ESECS - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECS - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico by Subject "Aprendizagem cooperativa"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Um percurso de vivências e aprendizagens em Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: A aprendizagem cooperativa como potenciadora do desenvolvimento de competências sociais numa turma de 2.º anoPublication . Leandro, Débora Filipa Alves; Barata, Clarinda Luísa Ferreira; Correia, Sónia Cristina LopesO presente relatório é elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). O mesmo encontra-se dividido em duas partes, correspondentes à dimensão reflexiva e à dimensão investigativa. A dimensão reflexiva pretende demonstrar o meu percurso nas três valências onde realizei a PES, existindo uma reflexão dedicada a cada um dos contextos (Creche, Jardim de Infância e 1.º CEB). A dimensão investigativa refere-se ao ensaio investigativo realizado durante a PES num contexto de 1.º CEB, com uma turma do 2.º ano de escolaridade. O ensaio investigativo realizado relaciona-se com a forma como o trabalho assente nos princípios da aprendizagem cooperativa pode ser potenciador do desenvolvimento de competências sociais nos alunos. Para tal, foram recolhidos dados antes e durante a implementação de uma sequência pedagógica que envolvia o trabalho assente nos princípios de aprendizagem cooperativa. A recolha dos dados foi feita por meio de registos de autoavaliação dos alunos, heteroavaliação dos grupos, por meio de grelhas de observação utilizadas pela investigadora e através da recolha de notas de campo. Esta investigação demonstrou que o trabalho cooperativo pode ser potenciador do desenvolvimento de competências sociais, uma vez que os dados obtidos revelaram uma melhoria gradual destas mesmas competências ao longo das quatro sessões realizadas.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica: Aprendendo hábitos alimentares saudáveis – um estudo de casoPublication . Santos, Ana Catarina Rodrigues dos; Barata, Clarinda Luísa FerreiraEste relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), e centra-se em duas distintas dimensões: a reflexiva e a investigativa. Na dimensão reflexiva encontram-se reflexões críticas e fundamentadas que apresentam as minhas experiências, descobertas e aprendizagens mais significativas ao longo dos diferentes contextos de intervenção, particularmente no contexto de Educação de Infância e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. A dimensão investigativa apresenta um estudo realizado numa turma de 2.º ano de escolaridade. Trata-se de um estudo caso que se situa num paradigma “sócio-crítico”. Após compreender o conhecimento destas crianças acerca de uma alimentação saudável e as suas preferências delineou-se uma sequência de propostas educativas de modo a promover entre os alunos hábitos alimentares saudáveis. O principal objetivo deste estudo visa avaliar o impacto dessas propostas educativas, de modo a adotar ações que permitam a melhoria dos conhecimentos e dos hábitos alimentares das crianças. Para o efeito, os dados recolhidos através de questionários, entrevistas, produções dos alunos permitiram encontrar categorias de registo e análise de modo a inferir que as crianças em estudo modificaram comportamentos alimentares, ingerindo fruta ao lanche. Os resultados também revelaram, que apesar de possuírem um maior conhecimento relativo a hábitos e preferências alimentares saudáveis, admitem que não vão alterar os seus hábitos alimentares, embora assumam o consumo em menores quantidades ou em menos vezes, de alimentos menos saudáveis. Os resultados, indiciam que estratégias pedagógicas diversificadas podem contribuir para a aprendizagem, tomada de consciência e alteração de hábitos alimentares saudáveis. Estes resultados reforçam a importância da coexistência da Educação para a Saúde num Currículo multidisciplinar, também como, edificam o papel do professor na orientação e fomentação de atitudes alimentares saudáveis nas crianças.