CARME - Comunicações em conferências sem publicação
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- Surviving the culture shock syndrome: the role of responsible leadership and emotional intelligence in enhancing expatriates’ performancePublication . Marques, Tânia M. G.; Miska, Christof; Crespo, Cátia Fernandes; Jesus, JoãoExpatriates are increasingly being challenged to execute their roles with a higher sense of responsibility. However, there is a lack of studies that have empirically examined the impact of the recent responsible leadership (RL) approach on expatriates’ performance. Using Anxiety and Uncertainty Management Theory, this study examines the relationship between RL and expatriates’ performance (EP) and the influence of the culture shock (CS) on the relationship. In addition, the moderation effect of both emotional intelligence (EI) and cultural intelligence (CQ) are also examined. A web-based survey was administered to collect data from a sample of 204 expatriates and PLS-SEM was used to analyse the data. The results show that RL is negatively associated with culture shock and culture shock is negatively associated with expatriate performance. Moreover, RL is positively associated with expatriate performance and the results show that this relationship is moderated by the expatriate’s emotional intelligence. Overall, we emphasize the reducing anxiety and uncertainty ability of expatriates’ supervisors when supervisors demonstrate RL. Moreover, although cultural intelligence has been emphasized considerably in extant research, it seems less relevant than emotional intelligence when RL is concerned in the expatriation setting. Thus, we provide a different perspective for studying leadership complexities in the expatriation context. Our study contributes to illustrate that responsible leadership can reduce psychological complexities and increase performance in international assignments, highlighting the reinforcement role of expatriates’ EI for the success.
- Caracterização do Relato de Sustentabilidade dos Municípios Portugueses: três pilares do desenvolvimento sustentávelPublication . Calazans, Nara; Marques, Tânia; Eugénio, Teresa; Gomes, JorgeA sociedade atual demonstra uma crescente preocupação com o impacto económico, social e ambiental das atividades organizacionais, incluindo as organizações do setor público. Este interesse tem sido acompanhado pelo aumento de investigação científica nesta área, no entanto, no setor público, os estudos são limitados. Dado esta lacuna, este trabalho tem como objetivo caracterizar o relato de sustentabilidade dos Municípios Portugueses em termos do relatório de sustentabilidade, de modo a compreender os três pilares da sustentabilidade: ambiental, social e económico. Tendo em conta os 308 municípios portugueses e acedendo aos websites das Câmaras Municipais de Portugal, 28 municípios apresentaram relatório de sustentabilidade. Os resultados obtidos indicam que as maiores debilidades se encontram na divulgação das informações sociais e apresentam uma inclinação para o equilíbrio das informações ambientais e económicas. Cerca de 40% elaboram o relato de sustentabilidade de acordo com as normas GRI, no entanto 25% elaboraram este relato apenas uma vez (publicação única). Relativamente ao reporte da adesão às estratégias dos ODS, os resultados apontam que 7 dos relatórios publicados após 2015 manifestam alinhar as suas ações rumo aos ODS. Quanto à auditoria deste relato por uma entidade externa, os resultados apontam para a ausência de auditoria externa em todos os relatórios, inclusive os que aplicaram as normas GRI. Conclui-se que há ainda um caminho importante a ser feito pelos municípios na área da divulgação do relato de sustentabilidade.
- O desemprego na região de leiriaPublication . Lopes, Ana Sofia; Sargento, Ana; Santos, EleonoraA Região de Leiria parte de uma situação mais favorável em termos de desemprego já que este é inferior (no total da população residente) à média de Portugal Continental numa fase pré pandemia.
- Context matters less than leadership in preventing unethical behaviorPublication . Alvez, Marlond; Marques, Tânia; Ramalho, NelsonEver since corporate scandals became a concern of public interest, leaders have been a common target for attributing responsibilities and ethical leadership has been suggested as a solution to prevent it. However, organizations, especially MNCs, are permeable to their social environment, and therefore, a contextual approach is called for. This study is set to empirically test a sequential mediation model bridging ethical leadership to employees’ unethical behavior via instrumental ethical climate and employee displacement of responsibility embedded in its society’s ethical standards represented by the country’s corruption index that acts as a moderator. A total of 184 participants comprised in 39 teams across 13 countries, answered a dyadic two-waved survey. Findings show that ethical leadership has an indirect influence on unethical behavior avoidance by diminishing the instrumental ethical climate and frustrating the displacement of responsibility of individuals. In addition, results suggest this process is not sensible to the corruption levels of countries. Such findings suggest organizations are less prone to adjust their ethical standards to the environment than usually expected. The unavoidable conclusion is that in MNCs, ethical leaders may suffice to counter any corruption-like pressure from the social environment but likewise, may be what it takes to foster a corrupted organization in a society that values ethical principles in business.
