ESECS - Revista de Investigação em Educação e Ciências Sociais (RIECS)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECS - Revista de Investigação em Educação e Ciências Sociais (RIECS) by Subject "Perfil de leitor"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Clubes de leitura: construção e conquista de leitoresPublication . Barbeiro, Luís Filipe; Gamboa, Maria JoséAssumida como um desafio das sociedades contemporâneas, a construção de leitores não pode circunscrever-se à esfera da aprendizagem curricular e ao tempo da escolaridade. Este desafio coloca a questão de saber o que a escola poderá fazer para ajudar os jovens estudantes, com experiências leitoras diversificadas, a tornarem-se e a permanecerem leitores e leitoras ao longo do seu ciclo vital. Conhecer as práticas de leitura dos alunos é um ponto de partida. (Re) pensar as potencialidades dos clubes de leitura enquanto lugares de construção e de conquista de (não)leitores poderá revelar meios para alcançar esse desafio. Este artigo apresenta alguns elementos de um estudo, realizado no âmbito do projeto Lectibe (Lectores Ibéricos - Clubes de Lectura), que baseou a sua estratégia para a construção de leitores nos clubes de leitura. Os dados obtidos por meio de um inquérito por questionário, aplicado aos participantes, jovens estudantes espanhóis e portugueses do ensino secundário, revelam os clubes de leitura como uma iniciativa que obteve a adesão e o envolvimento de estudantes com diferentes perfis de relação com a leitura. Aí se encontram aqueles jovens que já têm uma relação positiva com a leitura, mas também os que apresentam um perfil tendencialmente mais afastado de práticas e de fruição leitoras. Nessa diversidade, reside uma enorme potencialidade dos clubes de leitura: a conquista para a leitura como parte integrante de um projeto de vida.
- Cultura e Estratégias de Aprendizagem das Línguas: Aprendentes Chineses e PortuguesesPublication . Gang, LiuO presente estudo visa refletir, à luz das teorias das estratégias de aprendizagem e das diferenças culturais, sobre o papel da cultura na aprendizagem das línguas estrangeiras, nomeadamente no que diz respeito ao emprego das estratégias de aprendizagem por influência de fatores culturais. Para este objetivo, foram recolhidos e analisados, através de questionário por inquérito, dados de dois grupos de amostra, constituídos respetivamente por aprendentes falantes de língua materna chinesa que estudam português e aprendentes falantes de língua materna portuguesa que estudam chinês. Com base nestes resultados, foram discutidos os seus significados nas aulas de língua estrangeira.