Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 4 of 4
  • Livro de Resumos VI Jornadas Pedagógicas 2021: 3T´s - Teachers Teaching Teachers: Politécnico Leiria
    Publication . Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues; Pedro, Sónia; Francisco, Manuela; Rodrigues, Carina
    As VI Jornadas Pedagógicas do Politécnico de Leiria, organizadas pela Presidência e pelos Conselhos Pedagógicos das cinco escolas, deram continuidade a uma prática de encontro e de partilha do que vamos fazendo ao longo do ano letivo. Em 2020-2021, realizaram-se online e o tema agregador foram as competências digitais dos professores do ensino superior – antes, durante e depois do ensino online de emergência. As Jornadas Pedagógicas do Politécnico de Leiria são já um espaço consolidado de partilha e de construção de pontes e de apoio à formação; um espaço em que se dá voz aos professores e, nesta edição, também aos estudantes. São feitas da diversidade de quem nelas participa e, na nossa perspetiva, são também um olhar positivo sobre o trabalho pedagógico que se realiza, apesar das adversidades.
  • Projeto En‐Red‐Versad@s. Clube de poesia on line – relato de uma experiência de utilização de um blogue por seniores portugueses e espanhóis
    Publication . Nobre, Cristina; Gamboa, Maria José; Santos, Filipe; Pimentel, Luísa; Pedrosa, Bibiana; Rodrigues, Carina; Maurício, Cezarina; Lopes, Sara
    O presente relato é parte de um projeto mais vasto de intervenção e investigação em curso no âmbito do Projeto EN‐RED‐VERSAD@S. Clube de poesia on‐line dinamizado pela Universidade Sénior da Universidade da Corunha e pelo seu parceiro Programa 60+ do Politécnico de Leiria que visa, através da dinamização de um blogue, divulgar a língua e a poesia portuguesas, bem como desenvolver competências linguísticas, culturais e digitais, através domínio e uso das TIC. No quadro de uma educação plurilinguística, poética e digital, ao longo da vida, em ordem a um envelhecimento ativo e à construção de uma cidadania consciente e comprometida por parte dos estudantes séniores, pretende-se apresentar os objetivos, participantes e metodologias de ação do projeto e investigação a ele associado, assim como os primeiros dados de participação. Os resultados obtidos sugerem que o projeto tem potencialidades formativas potenciadoras do envolvimento dos participante séniores no clube de poesia on line, abrindo a discussão sobre as vantagens de um alargamento da sua participação e sobre os modos pedagógicos de a promover, afirmando-se como uma resposta socioeducativa válida, em ordem à valorização pessoal e intergeracional dos participantes.
  • Incentivo a Projetos de Inovação Pedagógica
    Publication . Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues; Rodrigues, Carina; Pedro, Sónia
    A história deste livro é simples e rica. Surge porque no Politécnico de Leiria se continua a apostar na Inovação Pedagógica, através de atividades de formação e estímulo a práticas pedagógicas inovadoras, que sejam potenciadoras da aprendizagem dos estudantes Neste contexto, em outubro de 2021 foi lançada a 1ª edição do concurso “Incentivo a projetos de inovação pedagógica” no Politécnico de Leiria destinado a docentes da instituição, com os objetivos de a) criar condições para a concretização de projetos que incluíssem práticas pedagógicas inovadoras com elevado impacto e alcance nas experiências de aprendizagem; b) promover um ensino de excelência em todos os ciclos de estudos do Politécnico de Leiria.
  • Livro de Resumos VII Jornadas Pedagógicas 2022: 3T´s - Teachers Teaching Teachers: Politécnico de Leiria
    Publication . Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues; Pedro, Sónia; Francisco, Manuela; Rodrigues, Carina
    Este livro reúne parte das vivências e partilhas que aconteceram durante as VII Jornadas Pedagógicas do Politécnico de Leiria, realizadas online, nos dias 5 e 6 de julho de 2022. A organização deste espaço de partilha, de reflexão e de aprendizagem resultou da colaboração entre a Presidência, os Conselhos Pedagógicos, os professores e dinamizadores das oficinas de formação. O trabalho da equipa da Unidade de Ensino a Distância (UED) tem de se enaltecer porque, de forma profissional, sustentada e com qualidade, tem assegurado toda a logística da formação e do apoio pedagógico. O brio, a eficácia e a presença discreta são um bálsamo quando se quer que tudo funcione, minimizando a falha.