- Impact of Perceived Organizational Virtuousness and Psychological Capital on Work Performance: The mediating effect of employee well-beingPublication . David, R.; Mikkilineni, S.; Singh, S.; Ribeiro, Neuza
- O papel do suporte organizacional e do ajustamento indivíduo organização na relação entre perceção de responsabilidade social e o engagement no trabalhoPublication . Duarte, Ana Patrícia; Neves, José; Ribeiro, NeuzaPesquisa anterior tem vindo a sugerir que a responsabilidade social das organizações (RS), isto é, a atenção dada pelas organizações à integração de preocupações sociais e ambientais, a par de económicas, nas atividades de negócio tem influência sobre diversas atitudes e comportamentos dos indivíduos no trabalho. Integrado nessa linha de investigação, o presente estudo pretendeu analisar a relação entre a perceção de RS e o engagement no trabalho, no âmbito de um modelo de investigação que propõe as perceções de suporte organizacional e de ajustamento indivíduo-organização como potenciais mediadores psicológicos. A amostra é constituída por 168 colaboradores de organizações a operar em Portugal. Os dados foram recolhidos através de um questionário eletrónico, sendo a participação no estudo totalmente voluntária e anónima. Para a análise dos dados recorreu-se à macro PROCESS para o IBM SPSS 22.0. Os resultados revelam que a perceção dos trabalhadores relativamente ao nível de envolvimento da sua entidade empregadora em práticas de RS tem um efeito direto positivo nos níveis de engagement no trabalho. Quanto mais responsável é considerada a organização, com mais vigor, dedicação e absorção no trabalho se revelam os participantes. Este efeito é mediado pelas variáveis propostas, o que sugere que o envolvimento em práticas socialmente responsáveis contribui para uma maior perceção quer de suporte organizacional quer de ajustamento do indivíduo à organização, que, subsequentemente, promovem maiores níveis de vigor, dedicação e absorção no trabalho.
- O impacto da Liderança Transformacional no Stress, Empenhamento Afetivo e Desempenho dos colaboradoresPublication . Ribeiro, Neuza; Duarte, Ana Patrícia; Medina, InêsO principal objetivo deste estudo é analisar a relação entre liderança transformacional, stress, empenhamento afetivo e desempenho dos colaboradores. Mais concretamente, pretende-se apurar em que medida (1) a perceção da liderança transformacional aumenta o empenhamento afetivo e o desempenho dos colaboradores, (2) a perceção da liderança transformacional diminui o stress dos colaboradores, (3) o stress diminui o empenhamento afetivo e o desempenho dos colaboradores, (4) o empenhamento afetivo aumenta o desempenho dos colaboradores e (5) a relação entre a liderança transformacional e o desempenho é mediada pelo empenhamento afetivo. A amostra é constituída por 150 colaboradores de empresas do centro de Portugal, que responderam voluntariamente e em privado. Os resultados sugerem que a liderança transformacional se relaciona positivamente com o empenhamento afetivo e com o desempenho dos colaboradores, ou seja, quanto mais um líder adotar um estilo de liderança transformacional mais empenhado afetivamente se sentirá o colaborador e melhor desempenho terá. Por outro lado, a liderança transformacional relaciona-se negativamente com o stress dos colaboradores, ou seja, quanto mais transformacional for o líder, menos stress o colaborador irá sentir. Também é possível verificar que o stress se relaciona negativamente com o empenhamento afetivo, ou seja, quando mais stress o colaborador sentir, menos empenhado afetivamente se revela. Também o empenhamento afetivo se relaciona positivamente com o desempenho. Contrariamente ao previsto, quanto mais stress o colaborador sente, maior o desempenho. É, também, verificado o papel mediador do empenhamento afetivo na relação entre a liderança transformacional e o desempenho.
- The impact of CSR perceptions on workers turnover intentions: exploring supervisor exchange process and the role of perceived external prestigePublication . Gaudêncio, Pedro; Coelho, Arnaldo; Ribeiro, NeuzaThe purpose of this study is to determine the potential influence of the presence of CSR practices in the workplace on workers’ attitudes, particularly at Turnover Intentions (TI) level. The study intends to evaluate the importance attached to issues of CSR, to determine whether the CSR practices are influential upon workers’ TI and identify possible mediators and moderators in this link. Specifically, we consider Leader Member Exchange (LMX) as a mediator. Mallory & Rupp (2015) suggested a need for much more fine-grain theorizing with regard to the interactive effects of contextual moderators of CSR-LMX relationships. We also analyse the data to establish whether the impact of CSR practices on employees is moderated by their Perceived External Prestige (PEP), which have been rarely explored. This study’s empirical findings will contribute to solidify our knowledge about the internal mechanisms of CSR within organisations. The findings will also enhance employers understanding about the role of CSR and organisational image at individual employer level behaviour. The investigation uses cross-sectional data obtained from a sample of private sector workers. Data collection is based on a structured questionnaire, and structural equations modelling are employed to test the proposed model.
