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Capa da dissertação | 64.93 KB | Adobe PDF | ||
Dissertação de Mestrado | 698.63 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O objectivo central deste trabalho de investigação é identificar as determinantes do valor da
marca no contexto de um estudo de caso na indĂșstria farmacĂȘutica em Portugal. Este trabalho
procura também sugerir orientaçÔes que permitam à empresa maximizar o valor da sua
marca.
A realização de um trabalho de investigação com estes objectivos justifica-se porque a marca e
o valor que lhe estĂĄ associado representam vantagens competitivas para a empresa detentora
da marca.
Assim, perceber quais as determinantes do valor associado à marca é perceber também como
a empresa se poderĂĄ posicionar num mercado cada vez mais concorrencial e maduro,
podendo desta forma promover e estimular determinantes essenciais com o objectivo de
aportar mais valor para a marca.
As hipĂłteses desenvolvidas foram testadas partindo de uma amostra de 83 questionĂĄrios,
aplicados junto de paĂs a nĂvel nacional que se encontram numa fase prĂ©-natal. Da anĂĄlise,
resultou que o valor associado Ă marca Ă© essencialmente explicado pelas seguintes variĂĄveis:
preço prémio, valor percepcionado e inovação.
Estes resultados realçam a importùncia que variåveis relacionadas com a oferta da organização
tĂȘm na formação e consolidação do valor associado Ă marca. Por outro lado, sublinham a
importĂąncia que estratĂ©gias orientadas para a construção da marca tĂȘm na diferenciação da
oferta, ou seja, na construção de vantagens competitivas sustentåveis e de elementos de
diferenciação.
Description
Dissertação de Mestrado na ĂĄrea cientĂfica de GestĂŁo, Especialidade de Marketing, apresentada Ă Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, orientada pelo Professor Doutor Filipe Coelho.
Keywords
Marca Valor da marca Determinantes do valor da marca