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- Refletindo sobre a Prática Pedagógica e investigando sobre as conceções de Bullying dos alunos de uma turma de 4.º ano de escolaridadePublication . Jorge, Marlene Patrícia Duarte dos Santos; Rodrigues, Marina Vitória Valdez Faria; Oliveira, Luís Miguel Gonçalves deO presente relatório refere-se à Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, estando divido em duas partes. A primeira parte concerne à dimensão reflexiva da Prática de Ensino Supervisionada, nos contextos de Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º e 4.º ano de escolaridade), onde foram refletidas e analisadas vivências e aprendizagens realizadas nos diferentes contextos. Nesta parte destaco a importância que a observação e planificação tiveram na minha formação, passando pela importância da abordagem de projeto, e os contornos que esta assume. Faço referência ainda ao desafio que foi avaliar e a importância que teve a prática reflexiva. Na segunda parte, que se refere à componente investigativa, realizada em contexto da Prática de Ensino Supervisionada, com uma turma de 4.º ano, teve como finalidade conhecer as conceções dos alunos acerca do bullying. Optei por um estudo de natureza qualitativa e interpretativa, dado que se analisaram as conceções dos alunos acerca do bullying no início da investigação, e após a realização de uma sequência de aprendizagem construída com o objetivo de permitir a discussão e o alargamento da visão dos alunos sobre o tema. Face aos resultados obtidos, é possível dizer que de um modo geral houve mudança na conceção dos alunos acerca da temática. Mudança essa, intrínsecamente ligada às propostas desenvolvidas durante o processo de ensino/aprendizagem.
- Plano de Marketing : Restaurante EuropaPublication . Costa, Joaquim Miguel Vinagre da; Martins, Rui Alberto de FreitasO presente projeto tem por objetivo a elaboração de um plano de marketing para o Restaurante Europa. Localizado na Foz do Arelho à beira mar, conta com 28 anos de história e é reconhecido pelo seu peixe fresco, iguarias deliciosamente caseiras, ambiente familiar e uma vista fantástica sobre a praia e Lagoa de Óbidos. De modo a orientar a abordagem da empresa ao mercado, foi desenvolvido um plano de marketing com o intuito de dar resposta às necessidades do restaurante, através de estratégias que possibilitem o reforço da sua presença no mercado da restauração na Região Oeste, servindo como linha orientadora para a implementação operacional das suas ações de marketing. Na elaboração deste projeto utilizou-se a metodologia action research que permite desenvolver a pesquisa em contacto com a atividade, enquanto esta se desenrola, com recolha de dados primários e secundários, dentro do contexto específico da empresa e do setor da restauração português. No âmbito da natureza interativa do processo de diagnóstico, foi aplicada ao gerente uma entrevista semiestruturada de caráter informal, com o intuito de perceber a sua visão sobre a comunicação e marketing do restaurante. Aos clientes que visitaram o restaurante no período de 1 de dezembro de 2019 e 26 de janeiro de 2020, foi pedido que respondessem a um questionário direcionado á qualidade do serviço, espaço e envolvente, baseado no modelo SERVQUAL proposto por Parasuraman, Zeithaml & Berry (1988). Destes concluiu-se um elevado nível de satisfação em diversos os aspetos, permitindo ainda perceber quais os elementos tangíveis e intangíveis do restaurante poderiam ser melhorados. As estratégias de marketing desenvolvidas neste plano, têm em vista o desenvolvimento do restaurante, tendo em conta os recursos que este tem disponíveis, dada a atual situação pandémica que o mundo atravessa. O programa de ações, para além de indicar novas opções que permitam minimizar os efeitos negativos desta situação, tem ainda especial destaque nas propostas de melhoria da comunicação online com os atuais e os potenciais clientes, com especial incidência no Marketing Relacional. A implementação da gestão de força de vendas, por forma a aumentar o número de parcerias com as empresas dos concelhos limítrofes, foi outra das importantes indicações operacionais que se retiraram do presente trabalho. Pretende-se assim, que este plano de marketing venha a promover uma importante mudança dentro da empresa por forma a fazer frente às ameaças, consolidando de forma sustentada o Restaurante Europa no setor da restauração, perspetivando que no futuro o marketing venha a assumir um papel central na gestão do mesmo.