que desempenha um papel importante na captação de novos clientes.
  • Propriedade Intelectual
    Publication . Marcelino, João; Dantas, José; Lucas, Eugénio
    Sinopse do livro: A inovação é um imperativo estratégico para as organizações e os países, pela sua influência na competitividade, o que é reconhecido pela generalidade dos agentes económicos, sociais e políticos. Infelizmente, o conhecimento de um facto não permite, por si só, obter quaisquer resultados. É imprescindível meter mãos à obra, agir, ou seja, inovar. Embora se tenha vindo a assistir a um envolvimento crescente do tecido empresarial português nas actividades de inovação, a maioria das nossas Micro, Pequenas e Médias Empresas têm ainda um longo caminho a percorrer, precisando incorporar no seu léxico alguns temas decisivos que são abordados na presente obra, nomeadamente, a vigilância tecnológica, o desenvolvimento de novos produtos, a inovação de serviços, a inovação aberta, a geração de ideias, a avaliação de projectos, o marketing e a propriedade intelectual.
  • Empreendedorismo e Ecossistemas Empreendedores: Estudo de Caso
    Publication . Valente, Fernando Manuel; Dantas, José Guilherme Leitão; Brito, Mónica Morais de
    O fomento de condições que estimulem a criação de novas empresas, apoiem o seu crescimento rápido e a sua capacidade inovadora tem merecido uma atenção especial de diversas entidades públicas e privadas. Este interesse funda-se na expetativa da regeneração empresarial e social e no crescimento económico das regiões onde essas novas empresas são criadas. As condições para o seu aparecimento e crescimento dependem de um conjunto de atores que frequentemente incluem universidades, investidores, incubadoras, entidades públicas, entre outros. Esta constatação culminou, em termos académicos, numa abordagem emergente de ecossistema empreendedor que se concentra em compreender como os contextos afetam o empreendedorismo. Neste artigo procura-se compreender a relação entre o empreendedorismo e os ecossistemas empreendedores e a forma como estes fenómenos tentam explicar a criação de novas empresas. O objetivo central deste artigo é compreender como diferentes configurações do ecossistema (Coimbra e Sines) produzem resultados com especificidades e caraterísticas próprias.
  • Preface
    Publication . Moreira, António Carrizo; Dantas, José Guilherme Leitão
    Entrepreneurship is far from being a novel concept. To find its roots we have to go back to the 18th century and to the original authors of the concept, namely Richard Cantillon and Jean-Baptiste Say. Nevertheless, despite the multiple authors who have successively addressed this issue over the many decades, entrepreneurship only earned “citizenship rights” in the economy from the 1970s/80s onwards, given the evidence that SMEs were critical regarding wealth and jobs creation, the reduction of regional asymmetries, and being more effective than larger firms in terms of innovation (particularly in the early stages of the innovation process).
  • Entrepreneurship and National Culture
    Publication . Dantas, José Guilherme Leitão; Moreira, António; Valente, Fernando Manuel
    The direct relationship between national cultural practice and entrepreneurship activities is analyzed in this chapter, based on the analysis of 44 countries. Datasets from 2012 and 2013 Global Entrepreneurship Monitor (GEM) report are used to characterize three types of entrepreneurship: early-stage entrepreneurial activity (TEA); necessity-driven entrepreneurship (NDE) and opportunity-driven (ODE) entrepreneurship. Data sets on national cultural values are used to analyze five dimensions of Hofstede's work on cultural values (power distance, individualism/collectivism, masculinity/femininity, long/short term orientation, and uncertainty avoidance). For that, the authors use the Values Survey Module 2013, which has been adapted from Hofstede's previous work from 2010 and 2008. The main conclusion is that the three types of entrepreneurship analyzed in this chapter are differently explained by the cultural and expanded models. If the country of origin and the type of economy are useful to explain TEA, they are of no added value to explain necessity-driven or opportunity-driven entrepreneurship.
  • Preface
    Publication . Dantas, José Guilherme Leitão; Carvalho, Luísa Cagica
    Over the last years we have witnessed the enormous success of quite demanding ventures all over the world. We are particularly talking about technology-based projects which, in some cases, have revolutionized the way we live. Their impact on the national and international level has been unequivocal concerning jobs and wealth creation, the new solutions their development have enabled, etc. That kind of ventures, regardless of their outstanding relevance, is the exception rather than the norm, i.e., they are only the visible tip of the iceberg, in that they only account for a very small percentage of the entrepreneurial activity. Nevertheless, they belong to the so-called mainstream entrepreneurship, are the dream of every economy, and deserve the attention of many researchers. (...) In short, the book starts by covering a set of activities upstream of the entrepreneurial activity, and then addresses a significant, though not exhaustive, set of different types of entrepreneurship, often paving the way for more in-depth investigations which will allow us to continue expanding such a relevant theme for our collective future.