ESECS - Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas
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- Cegonha de mimPublication . Beserra, Enne Marx; Lopes, Maria de São Pedro dos Santos Silva; Santos, Maria João Sousa Pinto dosTanto no céu quanto na terra, as "cegonhas" mães, pais e avós acompanham seus filhos e netos, "carregando-os pelo bico" sempre que necessário. Entretanto quando as crianças cegonhas adoecem, elas multiplicam a sua dedicação e alteram completamente as suas vidas. Acreditamos que os cuidadores parentais das crianças em tratamento estão no convívio das casas de acolhimento e do âmbito hospitalar não por escolha, mas exclusivamente para protegê-los e ampará-los neste momento tão difícil de suas vidas, que é enfrentar uma doença grave. Os Afetos neste período apresentam-se naturalmente através de emoções negativas, como o medo e a tristeza, potencializada pela saudade do resto da família. Porém os sentimentos nem sempre são fáceis de expressar e as emoções por vezes encontram-se misturadas. Perante o exposto, o presente relatório procura cientificar para a importância dos afetos em suas expressões, para uma melhor qualidade de vida durante esta fase ansiógena, no sentido de compreender os contributos das Linguagens Artísticas como facilitadoras da Expressão das Emoções em Cuidadores de Crianças Institucionalizadas em Tratamento de Saúde. O estudo foi realizado na Casa Acreditar - Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro, na unidade Coimbra, cujo projeto se deu na perspectiva de Investigação Ação, com abordagem Qualitativa, de caráter Exploratório e Descritivo, tendo como Instrumentos de recolha de dados as Entrevistas e os Diários de Bordo. A investigação aconteceu por meio de sete sessões e teve como participantes 08 mães, 01 pai e 01 avó de crianças em tratamento. Além das atividades com o público alvo através da Expressão Dramática e da Expressão Plástica, nomeadamente o Desenho Pictórico, além das "rodas de conversa", a Intervenção contou ainda com algumas visitas da investigadora às crianças enquanto Artista/Palhaça, de forma a promover uma comunicação bem estabelecida. Gerar afetos positivos para fazer brotar outros foi, entretanto uma das tônicas da intervenção. Os resultados obtidos indicam que o contacto com as linguagens artísticas não só facilita a expressão, mas também pode propiciar o reconhecimento dos sentimentos e das emoções, além de colocar os participantes em contacto consigo próprios e com o outro, de forma a aumentar a sua "potência de agir", através de afetos positivos, como alegria, autoestima e bem-estar. Porém, aspectos como dificuldades em querer compartilhar as emoções negativas aparecem em alguns participantes, que optam por não os expressarem livremente. Para outros, o desenho contribui substancialmente na revelação de estados emocionais, fossem eles positivos ou negativos. Este importante processo vivenciado neste trabalho investigativo nos evidenciou que ao jogar, desenhar, interpretar, criar, os participantes puderam olhar a "cegonha de mim", que é adulta, mas também precisa de cuidados, o que através da relação, estimulou a emoção da empatia.