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ESTG - Dissertações de Mestrado de docentes

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  • Codificação de Vídeo utilizando Transformações Geométricas e de Luminância
    Publication . Rodrigues, Nuno Miguel Morais
    Nesta tese estudamos a aplicação de transformações geométricas no domínio da luminância na codificacão de sinais de vídeo digital. As transformações geométricas tem vindo a ser utilizadas na estimação e compensação de movimento pois permitem a representação de um maior número de situações, relativamente aos métodos clássicos baseados apenas em vectores de movimento de translação. No entanto, a utilização de transformações geométricas espaciais apresenta algumas dificuldades na compensação de fenómenos relacionados com: a exposição de objectos da cena que anteriormente se encontravam encobertos; o aparecimento de novos objectos; e as mudanças causadas pela alteração das condições de iluminação. E proposta a utilização de um novo tipo de transformações, realizadas no domínio da luminância, de modo a permitir uma compensação mais eficiente dos 1’enómenos referidos. Após uma introdução ao problema genérico da codificação de sequencias e da utilização de transformações geométricas na estimação e compensação de movimento, ó apresentado o estudo das novas transformações no domínio da luminância. Duas novas técnicas de estimação e compensação de movimento foram desenvolvidas, que combinar as transformações de luminância com as técnicas baseadas em vectores de translação e em transforrmacões geométricas. As novas técnicas foram testadas em sistemas de codificação de vídeo digital com baixos débitos. Os resultados obtidos nestes testes foram avaliados e comparados com os dos métodos tradicionais, tendo-se verificado que a sua uti1izacão permite uma melhoria significativa da eficiência da estimação e compensação de movimento. Foi também estudada a aplicação das novas técnicas desenvolvidas na codificação de sequências estereoscópicas.
  • Modelação dinâmica de juntas soldadas por pontos
    Publication . Batista, Fernando da Conceição; Silva, J. M. M.
    A determinação das características dinâmicas de juntas de ligação entre componentes estruturais é um problema bastante actual e da maior importância quando se pretende estabelecer um modelo teórico ou numérico do comportamento dinâmico de uma estrutura complexa. Muitos dos problemas encontrados num tal processo são precisamente devidos às dificuldades em modelar teoricamente ou numericamente de uma forma adequada as juntas, sejam estas ligações do tipo "clássico" – aparafusadas, rebitadas, soldadas, etc. – ou ainda mais complicadas, como apoios elásticos, cintas, etc. Dada a complexidade do problema, torna-se conveniente abordá-lo considerando separadamente cada tipo específico de junta. No presente caso, o trabalho incidirá sobre juntas soldadas do tipo das que se encontram em grande quantidade nas carroçarias dos veículos automóveis: as soldaduras por pontos. Estas soldaduras interligam chapa laminada, limitando a pequenas áreas as zonas efectivas de ligação. Como consequência, a aplicação comum de técnicas de elementos finitos ao estudo dinâmico do comportamento das carroçarias, conduz a resultados pouco precisos uma vez que os efeitos das ligações soldadas não são suficientemente contabilizados. É proposto neste trabalho desenvolver um modelo numérico que caracterize essas juntas de forma a representar o melhor possível o comportamento dinâmico das estruturas com este tipo de ligações.
  • Capital intelectual : uma análise exploratória
    Publication . Martins, José Luís
    Partindo da premissa de que o principal objectivo da empresa e de seus gestores consiste na maximização do capital nela investido, observa-se que os gestores deverão preocupar-se com a criação de riqueza dentro da empresa, procurando continuamente incrementar e optimizar a criação de valor pela organização e também mensurá-la. Acresce que, a importância e a participação dos activos intangíveis dentro deste processo de criação de valor tem crescido ao longo dos anos. Neste contexto, e considerando a importância dos intangíveis, este trabalho apresenta um estudo exploratório realizado no âmbito de empresas portuguesas, com o objectivo de investigar a presença, os inter-relacionamentos e a importância dos activos intangíveis, agrupados e estruturados sob o conceito de capital intelectual, assim como algumas das decisões e atitudes dos gestores acerca destes elementos que constituem o capital intelectual da organização. Primeiramente, procuramos, dentro da vasta literatura sobre capital intelectual, efectuar uma revisão da mais significativa. Daremos ênfase aos contributos teóricos e empíricos relativos à mensuração e divulgação do capital intelectual. Na segunda parte, introduziremos um estudo empírico com o objectivo de investigar os três elementos do capital intelectual: capital humano, capital relacional e capital estrutural e o seu inter-relacionamento dentro do contexto empresarial português. Verificou-se que, a partir da constatação da importância dos elementos formadores do capital intelectual para a criação de valor dentro das empresas, de forma geral, o nível do capital humano e estrutural das empresas analisadas se encontra aquém do necessário para um melhor desempenho destas, enquanto que seu capital relacional, ou seja, a qualidade dos seus relacionamentos se encontra num nível elevado e bastante próximo do adequado.
