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ESECS - Relatórios técnicos

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  • Estudo para a requalificação/modernização da ETAR das Olhalvas
    Publication . Fernandes, Paulo; Pala, Helena; Vieira, Judite; Oliveira, Mário; Costa, António; Antunes, Raquel
    O presente trabalho refere-se a um estudo realizado por uma equipa multidisciplinar do Politécnico de Leiria com o macro objetivo de investigar, identificar e definir as melhores soluções de requalificação/modernização da ETAR das Olhalvas, mitigando o impacto que esta infraestrutura ainda tem no contexto em que se insere e as possibilidades de reutilização de parte do efluente desta unidade numa perspetiva de uso racional da água, evitando assim o uso de água tratada para fins que não o exigem. Partindo de uma análise do funcionamento da ETAR suportada em dados relativos aos anos 2016 a 2020, compreendendo a caracterização dos caudais e cargas afluentes à estação e sua comparação com os valores de projeto, o estudo analisou a eficiência do tratamento e os principais parâmetros indicadores da qualidade, nomeadamente CQO, CBO5, SST, NTotal e PTotal. Esta análise evidenciou o bom funcionamento e adequação para os caudais e características do afluente da ETAR e eficiência muito elevada, traduzindo-se em reduções muito significativas da carga poluente presente no afluente. A ausência de informações objetivas sobre o impacto da descarga do efluente no meio recetor e de caracterização do próprio meio, justificou uma campanha de monitorização das águas superficiais da bacia hidrográfica do rio Lis, entre outubro de 2020 e abril de 2021, monitorizando o Rio Lis a montante e jusante da ETAR e um afluente ao Rio Lis, a Ribeira do Sirol, na sua confluência com este. Esta campanha revelou-se muito importante na quantificação do impacto do efluente sobre o meio recetor, observando-se uma ligeira alteração no padrão de qualidade em alguns meses para os parâmetros NTotal, nitratos (N-NO3) e fosfatos (P-PO4), mas destacando-se que nos restantes parâmetros, a saber, pH, CQO, CBO5, SST, N-NH4 e substâncias tensioativas, não foram detetadas variações. Estas observações suportaram um conjunto de recomendações de medidas de requalificação/modernização, propondo a melhoria dos tratamentos existentes ou a introdução de novos tratamentos. A importância que a comunicação do papel destes equipamentos tem junto daqueles que são os principais beneficiários do seu bom funcionamento, populações servidas e comunidades que habitam o território onde se implantam, nortearam o estudo sobre os planos e estratégia de comunicação deste equipamento. Partindo das boas práticas identificadas em territórios e situações congéneres e valorizando as campanhas emblemáticas do passado deixam-se um conjunto de propostas de estratégia e planos de comunicação que permita aproximar a ETAR de Olhalvas das populações e territórios que servem, visando a sua integração num objetivo maior que é a melhoria contínua da qualidade do Rio Lis.
  • Politécnico de Leiria: inclusão no ensino superior
    Publication . Pinheiro, Fernanda; Sousa, Célia; Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues; Sargento, Ana
    Estrategicamente posicionado numa região de múltiplas particularidades sociais, ambientais, económicas e culturais, o Politécnico de Leiria assume a inclusão como um dos valores primordiais da sua ação, ao nível da sua dinâmica interna, mas também na relação com a comunidade externa, nacional e internacional. Nesse contexto, o presente estudo de caso visa salientar o papel que o Politécnico de Leiria tem desempenhado, de um modo cada vez mais integrado e sistematizado, no âmbito da inclusão de pessoas com necessidades específicas. Com o intuito de promover a partilha e transferibilidade a outras instituições de ensino superior, são descritos múltiplos exemplos de boas práticas gerados no e com o Politécnico de Leiria, todos eles com um denominador comum: promover uma sociedade mais inclusiva, a partir da realidade interna e envolvendo ativamente a comunidade externa. As referidas boas práticas, desenvolvidas há mais de uma década, foram inicialmente dinamizadas de forma individual ou coletiva por pequenos grupos de investigadores, docentes, estudantes e técnicos. Desde setembro de 2018, e procurando construir uma nova etapa a partir dessa experiência acumulada, foi estabelecida uma parceria entre o Politécnico de Leiria e o Instituto Padre António Vieira (IPAV) para o desenvolvimento de um programa-piloto de inovação social para a inclusão de estudantes com necessidades especificas (NE), dando uma resposta articulada, empenhada e eficaz a este desafio. As práticas de inclusão do Politécnico de Leiria procuram contribuir para alcançar os objetivos de construção de uma sociedade mais inteligente, sustentável e inclusiva, estando alinhadas com o estabelecido na Estratégia Regional de Especialização Inteligente, concretamente na plataforma de inovação territorial incluída nas linhas orientadoras da RIS3 da Região Centro. Com as medidas inovadoras de inclusão de estudantes NE, pretende criar-se um impacto positivo na capacitação e autonomização dos estudantes, nomeadamente ao nível do acesso e sua identificação; da permanência e desenvolvimento dos estudos e da conclusão e inserção na vida ativa. Se, na escolaridade obrigatória, o apoio aos estudantes NE está sistematizado e previsto na lei, no ensino superior, em Portugal, a abordagem a este problema social está sobretudo assente nas políticas e prioridades de cada IES. O presente estudo de caso pretende, por isso, constituir um exemplo inspirador para que outras IES possam adotar soluções similares ou mesmo enquanto alerta para a necessidade de criação de políticas públicas orientadas para a equidade no ensino superior.
  • Relatório de actividades : ano de 1996
    Publication . Escola Superior de Educação de Leiria
  • Relatório do Projeto Laboratório de Criação Artística
    Publication . Lopes, Maria de São Pedro; Kowalski, Andrzej; Magueta, Lúcia; Leão, Clara; Antunes, Sílvia; Barreira, Catarina Fernandes; Fortunato, Albertina; Kowalski, Maria; Carreira, Ana Margarida D´Aires Pinto Basto; Milhano, Sandrina
  • Relatório Anual (2020.2021) - 2º ano da Licenciatura em Relações Comerciais China-Países Lusófonos
    Publication . Mangas, Catarina
    Relatório que sintetiza a forma como decorreu o ano 2020/2021, perspetivando-se como um instrumento de reflexão e análise sobre as práticas, no sentido de apontar direções para a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem e do consequente aumento de competências por parte dos estudantes.
  • Relatório Anual (2019.2020) - 2º ano da Licenciatura em Relações Comerciais China-Países Lusófonos
    Publication . Mangas, Catarina; Milhano, Sandrina; Almeida, Aurélia
    Relatório que sintetiza a forma como decorreu o ano 2019/2020, perspetivando-se como um instrumento de reflexão e análise sobre as práticas, no sentido de apontar direções para a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem e do consequente aumento de competências por parte dos estudantes.
  • Relatório Anual (2018.2019) - 2º ano da Licenciatura em Relações Comerciais China-Países Lusófonos
    Publication . Mangas, Catarina; Milhano, Sandrina; Almeida, Aurélia
    Relatório que sintetiza a forma como decorreu o ano 2018/2019, perspetivando-se como um instrumento de reflexão e análise sobre as práticas, no sentido de apontar direções para a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem e do consequente aumento de competências por parte dos estudantes.