ESECS - Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas
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- Teatro da TransformaçãoPublication . Bento, Mary Dolores Ribeiro; Proença, Ana Paula Coelho de Pina; Sousa, Jenny GilO Estudo que aqui se apresenta, foi realizado no âmbito do Relatório de Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas – MIAA, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria e tem o título: “Teatro da Transformação: o Sagrado Mundo Feminino na transformação da Vida de Mulheres” apresentado como trabalho de conclusão para a obtenção do grau de Mestre do mesmo Mestrado. A Expressão Dramática-Teatro, é defendida por diversos autores (Sousa, 2015; Lopes, 2017; Beja, 1993; Kowalski, 2000; Melo, 2019; Valente, 2017; Martins, 2017; Bezelga, 2015; Cruz, 2017) tendo sido qualquer um destes autores tocado quer por linhas de influência francófona quer anglo-saxónica, a partir dos anos 70, em Portugal. Para todos eles, e de acordo com os seus estudos, esta área de Educação e Intervenção Artística abrange um domínio fundamental no desenvolvimento do ser humano, desde a sua infância. Através dela, as competências sociais, pessoais e emocionais do ser humano podem ser trabalhadas e desenvolvidas ao longo da vida, no sentido de o indivíduo se tornar mais criativo, exercendo uma influência positiva tanto na socialização como nas múltiplas variáveis da sua relação com o mundo. Tal trabalho expressivo através da Expressão Dramática-Teatro, assume uma maior dimensão quando desenvolvido em contextos com certas especificidades como por exemplo, na sua vertente terapêutica da pessoa com deficiência, ou em vítimas de violência doméstica. É, pois, sobre esta temática das mulheres que sofrem de violência doméstica e a influência que a prática do Expressão Dramática-Teatro pode ter na sua vida, que se pretende debruçar esta investigação. Desta forma, e concretizando, o objetivo principal do presente Estudo que é compreender quais os contributos para as mulheres que integram o Sagrado Mundo Feminino, da sua participação num grupo de Teatro, na sua comunidade local, no Concelho de Alcobaça. Este projeto de investigação foi desenvolvido e integrado num paradigma de investigação qualitativa, estudo de caso, uma vez que foi a opção que de uma forma mais completa pôde permitir o enquadramento dos objetivos propostos para a mesma. No decorrer do processo de recolha de dados, optou-se por entrevistas semiestruturadas, no que respeita ao subprojeto desenvolvido dentro projeto do Teatro da Transformação, o Sagrado Mundo Feminino. Os dados, depois de recolhidos e analisados, permitiram-nos constatar que a participação das mulheres num grupo de teatro na comunidade, apoiado pelo Município, desenvolveu nas participantes o sentido de pertença ao grupo, a melhoria da sua autoestima, o empoderamento e capacidade de afirmação pessoal bem como lhes abriu possibilidades de delinear e empreender os percursos de vida diferenciados das suas experiências anteriores.