  • Os determinantes do valor da marca : um estudo de caso na indústria farmacêutica
    Publication . Jorge, Vasco Alexandre dos Santos Simões
    O objectivo central deste trabalho de investigação é identificar as determinantes do valor da marca no contexto de um estudo de caso na indústria farmacêutica em Portugal. Este trabalho procura também sugerir orientações que permitam à empresa maximizar o valor da sua marca. A realização de um trabalho de investigação com estes objectivos justifica-se porque a marca e o valor que lhe está associado representam vantagens competitivas para a empresa detentora da marca. Assim, perceber quais as determinantes do valor associado à marca é perceber também como a empresa se poderá posicionar num mercado cada vez mais concorrencial e maduro, podendo desta forma promover e estimular determinantes essenciais com o objectivo de aportar mais valor para a marca. As hipóteses desenvolvidas foram testadas partindo de uma amostra de 83 questionários, aplicados junto de país a nível nacional que se encontram numa fase pré-natal. Da análise, resultou que o valor associado à marca é essencialmente explicado pelas seguintes variáveis: preço prémio, valor percepcionado e inovação. Estes resultados realçam a importância que variáveis relacionadas com a oferta da organização têm na formação e consolidação do valor associado à marca. Por outro lado, sublinham a importância que estratégias orientadas para a construção da marca têm na diferenciação da oferta, ou seja, na construção de vantagens competitivas sustentáveis e de elementos de diferenciação.
  • Evolutionary unit-testing of third party object-oriented Java software
    Publication . Ribeiro, José Carlos Bregieiro
    Evolutionary Testing is an emerging methodology for automatically generating high quality test data. The focus of this work is on presenting a searchbased approach for the the unit-testing of third-party object-oriented Java software. Test cases are represented and evolved using the Strongly Typed Genetic Programming paradigm, which effectively mimics the inheritance and polymorphic properties of object-oriented programs and enables the maintenance of call dependences when applying tree construction, mutation or crossover. Our strategy for evaluating the quality of test cases includes instrumenting the test object for basic block analysis and structural event dispatch, and executing the instrumented test object using the generated test cases as “inputs” – in order to collect trace information and derive coverage metrics. Static analysis, instrumentation and execution tracing is performed solely with basis on the high-level information extracted from the Java Bytecode of the test object. Given that the test object’s source code is often unavailable, working at the Bytecode level allows broadening the scope of applicability of our approach; it can be used, for instance, to perform structural testing on third-party Java components. Test objects are represented internally by weighted control-flow graphs; strategies are introduced for favouring test cases that exercise problematic structures and difficult control-flow paths, which involve dynamic weight reevaluation. The aim is that of efficiently guiding the search process towards achieving full structural coverage – which often involves promoting the definition of complex and intricate test cases that define elaborate state scenarios. The work performed so far allowed us to develop the prototype of a test case generation tool, called eCrash. Experiments have been carried and quality solutions have been found, proving the pertinence of our methodology and encouraging further studies.
  • mCrash: a framework for the evaluation of mobile devices' trustworthiness properties
    Publication . Ribeiro, José Carlos Bregieiro
    Mobile devices, such as Smartphones, are being used virtually by every modern individual. Such devices are expected to work continuously and awlessly for years, despite having been designed without criticality requirements. However, the requirements of mobility, digital identi cation and authentication lead to an increasing dependence of societies on the correct behaviour of these \proxies for the individual". The Windows Mobile 5.0 release has delivered a new set of internal state monitoring services, centralized into the State and Noti cations Broker. This API was designed to be used by context-aware applications, providing a comprehensive monitoring of the internal state and resources of mobile devices. We propose using this service to increase the dependability of mobile applications by showing, through a series of fault-injection campaigns, that this novel API is very e ective for error propagation pro ling and monitoring.
  • Does ownership influence performance? Evidence from Europe
    Publication . Lisboa, Inês
    We provide new evidence on the impact of ownership over firm performance, using a panel data of 853 corporate firms from 9 Continental European countries from 2000 to 2004. We confirm that owner-manager is significantly better performer than professional manager, due to the convergence effect. Moreover, this impact was found to be much more significant than ownership, whose link with performance could not be established. Additionally, ownership structure is not an endogenous variable as it does not vary in order to maximize the firm’s performance, remaining relatively stable over time. Finally, we find evidence of several country and industry effects.