- Liderança autêntica e performance: o papel mediador do empenhamento afetivo e da criatividadePublication . Ribeiro, Neuza; Duarte, Patrícia; Gomes, Daniel Roque; Semedo, Ana Suzete; Ramalho, EvaNos últimos tempos, são vários os escândalos financeiros que têm vindo a assolar as organizações, promovendo uma crise de confiança crescente para com os líderes organizacionais. Na literatura têm surgido solicitações para uma liderança mais transparente, ética, genuína que permita reconquistar a confiança e fortalecer as relações e desempenhos (Avolio et al., 2004; Gardner et al., 2005). A autenticidade dos líderes pode aumentar a sua capacidade de melhorar as condições de trabalho e clima social, assim como estabelecer relações próximas com os seus subordinados. A liderança autêntica baseia-se no caráter moral do líder, na sua preocupação com os outros, e na congruência entre os seus valores éticos e as suas ações (Walumbwa et al., 2008; Shahid, 2010). Vários estudos têm procurado aprofundar o conceito de liderança autêntica assim como o seu impacto nas organizações e na vida dos colaboradores (e.g., Walumbwa et al., 2010; Wong et al., 2010; Gardner et al., 2011; Rego et al., 2013; Alok, 2014). Esta pesquisa segue a mesma linha de investigação, mostrando como as perceções de liderança autêntica têm impacto nos colaboradores. Assim, este estudo pretende examinar como as perceções de liderança autêntica explicam o empenhamento afetivo, a criatividade e o desempenho dos funcionários. Um segundo objetivo é examinar o papel mediador do empenhamento afetivo e da criatividade na relação entre as perceções de liderança autêntica e o desempenho individual dos colaboradores. Foi inquirida uma amostra de cento e catorze indivíduos pertencentes a várias organizações portuguesas públicas e privadas. Na realização deste estudo foi utilizada uma metodologia quantitativa. Os resultados indicam que a liderança autêntica explica o empenhamento afetivo, a criatividade e o desempenho individual. Também é possível verificar que o empenhamento afetivo medeia totalmente a relação entre liderança autêntica e desempenho individual, enquanto a criatividade apresenta apenas uma mediação parcial dessa relação. Com esses resultados, é possível verificar que o referido estilo de liderança tem um impacto relevante nas atitudes e comportamentos dos colaboradores. Estudos adicionais com amostras maiores são necessários para determinar mais claramente não apenas a influência da liderança autêntica no desempenho individual, mas também como outras variáveis psicossociais afetam esse relacionamento. Esta pesquisa tem implicações práticas para a gestão de recursos humanos nas organizações, particularmente em processos de seleção, formação e desenvolvimento de líderes e gestores. Assim, líderes e gestores que procuram aumentar o empenhamento, a criatividade e o desempenho dos funcionários podem fazê-lo com recurso a uma forma de liderança mais autêntica.
- The role of perceived organizational support and organizational identification in the relationship between CSR and turnover intentions: a study in the Portuguese hotel industryPublication . Duarte, Patrícia; Neves, José; Mouro, Carla; Ribeiro, NeuzaManaging employee voluntary turnover remains a challenge for human resource professionals. This is particularly true in a business sector characterized by a turnover culture such as the hospitality sector. Previous research suggests that corporate social responsibility (CSR) is related to diverse job-related attitudes and behaviors. Adopting an employee-centered approach to CSR, the present study aimed to analyze the relationship between employee perceptions of CSR and turnover intention, within the scope of a theoretical model that proposes perceived organizational support and organizational identification as potential psychosocial mediators, thereby extending previous research. For testing this model, a correlational study was developed near employees from 12 three to five-stars hotels operating in Portugal. Data were collected through a paper-and-pencil survey, being the participation in the study voluntary and anonymous. 370 employees completed the survey which included measures of the main variables selected from the literature. Data were analyzed using PROCESS macro for IBM SPSS 22.0 (model 4). The results indicate that employees' perceptions of the level of involvement of their employer in CSR practices is significantly and negatively related to their levels of turnover intention. The more responsible the organization is considered, the lower the intention to leave the company in the next year. This effect is mediated by the proposed variables, which suggests that the involvement in socially responsible practices contributes to a greater sense of organizational support and enhances employee identification with the company, which subsequently promote lower levels of turnover intention. Organizations can thus increase employees’ perceptions of organizational support, organizational identification, and intention to stay by adopting socially responsible practices.
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