ESTM - Mestrado em Marketing e Promoção Turística
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Browsing ESTM - Mestrado em Marketing e Promoção Turística by Subject "Action Research"
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- Plano de Marketing : Restaurante EuropaPublication . Costa, Joaquim Miguel Vinagre da; Martins, Rui Alberto de FreitasO presente projeto tem por objetivo a elaboração de um plano de marketing para o Restaurante Europa. Localizado na Foz do Arelho à beira mar, conta com 28 anos de história e é reconhecido pelo seu peixe fresco, iguarias deliciosamente caseiras, ambiente familiar e uma vista fantástica sobre a praia e Lagoa de Óbidos. De modo a orientar a abordagem da empresa ao mercado, foi desenvolvido um plano de marketing com o intuito de dar resposta às necessidades do restaurante, através de estratégias que possibilitem o reforço da sua presença no mercado da restauração na Região Oeste, servindo como linha orientadora para a implementação operacional das suas ações de marketing. Na elaboração deste projeto utilizou-se a metodologia action research que permite desenvolver a pesquisa em contacto com a atividade, enquanto esta se desenrola, com recolha de dados primários e secundários, dentro do contexto específico da empresa e do setor da restauração português. No âmbito da natureza interativa do processo de diagnóstico, foi aplicada ao gerente uma entrevista semiestruturada de caráter informal, com o intuito de perceber a sua visão sobre a comunicação e marketing do restaurante. Aos clientes que visitaram o restaurante no período de 1 de dezembro de 2019 e 26 de janeiro de 2020, foi pedido que respondessem a um questionário direcionado á qualidade do serviço, espaço e envolvente, baseado no modelo SERVQUAL proposto por Parasuraman, Zeithaml & Berry (1988). Destes concluiu-se um elevado nível de satisfação em diversos os aspetos, permitindo ainda perceber quais os elementos tangíveis e intangíveis do restaurante poderiam ser melhorados. As estratégias de marketing desenvolvidas neste plano, têm em vista o desenvolvimento do restaurante, tendo em conta os recursos que este tem disponíveis, dada a atual situação pandémica que o mundo atravessa. O programa de ações, para além de indicar novas opções que permitam minimizar os efeitos negativos desta situação, tem ainda especial destaque nas propostas de melhoria da comunicação online com os atuais e os potenciais clientes, com especial incidência no Marketing Relacional. A implementação da gestão de força de vendas, por forma a aumentar o número de parcerias com as empresas dos concelhos limítrofes, foi outra das importantes indicações operacionais que se retiraram do presente trabalho. Pretende-se assim, que este plano de marketing venha a promover uma importante mudança dentro da empresa por forma a fazer frente às ameaças, consolidando de forma sustentada o Restaurante Europa no setor da restauração, perspetivando que no futuro o marketing venha a assumir um papel central na gestão do mesmo.
- Plano de Marketing: Projeto para a Empresa 4BestPublication . Penacho, Ana Catarina Figueiredo; Almeida, Paulo Jorge Santos; Martins, Rui Alberto de FreitasEste projeto tem como principal objetivo desenvolver um plano de marketing para a 4Best, especialista no desenvolvimento de estratégias de comunicação e promoção na web. De forma a elaborar este projeto, foram definidas quatro questões de investigação: 1) Quais os procedimentos a ter para melhorar a performance da empresa garantindo a qualidade do serviço prestado?; 2) Quais os pontos fortes e fracos da 4Best?; 3) Qual a estratégia de marketing a ser aplicada no presente projeto?; 4) Quais as estratégias de marketing-mix operacional, para o ano de 2018?. Neste projeto a metodologia utilizada foi o Action Research o que permitiu uma relação de proximidade e maior interação com a empresa. Simultaneamente, foram recolhidos dados primários e secundários. Numa primeira fase, foi concebida uma entrevista estruturada de caráter informal ao Brand Manager da empresa, tendo como objetivo obter informação que possibilitasse uma análise interna coerente. E, numa segunda fase foram ainda aplicados questionários SERVQUAL a clientes, por forma a aferir a qualidade do serviço prestado pela empresa. Através dos procedimentos referidos anteriormente concluiu-se que, de um modo geral, os clientes demonstraram níveis de satisfação bastante positivos em relação a satisfação e qualidade dos serviços, sendo que é fundamental uma forte aposta na formação contínua dos colaboradores, a implementação de um sistema de avaliação de colaboradores, com incentivos e prémios, acompanhamento da satisfação dos clientes com a realização de follow ups contínuos durante todos os processos e a elaboração de um processo de comunicação interno (minimizando as falhas) que irão permitir uma melhor performance da empresa garantindo uma qualidade de serviço bastante superior. A estratégia de marketing utilizada no plano foi a estratégia de penetração no mercado e o desenvolvimento de novos produtos, uma vez que mostrou ser a mais adequada para o projeto em causa. Para este plano de marketing, a estratégia formulada irá assentar de forma intensiva a nível da promoção, sobretudo em marketing digital. Todas as táticas propostas visam o contínuo crescimento da marca, com forte enfoque na qualidade.