  • O monóide dos quadros de Young
    Publication . Dias, Nuno Miguel Antunes
    Neste trabalho estudamos construções combinatórias em quadros de Young. Destacamos o algoritmo de inserção de Schensted e o algoritmo de deslizamento de Schützenberger ou “jeu de taquin”.
  • Reconstrução de ambientes históricos utilizando VRML: o caso do Fórum Flaviano de Conimbriga
    Publication . Gonçalves, Alexandrino José Marques
    Cada vez mais, a utilização das denominadas "novas tecnologias" na preservação e divulgação do património histórico e cultural da humanidade é uma realidade. No entanto, o acesso a alguns destes projectos, nomeadamente os que envolvem a utilização de técnicas de Realidade Virtual, é por norma bastante restrito e limitado, em virtude das especificidades técnicas usadas no seu desenvolvimento e/ou na sua visualização, que tornam inviável a disponibilização dos mesmos ao público em geral, por exemplo através da Internet. O Fórum Flaviano de Conimbriga, um dos monumentos mais emblemáticos da antiga cidade romana de Conimbriga, serviu de base a este nosso trabalho. O nosso objectivo foi disponibilizar uma reconstrução virtual deste monumento, mas fazê-lo de forma a torná-la acessível a qualquer pessoa através da Web, contribuindo para uma verdadeira democratização do saber. Assim, qualquer pessoa tem a possibilidade de efectuar uma visita virtual interactiva a um espaço grandioso e imponente, que já não se pode contemplar por se encontrar destruído quase na sua totalidade. Normalmente na realidade virtual disponível na Web, existem três conceitos aparentemente incompatíveis entre si: realismo, desempenho e tamanho do(s) ficheiro(s). No entanto, através da linguagem utilizada no desenvolvimento deste trabalho, o VRML, e potencializando as suas capacidades técnicas, principalmente ao nível da optimização, conseguiu-se aliar esses três conceitos num só trabalho: realismo (aprovado pelo Director do Museu Etnográfico de Conimbriga); desempenho (funciona perfeitamente num qualquer equipamento informático doméstico adquirido nos nossos dias); dimensão dos ficheiros (o ficheiro principal único VRML ocupa apenas 22 kb, possibilitando assim a disponibilização deste trabalho sem dificuldades através da Web, em http://lsm.dei.uc.pt/forum).
  • Aplicação de algoritmos evolucionários à extracção de padrões musicais
    Publication . Grilo, Carlos Fernando Almeida
    A extracção de padrões é um problema que se coloca em várias áreas como, por exemplo, a biologia molecular ou a área financeira, e que pode ser considerado, do ponto de vista da inteligência artificial, como uma forma de aprendizagem não supervisionada. No domínio musical, o problema pode ser definido, informalmente, da seguinte forma: dada uma peça musical (ou várias), identificar as partes dessa peça que se repitam, aproximadamente ou não, e que possuam um significado relevante no contexto dessa peça. O objectivo deste trabalho consistiu em estudar a viabilidade da aplicação de algoritmos evolucionários ao problema da extracção de padrões musicais. Para levar a cabo o estudo proposto desenvolvemos duas abordagens utilizando dois tipos diferentes de algoritmos evolucionários: a programação genética e os algoritmos genéticos. Em cada uma das abordagens o objectivo é essencialmente o mesmo: encontrar uma segmentação de uma peça que permita identificar os padrões mais importantes nela existentes. Devido às características de cada um dos algoritmos, a representação utilizada para os indivíduos é diferente. Assim, enquanto que na abordagem baseada em programação genética cada indivíduo é um programa que produz como resultado uma determinada peça, constituindo ao mesmo tempo uma descrição da sua estrutura de segmentos, na abordagem baseada em algoritmos genéticos cada indivíduo consiste numa sequência de símbolos que representa uma hipótese de segmentação da peça a analisar. Embora as funções de avaliação utilizadas nas duas abordagens também sejam diferentes, ambas beneficiam os indivíduos que apresentem o conjunto dos padrões mais importantes existentes na peça. Para ambas as abordagens foi também desenvolvido um método que permite realizar uma segunda segmentação de uma peça a partir dos segmentos identificados na primeira segmentação. Os resultados experimentais obtidos com a abordagem baseada em programação genética que desenvolvemos permitem-nos verificar que esta abordagem apresenta bastantes dificuldades na resolução deste tipo de problemas. Pelo contrário, a abordagem baseada em algoritmos genéticos permitiu obter resultados que nos levam a considerar que a aplicação desta abordagem a este tipo de problemas é viável.